quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

253ª EDIÇÃO DA CAVALHADA DE SANTO AMARO EM CAMPOS

(Foto: Divulgação)
Os 24 participantes da Cavalhada de Santo Amaro – 12 mouros e 12 cristãos – já estão se preparando para a 253ª edição do evento, dia 15 de janeiro, a partir das 14h30, na Baixada Campista. Os ensaios são realizados sempre aos domingos, às 16h. Considerado um dos pontos altos da celebração do Dia de Santo Amaro, a tradicional Cavalhada atrai uma multidão, em janeiro deste ano foram 20 mil pessoas e milhares de romeiros de várias partes do Brasil.

Entre as curiosidades da Cavalhada, considerada uma das manifestações culturais mais antigas de Campos, está a participação das famílias, em alguns casos, o avô, o filho e o neto. “Vai passando de geração em geração. Sempre foi assim”, conta seu Fernando Teles que há seis anos atua na organização. Segundo diz, a partir dos 8 anos as crianças já participam. “É importante, ajuda a manter a tradição da Cavalhada na festa de Santo Amaro”, emendou ele.

Os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) e de vermelhos (mouros) encenaram a luta entre mouros e cristãos. A dramatização tem início com a apresentação dos grupos e a troca de embaixadas, na qual o emissário do rei cristão propõe aos mouros que aceitem o cristianismo, e, mediante a negativa, declara-lhes guerra. A luta se desenvolve mediante a exibição de diferentes evoluções por parte dos participantes, com a subsequente tomada de um castelo.





Fonte: Secom