sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

HOSPITAL DE QUISSAMÃ VAI IMPLANTAR SERVIÇO DE DIÁLISE AGUDA

(Foto: Adilson dos Santos)
A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, vai passar a contar com o serviço de diálise aguda para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). A mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015. Antes, pacientes que necessitavam do serviço precisavam fazer em outra cidade.

Profissionais capacitados e especializados como médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuarão diretamente junto aos doentes neurológicos e dialíticos internados apenas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Os pacientes que necessitam de diálise crônica, continuarão fazendo seus tratamentos nos lugares indicados.

Diálise é o nome genérico que se dá a qualquer procedimento que promova a filtragem do sangue. Ela é indicada para pacientes que apresentam deficiência no funcionamento de seus rins, que em geral deve ser maior do que 85%. A hemodiálise é o procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna com uma quantidade menor de impurezas.

A implementação desse procedimento possibilitará a economia de tempo para os pacientes e dará uma ênfase na questão do tratamento humanizado.

“Cerca de 80% dos pacientes transferidos da UTI são por necessidade de diálise aguda e nesses casos, o tempo não conta a nosso favor, pois para que consigamos vaga em outros hospitais, precisamos cadastrar o paciente no SER – Sistema Estadual de Regulação e aguardar. Vamos, definitivamente, a partir do início do funcionamento, deixar de mandar doentes que necessitam de diálise aguda para outros municípios e seremos autônomos nesta matéria”, afirmou o Diretor do hospital, Flávio Aderito.



Fonte: Secom