terça-feira, 10 de junho de 2014

PROJETO DE REFORMA DO MERCADO É APRESENTADO AO COPPAM DEPOIS DE LICITAÇÃO E ORDEM DE SERVIÇO

(Fotos: Ralph Braz)
Somente hoje, terça-feira(10), após licitado e ter ordem de serviço para ser executado, o "Projeto de Reforma e Ampliação do Mercado Municipal" foi apresentado ao Coppam (Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal). 


A falta de uma discussão pública sobre a proposta ficou evidente nas intervenções dos próprios conselheiros, que não sabiam nada sobre o que seria feito até aquele momento. 

O que a Prefeitura quer executar é o seguinte:

1 - O camelódromo voltará para onde estava (ainda mais largo, tomando o espaço onde havia uma pista e se aproximando ainda mais do prédio antigo).

2 - A Feira de verduras, frutas e peixes continua no mesmo local, com uma nova cobertura em forma de onda (como a do novo camelódromo).

3 - Mesmo sem qualquer audiência pública, a Prefeitura assinou um compromisso com os permissionários do camelódromo de que eles retornarão ao local antigo.

(Foto: Vito Menezes)
Mesmo após algum debate, muitas dúvidas continuaram. O Coppam decidiu convocar uma nova reunião com mais representações da sociedade. Em nome da AIC, sugeri a realização de uma audiência pública sobre o assunto.


Minha opinião é a de que um novo projeto deve ser feito, que mantenha o camelódromo e a feira livre nas proximidades do Mercado Antigo, mas não colado do modo como a Prefeitura quer executar. Há alternativas em uma área próxima, com parte do Alberto Sampaio e em um terreno na rua Benta Pereira. Os comerciantes permaneceriam próximo ao Mercado (repito: mas não colados). Isso garantiria a sua vitalidade popular, pois não adianta ter edificação histórica bonita mas sem gente, e ao mesmo tempo seria valorizada a beleza arquitetônica do prédio antigo.



Fonte: Vito Menezes