quarta-feira, 11 de junho de 2014

ÁGUAS DO PARAÍBA FIRMA TERMO DE COMPROMISSO PARA MELHORIA DOS SERVIÇOS

(Foto: Ralph Braz)
A Câmara Municipal de Campos vai preparar um termo de compromisso com a concessionária Águas do Paraíba para que a empresa atenda as demandas da população apresentadas durante a audiência pública na noite de terça-feira (10). A proposta foi aprovada ontem na Câmara, cabendo aos vereadores Jorge Magal, Paulo Hirano e Marcão a incumbência de elaborar o documento. 

O engenheiro Carlos Eduardo Castro, diretor regional da Águas do Brasil e ex-superintendente da Águas do Paraíba, fez uma explanação dos investimentos feitos pela empresa. Segundo ele, Campos vai dobrar o serviço de esgoto nos próximos três anos com a construção da sétima Estação de Tratamento, no Parque Esplanada.
(Foto: Divulgação)
“Hoje, com seis estações em funcionamento, Campos é o segundo melhor município do estado do Rio em cobertura de água e esgoto. Coletamos mais de 80% de esgoto e tratamos 100%. Em outros municípios, esse índice é zero”, disse ele, destacando que o investimento foi de R$ 250 milhões.

O engenheiro afirmou ainda que estão sendo implantados 150 km de rede coletora de esgoto, com 250 ruas e 14 bairros atendidos. Sobre a limpeza de fossas, Carlos Eduardo disse o serviço passou a ser oferecido em 2010, realizando 70 mil atendimentos nesse período.

O vereador Paulo Genásio reconheceu os investimentos da empresa, mas que, segundo ele, ainda não atende suficientemente à população. Genásio afirmou que existem ligações clandestinas de esgoto, mas que acontecem porque o consumidor liga para o 115 e o caminhão limpa fossa só aparece três meses depois. “Não entendo porque temos que pagar uma taxa de implantação de esgoto se no mês seguinte a empresa vai cobrar pelo esgoto”, afirmou o vereador, destacando que vai encaminhar as denúncias ao Ministério Público.
O vereador Jorge Magal afirmou que houve uma melhoria na qualidade e quantidade de água ofertada à população. “Há um ano que estamos cobrando melhorias e, na reunião na Vila Olímpica do Parque Guarus, com representantes da empresa, foi firmado um compromisso de construção de uma elevatória em Guarus e no Parque Presidente Vargas, que foi cumprida. Esta primeira etapa foi cumprida, mas necessitamos de outros investimentos em bairros de Guarus que ainda carecem de mais investimentos por falta d´agua e problema sério do esgoto que corre a céu aberto”

O vereador Paulo Hirano ressaltou que a falta de saneamento básico dói no corpo e na saúde. “Nosso objetivo aqui é melhorar a qualidade dos serviços à população. Sobre o fim da cobrança da taxa de esgoto, devemos sentar e encontrar uma forma de solucionar. O que importa é que não seja jogado esgoto no Paraíba”. A vereadora Auxiliadora Freitas disse concordar que ocorreram avanços, mas as queixas dos consumidores continuam chegando ao gabinete. 

O vereador Alexandre Tadeu defendeu a redução da taxa de esgoto. Ele lembrou que teve aprovada uma indicação legislativa, que sugere a redução da taxa em 50 %, que resultará na redução do valor total da conta de água em 25%.



Fonte: Ascom