domingo, 10 de novembro de 2013

SJB CRIA CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

(Fotos: Ralph Braz)

Os deficientes do município de São João da Barra ganham ainda mais força com a realização da I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nesta quarta (6), no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. O fórum priorizou a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para construir e apoiar a política municipal de integração do deficiente.

O município de São João da Barra contabiliza hoje cerca de 620 indivíduos portadores de alguma deficiência, seja auditiva, física, visual, múltipla ou intelectual. Pensando nessas pessoas, que têm direitos e garantias amparados inclusive pela Constituição Federal, a secretária de Assistência Social, Swany Pessanha, propôs a conferência para a criação do conselho municipal composto por 12 membros, sendo seis do governo e seis da sociedade civil. Hoje foram eleitos os seis representantes da sociedade civil, sendo que duas dessas cadeiras foram ocupadas por usuários do sistema.

- Juntos vamos consolidar efetivamente os direitos da pessoa com deficiência, consolidando os direitos sociais e econômicos, garantindo acesso a educação, cultura e lazer.

(Cine Teatro São João com rampas de acessibilidade)

A secretária disse ainda que a Assistência Social trabalha em parceria com a secretaria de Saúde, Planejamento e Educação.

Na abertura estavam presentes o vice-prefeito Alexandre Rosa, a secretária de Saúde Denise Esteves e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marco Castilho, que ministrou uma palestra sobre o tema antes da apresentação e aprovação das propostas que vão reger o conselho.

Castilho disse estar satisfeito com o rumo que São João da Barra está dando às garantias dos deficientes. “Reconheço o compromisso que o governo sanjoanense tem com essas pessoas. Na praia de Grussaí existe mais acessibilidade que na praia de Copacabana, por exemplo, e faço essa comparação como parâmetro da importância que o governo dá aos seus cidadãos, preocupados com a inserção de todos no contexto social”.

(Praia de Grussaí, com acessibilidade para deficientes)

Na conferência houve a participação dos alunos da Apae com apresentações de teatro e dança, mostrando que são capazes e felizes em poder participar ativamente do evento. O vice-prefeito, emocionado, parabenizou o grupo e os presentes declarando ter o poder público a obrigação em melhorar a vida de todos. “A gente tem que dar o melhor tratamento as pessoas especiais. Nosso município vai despontar cada vez mais como uma cidade que cuida dos seus cidadãos”, finalizou Alexandre.



Fonte: Secom