terça-feira, 5 de novembro de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE NESTA QUINTA CERTIFICADO INTERNACIONAL


(Fotos: Ralph Braz)

No Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (5 de novembro), o município de São João da Barra passa a integrar o hall das cidades brasileiras que têm a certificação de patrimônios culturais relevantes. Seis prédios receberão a certificação dos representantes da Herity, uma organização mundial sediada na Itália, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



O processo de conquista de certificação contou com o apoio do grupo EBX e do Instituto BioAtlântica (Ibio). A aprovação aconteceu depois de três etapas de avaliação: na primeira, foi respondido um questionário com informações técnicas e detalhadas dos integrantes dos prédios. No segundo, os representantes da Herity vieram a SJB fazer uma avaliação in loco e, na última etapa, o público que visitou os prédios, no período de março a maio foi o responsável pela avaliação.



São levados em consideração a relevância do valor cultural, a conservação, a comunicação e a prestação de serviço, sendo eles: Casa de Câmara e Cadeia, Palácio Cultural Carlos Martins, Igreja São João Batista, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amalia e Estação das Artes.



Programação:

14h - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa da Estação das Artes Derly Machado; haverá feira com barraquinhas de artesanato e de degustação de doces típicos local.

15h - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Cine Teatro São João; com apresentação de esquete dos alunos do Palácio Cultural Carlos Martins.

16h - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Centro Cultural Narcisa Amália; que reviverá a cultura do São João, que é o padroeiro da cidade, contando a história do santo, e também a história de Narcisa Amália através da apresentação de uma artista local vestida com características da escritora, que foi grande ícone da literatura brasileira e uma das primeiras feministas do Brasil, serão ainda mostradas as oficinas de geração de renda e artesanato.

17h – Entrega da licença ao representante e descerramento de placa da Igreja Matriz de São João Batista; haverá o hasteamento de mastro com a imagem de São João Batista. 

18h – Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Palácio Cultural Carlos Martins; haverá apresentação das oficinas de Balé e de desenho em caneta esferográfica com exposição de quadros que retratam a cidade.

19h - Entrega da licença ao representante e descerramento da placa da Casa da Câmara e Cadeia “Casa de Cultura João Oscar”; haverá uma introdução à história do prédio e da própria Vila de São João da Praia, com visitação guiada.

19h30 - Encerramento das certificações dadas pela Herity Internacional.

google.com/+ralphbraz

Fonte: Ascom