quinta-feira, 7 de novembro de 2013

“IMBÉ: TERRA DOS QUILOMBOLAS" NA CASA DE CULTURA DE GOITACAZES

(Foto: Ralph Braz)

Foi aberta na noite desta quarta-feira (5), na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, a exposição Imbé: Terra dos quilombolas, que retrata o cotidiano das comunidades remanescentes, na região do Imbé. A mostra estava no Museu Histórico de Campos.

A programação faz parte das atividades pelo Mês da Cultura, elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Na oportunidade o pesquisador Hélvio Cordeiro e o curador Jorge Luiz dos Santos relataram as experiências adquiridas durante o trabalho.



A dona de casa Virgínia da Silva Miguel, moradora da Baixada Campista, tem os filhos nos projetos desenvolvidos na Casa de Cultura. “A exposição está linda, trazendo a real natureza dessas pessoas que moram em lugares como o Imbé, dando esta possibilidade para mim e os visitantes conhecermos a história. As aulas da Casa de Cultura, o ballet e capoeira melhoram a disciplina das crianças, que aprendem a dar continuidade à boa educação que recebem das escolas e da família”, disse.

Acontece até o final do mês, a exposição de artesanato “Trilho das Artes”. As artesãs vendem os produtos em crochê, fuxico, macramê e fibra de bananeira. Materiais recicláveis também são utilizados para a confecção de produtos, como colares de caixas de leite, cestaria em jornal e bolsas feitas com lacres de garrafas de refrigerante.

Dando continuidade à programação do Mês da Cultura, nesta quinta-feira (7), a partir das 15h, será aberta a exposição “Memória do Açúcar”. A mostra relata por meio de fotos antigas, quadros, objetos e documentos, os momentos históricos da indústria canavieira na região.

Fonte: Ascom