quinta-feira, 16 de maio de 2024

lei do vereador Hingo Hammes que institui Dia Municipal dos Museus é aprovado na Câmara de Petrópolis


A Câmara Municipal aprovou nessa quarta-feira (15/5) a redação final do projeto de lei do vereador Hingo Hammes, do PP, que institui o Dia Municipal dos Museus, a ser celebrado anualmente no dia 18 de maio. O projeto visa preservar o patrimônio cultural local, além de incentivar a realização de exposições e eventos que visem aumentar a visitação aos museus, memoriais e instituições de preservação da memória.

De acordo com o vereador Hingo Hammes, a iniciativa busca também estabelecer uma relação de proximidade entre os museus e os petropolitanos. "O Dia Municipal dos Museus será uma oportunidade para toda a comunidade petropolitana se envolver e se orgulhar de nossas ricas tradições e legados culturais", disse



A ideia do projeto é incentivar a participação ativa dos cidadãos na preservação e na valorização do patrimônio cultural. "Estamos comprometidos em fortalecer o papel dos museus como agentes de transformação social e como guardiões de nossa história e cultura", completou o vereador Hingo Hammes.

O projeto, a partir de agora, será encaminhado para o poder executivo.


Dia 18 de maio

O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio e foi criado em 1977 através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No Brasil, também é celebrada a Semana Nacional de Museus a partir deste dia.

Prefeitura proíbe Viação Cascatinha de operar em Petrópolis a partir desta quinta-feira


A Prefeitura de Petrópolis anunciou nessa quarta-feira (15), que está decretando a caducidade e anulação do contrato com a Viação Cascatinha. Com isso, a empresa deixa de operar na cidade a partir da zero hora desta quinta-feira (16). As linhas serão assumidas por outras empresas do sistema de transportes do município até o fim do processo licitatório.



A Prefeitura decidiu decretar a caducidade e anulação do contrato. Isso acontece devido à inviabilidade de operação da empresa, algo que pode ser constatado pelos altos índices de acidentes e veículos quebrados nas ruas. Somente nos quatro primeiros meses do ano, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) emitiu 78 autos de infração, 34 exigências e oito notificações contra a Viação Cascatinha. A principal irregularidade é não manter os veículos em estado adequado de funcionamento e conservação.

O anúncio da intervenção foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo a líderes comunitários. A crise na viação Cascatinha começou ainda antes da pandemia, em 2019, e foi acentuada após esse período. Quando assumimos o governo, em janeiro de 2022, a situação já era crítica, e foi agravada com as catástrofes de fevereiro e março daquele ano, que atingiram a garagem da empresa, tirando veículos de circulação. Retiramos a Cascatinha da região do Carangola, até para que ela pudesse concentrar esforços nas outras áreas, e oferecemos todas as condições para que a empresa pudesse se recuperar, como o pagamento do vale-educação, algo acordado e não cumprido pela gestão anterior. No entanto, não percebemos sinal de melhora. Ao contrário. A situação só piorou, disse o prefeito.


Bomtempo lembrou, ainda, que, há um ano, um incêndio na garagem das empresas Cascatinha e Petro Ita retirou boa parte da frota de circulação. Em paralelo, a atual gestão preparou e deu andamento à licitação das linhas da Viação Cascatinha que, no entanto, foi suspensa por prazo indeterminado por decisão do Tribunal de Contas. Respeitamos a decisão e estamos buscando uma solução com responsabilidade e segurança jurídica. No entanto, não podemos mais esperar. Transporte público não pode significar risco para os usuários e rodoviários, e não iremos permitir isso, destacou o prefeito.

O Setranspetro informou que o departamento jurídico está analisando o teor dos documentos, e destaca que tem a obrigação legal de transmitir e cumprir toda e qualquer decisão oficial do poder concedente e divulgá-las às empresas operadoras.

Como fica o transporte nas regiões atendidas pela Cascatinha

Com a intervenção administrativa na Viação Cascatinha, a empresa deixa de operar já na quinta-feira (16). Neste momento e até que a licitação seja concluída as linhas serão operadas por outras empresas que já atuam no sistema de transporte coletivo de Petrópolis.

A Cidade das Hortênsias irá assumir as linhas da Estrada da Saudade (Boa Vista; Noturno Boa Vista; Alto Boa Vista; Ventura; Fragoso; Monte Florido; Luiz Pelegrini; Veridiano Félix e Montese).

Os veículos do Florido, Ventura, Félix, Alto Boa Vista, Pelegrini e Montese vão operar no sistema sobe-e-desce. Ou seja o passageiro é levado até o corredor principal para, então, poder utilizar o ônibus troncal. Todas as linhas serão integradas com cartão Riocard e o usuário seguirá pagando apenas uma passagem. Para atender melhor os passageiros destas localidades, será criada a linha 380 Estrada da Saudade x Centro, passando por todo o corredor.

Já as linhas do corredor do Quarteirão Brasileiro e Retiro serão atendidas pela Turp. São elas Quarteirão Brasileiro; Atílio Marotti; Max Manoel Molter; João de Deus; Neylor; Alemão; Alto Comunidade do Alemão; Jardim Salvador; Roseiral; Comunidade São L
Rodoviários

Com relação à situação dos rodoviários, as empresas estão autorizadas a contratar os profissionais que hoje prestam serviço para a viação Cascatinha. Estes funcionários terão fundo de garantia e direitos trabalhistas depositados imediatamente - o que não acontece hoje com a Viação Cascatinha.

Os valores referentes aos direitos trabalhistas estão assegurados pelo valor da outorga que será pago pela empresa que vencer a licitação, quando o processo for concluído.

Mudança no número das linhas

Com a alteração, o número das linhas também vai mudar. Saiba como vai funcionar

380 - Estrada da Saudade - Centro (nova linha)

326 - Boa Vista (antiga 511)

327 - Comunidade do Ventura (antiga 517)

328 - Fragoso (antiga 520)

329 - Monte Florido (antiga 521)

331 - Luiz Pelegrini (antiga 522)

332 - Alto Boa Vista (antiga 523)

333 - Veridiano Félix (antiga 524)

334 - Montese (antiga 527)

399 - Noturno - Boa Vista (antiga 599)


630 - Jardim Salvador (antiga 515)

631 - Roseiral (antiga 516)


632 - Comunidade São Luiz (antiga 502)

633 - Comunidade do Neylor (antiga 525)

634 - Vale dos Esquilos (antiga 510)


636 - Alto Comunidade do Alemão (antiga 528)

637 - Atílio Marotti (antiga 518)

638 - Quarteirão Brasileiro (antiga 512)

639 - Max Manoel Molter (antiga 508)

641 - João de Deus (antiga 507)

697 - Noturno - Vale dos Esquilos Atílio Maroti (nova linha)

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Decisão do STJ anula os direitos políticos do prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo


Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anula, mais uma vez os direitos políticos do prefeito Rubens Bomtempo. O documento, assinado pelo ministro Herman Benjamin, derruba decisão de 2021 da juíza Claudia Wider, 4ª Vara Cível que devolveu os direitos políticos do prefeito de Petrópolis.


Vale destacar que, a partir da decisão da 4ª Vara, Rubens Bomtempo conseguiu assumir o cargo como prefeito. A ação diz respeito ao processo por improbidade administrativa que existia contra o político. Com essa decisão do STJ, foi reestabelecido o entendimento anterior, retirando os direitos políticos de Bomtempo.


Questionada, a assessoria de comunicação respondeu: "O prefeito Rubens Bomtempo acredita na Justiça e informa que, através dos seus advogados, já entrou com pedido de reconsideração da decisão. Neste pedido, Bomtempo enfatiza o fato de ter sido vítima de uma sentença, já considerada nula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi copiada e colada de ação que teve como réu o ex-prefeito Trajano de Morais, Sérgio Eduardo Melo Gomes".



Estado identifica falhas no Programa Asfalto Novo em Campose faz reunião para definir retomada das obras


O Governo do Estado do Rio de Janeiro identificou falhas na execução do Programa Asfalto Novo, em Campos. Em nota enviada, o Estado afirmou que a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas notificou a empresa contratada para fazer as correções necessárias e realizou uma reunião nesta terça-feira (14), para alinhar a retomada das obras, seguindo as exigências previstas em contrato.


O Governo não comentou quais falhas foram encontradas, nem detalhou sobre as exigências a serem seguidas nesta retomada. O projeto que acontece por meio de parceria entre o Estado e a Prefeitura de Campos, para o asfaltamento de 103 ruas da área central, com investimento de R$93 milhões.

Desde março, o governo municipal não anuncia programação do Asfalto Novo. A última intervenção divulgada foi em Lagoa de Cima. O jornal entrou em contato com a Prefeitura e aguarda um posicionamento sobre a situação.


Programa segue em Guarus

A Prefeitura iniciou em fevereiro deste ano, o Asfalto Novo em Guarus. A iniciativa contempla melhorias em 95 ruas do subdistrito, através do investimento de R$60 milhões em recursos próprios do município. No último dia 2, foi iniciada a sinalização de ruas e avenidas já beneficiadas pelo projeto.





TRE marca para a próxima sexta-feira julgamento sobre cassação de Claudio Castro e Rodrigo Bacellar




O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) marcou, para a próxima sexta-feira (17), o julgamento que pode definir a cassação do governador Cláudio Castro, seu vice Thiago Pampolha e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, bem como outros 11 aliados do grupo político.


A inclusão da pauta na sessão foi solicitada nesta terça-feira (14), pelo desembargados Peterson Simão. Castro está em Nova York e por conta disso, há possibilidade de um pedido de vista, que pode adiar a data da decisão.

O pedido de cassação foi feito pela Procuradoria Regional Eleitoral no último dia 6 de maio, e envolve ainda os deputados estaduais Léo Vieira, os deputados federais Aureo Ribeiro e Max Lemos, o secretário de Governo, Bernardo Rossi, e outros dois políticos sem mandato (suplentes): Gutemberg de Paula Fonseca e Marcos Venissius da Silva Barbosa (Venissius).


A determinação também inclui o pedido de inegibilidade de Castro, Bacellar e demais aliados, por oito anos (a partir de 2022), com exceção do vice Thiago Pampolha.

Até a publicação desta matéria, o processo ainda não havia sido incluído na pauta do TRE-RJ desta sexta-feira.



segunda-feira, 13 de maio de 2024

Vazamento de áudio revela uso eleitoral da máquina pública pela Prefeita de Cardoso Moreira




Um áudio vazou de um grupo de WhatsApp, revelando supostas práticas eleitorais questionáveis por parte da prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler. No áudio, a prefeita discute a realização de visitas a munícipes, sugerindo que essas visitas estariam vinculadas à distribuição de cadeiras de banho em troca de apoio político.



Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Jornal, a prefeita Geane Vincler teria afirmado no áudio que realizou várias visitas, aparentemente com o intuito de entregar cadeiras de banho a alguns munícipes. No entanto, o teor das conversas sugere que essas visitas teriam um claro interesse eleitoral, utilizando a máquina pública em prol de benefícios políticos.

Em um dos trechos do áudio, a prefeita teria sido ouvida pedindo apoio para angariar mais pessoas e até mesmo recebendo apoio financeiro em troca. O diálogo revela uma possível utilização indevida dos recursos públicos para benefício pessoal e político, o que levanta sérias questões éticas e legais.


As práticas descritas no áudio levantam preocupações sobre a transparência e a integridade do processo eleitoral em Cardoso Moreira. O uso da máquina pública para obter vantagens políticas é uma séria violação dos princípios democráticos e coloca em xeque a legitimidade do atual governo municipal.

O Jornal tentará contato com a prefeitura de Cardoso Moreira em busca de esclarecimentos sobre o áudio vazado, atualizando a matéria. Continuaremos acompanhando de perto essa história em desenvolvimento e forneceremos atualizações conforme mais informações forem disponibilizadas.

Esta revelação levanta questões cruciais sobre a integridade do processo político em Cardoso Moreira e destaca a importância da vigilância cidadã e da responsabilização dos representantes eleitos.



Fonte: Jornal do estado RJ

sábado, 11 de maio de 2024

Cerca de 10 mil animais já foram resgatados no RS


O Rio Grande do Sul já registra cerca de 10 mil animais resgatados durante as enchentes no estado, que já deixaram 126 pessoas mortas até esta sexta-feira (10). De acordo com os cálculos da prefeitura 4,8 mil animais foram resgatados de áreas alagadas em Porto Alegre, incluindo bichos encontrados sem seus tutores.


O resgate de animais de todos os tamanhos, tanto domésticos quanto selvagens, é alcançado através de uma colaboração que envolve famílias afetadas, voluntários, especialistas, organizações da sociedade civil e autoridades públicas em várias regiões do estado.

Os animais de estimação passam por diversos estágios antes de estarem seguros. Após o resgate, começam com o transporte para abrigos ou centros de acolhimento, seguido de uma avaliação veterinária para verificar sua condição de saúde. Aqueles que estão em bom estado, mas sem identificação do tutor, são encaminhados para abrigos públicos ou instalações do Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres). Além disso, há pessoas que levam os animais consigo, para os abrigos onde a presença de pets é permitida. Também há abrigos privados montados por pessoas e entidades de defesa da causa animal.

Caso estejam com hipotermia ou lesões, os bichos são encaminhados para a clínica veterinária mais próxima.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Vereador pede a cassação do prefeito de PetrópolisRubens Bomtempo



O Líder do Partido Republicanos na Câmara Municipal de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio – vereador Eduardo do Blog, protocolou, nesta quinta-feira (09/05), a abertura do procedimento de Cassação do Prefeito Rubens Bomtempo – hoje em seu quarto mandato. O motivo, segundo o documento, é o descumprimento ao Orçamento Municipal, principalmente no que diz respeito aos recursos direcionados através de Emendas Impositivas aprovadas na Câmara Municipal em 2022 e que deveriam, por Lei, ser quitadas durante o exercício fiscal seguinte, ou seja, até o último dia de 2023.


As Emendas do vereador contemplam as áreas da Educação, Saúde, Atendimento de Autistas, Pessoas com Deficiência e Assistência Social da cidade. Além disso, o parlamentar ressalta o descumprimento de Emendas propostas pelos demais Vereadores de Petrópolis. O pedido é baseado, principalmente, no que estabelecem os artigos 4º do Decreto-Lei nº 201 de 1967 e 82 da Lei Orgânica do Município, que qualificam como Infrações Político-Administrativas do Prefeito, entre outros fatos, “Descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro”, devendo o fato ser levado à Câmara Municipal e julgado pelos Vereadores que, por seu turno, poderão decidir já na próxima semana, após a leitura, se constituem ou não Comissão Processante para dar seguimento ao julgamento. A matéria precisa de 8 (oito) votos para ser aprovada e o denunciante fica impedido de votar, conforme mandam as Leis.


O Vereador Eduardo do Blog afirma que buscou a solução por meses através do diálogo com a Prefeitura de Petrópolis, porém, mesmo com todo o esforço, a execução total do Orçamento não foi realizada.

“Tenho Emendas aprovadas que destinam, por exemplo, verbas para as entidades que atendem pessoas – especialmente crianças com autismo e pessoas com múltiplas deficiências – além de recursos para diversas escolas e postos de saúde. Tenho tudo devidamente registrado e documentado por requerimentos de informação, respondidos pela própria Prefeitura, admitindo a não realização dos repasses que destaco: foram sancionadas pelo próprio Prefeito. É dever do Parlamentar, diante de possíveis irregularidades, tomar uma atitude para defender a nossa gente e garantir a correta aplicação do dinheiro público”, disse Eduardo do Blog.


O Parlamentar destaca ainda a possibilidade do ato configurar, também, um Crime de Responsabilidade, conforme o artigo 1º do Decreto-Lei nº 201 de 1967, quando o gestor maneja despesas em desacordo com as normas financeiras, requerendo as devidas apurações.

*Qual é a Diferença entre Infração Político-Administrativa e Crime de Responsabilidade?*
Explica o vereador que, enquanto Infrações Político-Administrativas são julgadas pela Câmara Municipal e podem resultar na Cassação do Prefeito, processos por Crimes de Responsabilidade são movidos pelo Ministério Público, julgados pelo Poder Judiciário e, além do afastamento, podem ser sancionados com penas de detenção, inabilitação de exercício de função pública por 5 (cinco) anos e obrigação de reparação por danos, ou seja, um procedimento semelhante àquele do impeachment.


*O que são Emendas Parlamentares?*

São ferramentas por meio das quais os vereadores modificam o orçamento e destinam recursos para atendimento de compromissos importantes com a população, principalmente para a Saúde e Educação. Com a aprovação, as Emendas passam a fazer parte do orçamento público municipal, devendo ser respeitado e cumprido pelo Poder Executivo no ano seguinte à sua votação.





Fonte: Folha Imperial 

Agora é Lei em Petrópolis: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm prioridade em eventos


De acordo com a Lei 8.760/24, promulgada no dia 3 de maio, fica estabelecido em Petrópolis a prioridade no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA em eventos realizados no município. A Lei é de autoria da vereadora Gilda Beatriz.


A partir de agora, organizadores de evento deverão incluir nas suas placas de atendimento o símbolo nacional do autismo e fornecer, àqueles que quiserem, pulseira de identificação da pessoa com autismo.

“Essa Lei é extremamente importante. A gente precisa facilitar e garantir o acesso das pessoas com transtorno do espectro do autista – TEA em todos os eventos realizados em Petrópolis. Nós precisamos sempre promover a inclusão e garantir acessibilidade a todos. É uma luta minha desde o primeiro mandato”, comenta a vereadora.


A autora da Lei cita, ainda, que o projeto visa a regulamentação, em âmbito municipal, do que determina a Lei Federal nº 12.764/12, que dispõe sobre o assunto.





terça-feira, 7 de maio de 2024

Mulheres vítimas de violência em Petrópolis terão isenção na inscrição de concursos públicos




Com objetivo de facilitar a recolocação ao mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, foi promulgada a Lei número 8.751/2024 de autoria da Vereadora Gilda Beatriz, que dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos municipais. Essa Lei tem como objetivo colaborar para a recolocação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Petrópolis, afirmou a vereadora.



De acordo com ela, a isenção nas taxas dos concursos públicos municipais vai aumentar o índice de inscrições dessas mulheres, para concorrer às vagas disponibilizadas. É importante que elas possam participar dos concursos para que conquistem a estabilidade financeira, não se vendo obrigadas a se sujeitar novamente ao agressor, por falta de independência ou falta de condições para prover um novo lar, destacou a vereadora.



De acordo com a Lei, a isenção vale para concursos realizados pela administração pública direta, indireta e fundações públicas e os casos deverão ser comprovados através de boletins de ocorrência e exame de corpo de delito, quando constituir a prova material do crime. Para fins de aplicação da Lei, o conceito de violência doméstica e familiar é disposto no artigo 7° da Lei Federal 11340/2006, Lei Maria da Penha.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou estudos ao longo dos anos e apontou que, em 68% dos casos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (180), o agressor é o marido, namorado ou companheiro da vítima. Ao criar as condições para que essas mulheres tenham acesso aos concursos, poderemos promover a reintegração social e emocional das vítimas, finalizou Gilda Beatriz.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Procuradoria se manifesta por cassação de Cláudio Castro, Pampolha e Rodrigo Bacellar


A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal, em seu parecer no processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) e investiga possíveis desvios na Ceperj e na Uerj, apresentou o pedido de cassação do governador Cláudio Castro (PL), seu vice, Thiago Pampolha, e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar.



Segundo o documento, os envolvidos praticaram atos "ilícitos eleitorais de abuso de poder político, econômico e condutas vedadas (...), a fim de utilizar a máquina pública, à exclusiva disposição dos investigados, para obter vantagens financeiras ilícitas com recursos públicos e lograrem êxito na reeleição ao Governo do Estado, nas Eleições Gerais de 2022"

Os procuradores concluíram que os recursos públicos desviados foram "indevidamente utilizados" para promover suas candidaturas.

"O estratagema, para além de violar as regras brasileiras da gestão pública, revelou-se, também, um arranjo estruturado para o cometimento das práticas de abuso de poder político e econômico, com inequívoca interferência sobre o processo eleitoral ocorrido, em 2022, que culminou, inclusive, na eleição dos primeiros investigados".




Além dos três que ocupam a linha sucessória do Governo do Estado do Rio de Janeiro, também foram citados:

Áureo Ribeiro;
Max Lemos;
Leonardo Vieira Mendes;
Gutemberg de Paula Fonseca;
Bernardo Rossi;
e Marcos Venissius da Silva Barbosa

O MPF pede que todos os citados, com exceção de Thiago Pampolha, se tornem inelegíveis pelo período de 8 anos, a partir das eleições de 2022.

Desvios na Ceperj e Uerj

Em dezembro de 2022, a Procuradoria Eleitoral entrou com uma ação contra o governador Cláudio Castro (PL) e mais 11 pessoas por abuso de poder político e econômico através de desvios na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ex-funcionária do Ceperj diz ter sido orientada a fazer campanha para Cláudio Castro e aliados durante o expediente

Ex-reitor da Uerj é investigado por gastos de R$ 640 milhões em 21 projetos com pouca transparência

Segundo os procuradores, na Ceperj os desvios aconteciam por meio de projetos como Esporte Presente, Casa do Trabalhador, RJ para Todos e Cultura para Todos; e na Uerj, por projetos como o Observatório Social da Operação Segurança Presente.

A Ceperj foi alvo de uma série de denúncias de pagamentos irregulares através do órgão a partir de agosto. Segundo o MP, funcionários sacaram mais de R$ 220 milhões em espécie na boca do caixa.

A “folha de pagamento secreta”, como ficou conhecido o esquema, contava com 27 mil cargos temporários na Ceperj e 18 mil nomes na Uerj.

Novas denúncias sobre o Ceperj

Para os procuradores eleitorais, há uma série de provas contra os acusados. Um dos trechos do parecer da procuradoria classifica a atuação dos citados como "escárnio".

"O escárnio foi tamanho que os saques realizados em Campos dos Goytacazes/RJ, reduto eleitoral do 3º investigado, Rodrigo Bacellar, foi estratosférico, inclusive, a sua própria cunhada, a Sra. Barbara Lima, esposa de seu irmão e vereador Marcos Bacellar, na localidade de Campos dos Goytacazes/RJ, entre outros, que foram nomeados pela CEPERJ, sacaram mais de R$ 200 mil reais em “dinheiro vivo”, sem qualquer comprovação ou transparência das atividades exercidas", dizia o documento.

O g1 procurou o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio, mas até a última atualização desta reportagem não houve retorno.




Fonte: G1

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas


O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.


Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.



Petrópolis, Capital Estadual do Casamento, movimenta a indústria do turismo em maio

Foto: Giovani Garcia 

Maio chegou e o mês das noivas torna mais evidente um dos títulos que Petrópolis ostenta, a Capital Estadual do Casamento. A média é de 100 casamentos no quinto mês do ano, mas ao longo de 12 meses, a cidade alcança 1,3 mil enlaces. Só neste início de ano, 348 casamentos foram realizados até abril. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a cidade é um dos principais destination weddings e noivas de todo o Brasil buscam a cerimônia dos sonhos em mais 100 espaços em todo o município entre hotéis, pousadas, fazendas e sítios, além dos tradicionais templos religiosos.



Os casamentos influenciam diretamente nos setores de turismo e eventos. O impacto positivo desses eventos vai além do aspecto emocional, contribuindo para fortalecer a imagem de Petrópolis como um destino turístico de excelência. Os casamentos ajudam a promover a cidade como um local ideal para eventos especiais, como bodas, aniversários e celebrações corporativas, atraindo um fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, aponta, Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.

Os casamentos estimulam a contratação de uma ampla gama de profissionais e serviços especializados. Salões de beleza são requisitados, enquanto empresas de som e luz garantem que a festa seja inesquecível. Buffets e empresas de catering preparam banquetes sofisticados para os convidados, enquanto fotógrafos e cinegrafistas capturam cada momento mágico do grande dia.


Envolve ainda cerimonialistas, transporte, músicos, enfim, todo um aparato de serviços necessários para as festas. No turismo, recebemos casais e convidados de fora e até mesmo da cidade para hospedagens que se prolongam em três, quatro dias. Além disso os hotéis e pousadas são bastante requisitados para serem cenário das cerimônias. Todo esse charme e magia da cidade, além da excelência em profissionais desta área, fizeram com que Petrópolis conquistasse o título de Capital Estadual do Casamento e, cada vez mais, divulgamos esse nicho para que o setor esteja sempre em evidencia, afirma Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.

Cenário cinematográfico, o Parador Santarém, em Itaipava, é um dos locais concorridos para ser palco de casamentos. Com um visual de tirar o fôlego e referência em qualidade, a pousada dispõe de uma charmosa capela, com capacidade para até 70 pessoas. Muitos noivos também optam em dizem o sim nos belos jardins ao ar livre do espaço. Temos uma média de 12 casamentos por ano, uma procura expressiva. Os noivos consideram um sonho casar aqui, revela Patrick Gercy, gerente geral na pousada.

Mesmo maio sendo o mês das noivas, o campeão de enlaces na cidade é novembro. No ano passado o décimo primeiro mês do ano registrou 146 cerimônias. Os noivos também escolheram os últimos meses do ano para as cerimônias com dezembro registrando 114 enlaces; outubro com 116 e setembro com 132.

É um setor que tem movimento o ano inteiro. Cada vez mais as festas são planejadas com mais antecedência, com os noivos escolhendo com cuidado tudo o que vai envolver esse momento para que ele seja memorável. É um produto turístico importante para a economia e o setor e também para a cidade que ganha mais visibilidade atraindo cada vez mais visitantes. Já tivemos duas edições do Inesquecível Casamento, evento que mostra as tendências e revela o talento dos nossos profissionais e queremos mais ações como esta que contribuem para consolidar a cidade como a Capital Estadual do Casamento , destaca Samir el Ghaoui.

Ginásio Municipal de São João da Barra é reaberto após revitalização



A obra de revitalização e modernização do Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, no Centro de São João da Barra, realizada pela Prefeitura, foi entregue à população no último fim de semana. O novo espaço vai oferecer mais bem-estar, conforto e segurança para atletas, artistas e o público em geral, além de proporcionar acessibilidade para todos.



Após a prefeita Carla Caputi, acompanhada de secretários, vereadores, militares, desportistas, pessoas comunidade e familiares do homenageado Arlindo Aquino, cortar a fita, a cerimônia de reinauguração prosseguiu no interior do ginásio com descerramento da placa inaugural e desfile olímpico de atletas sanjoanenses. Também houve apresentação da Banda Musical União de Operários, dança da Associarths, além de exibição de futevôlei, futsal feminino e infantil, basquete e vôlei.


Solenidade de inauguração

Um cronograma com horários alternados direcionará o funcionamento do espaço para atender as demandas esportivas e culturais da comunidade e da Prefeitura. A previsão é de escolinhas de futsal, vôlei, basquete, artes marciais, entre outras, além de dinâmicas e eventos culturais.

O ginásio, consagrado como uma referência na região, poderá ser utilizado por pessoas de diversas idades como equipamento para incentivar a prática esportiva e cultural, proporcionar entretenimento e lazer, mais qualidade de vida e saúde.



Para o público que for assistir aos eventos, foram instalados nas arquibancadas 320 assentos individuais e haverá mais comodidade para visualizar as apresentações no palco que foi rebaixado. Houve ainda adequação de acessibilidade nos banheiros e vestiários, instalação de porta corta fogo com dispositivo de segurança antipânico e colocação de lâmpadas em led para deixar o ambiente mais iluminado e gerar mais economia de energia.


A fachada foi totalmente remodelada, na parte estrutural foram feitos serviços de tratamento e reforços dos pilares, estrutura metálica para suporte do telhado e cobertura em telhas termoacústicas. As redes de água e esgoto passaram por manutenção e foram demolidas e construídas paredes, que receberam novos revestimentos. Entre os outros serviços realizados, limpeza geral, novas escadas, verificação dos rebocos, revisão e adequação do sistema elétrico e de esquadrias, e uma nova quadra de areia ao lado do ginásio.

domingo, 5 de maio de 2024

Eleições 2024: pesquisa para prefeitáveis em Campos


Wladimir no 1° turno?

Feita a partir de entrevistas presenciais com 1.002 eleitores de Campos, no último dia 26 (sexta retrasada), com margem de erro de 3,1 pontos para mais ou menos e registrada no TSE sob o número RJ-04536/2024, a pesquisa Prefab projetou a reeleição de Wladimir em sua consulta estimulada com 64,5% dos votos válidos. Ou seja, venceria já no 1° turno, se a eleição de6 de outubro, daqui a exatos 5 meses e 3 dias, fosse hoje. Ele viria seguido nos votos válidos pela deputada estadual Carla Machado (P), com 22,4%; pela Delegada Madeleine (União), com 8,1%; e pelo deputado estadual Thiago Rangel (PMB), com 3,0%.



Das intenções de voto à aprovação de governo

Os outros prefeitáveis citados na consulta induzida não chegaram a 1 ponto: o odontólogo Alexandre Buchaul (Novo) e o Professor Jefferson de Azevedo (PT) tiveram, cada um, 0,7% nos votos válidos; enquanto o ex-vereador Jorge Magal (SD) teve 0,6%. A quem entende algo de eleição, mais que as intenções de voto, no entanto, interessa a aprovação de governo. E o de Wladimir  apareceu aprovado na Prefab por 70,5% da população, contra 14,9% que desaprovam e outros 14,6% que não souberam avaliar. E por que é isso que, de fato, definirá a eleição a prefeito de Campos em 6 de
outubro?






Fonte: Folha da Manhã 

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Chuvas no Rio Grade do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos



O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.


A Polícia Rodoviária Federal também informou que até o momento, há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 totais e 14 parciais. Alguns foram interditados por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água e outros foram realizados de forma preventiva por apresentarem rachadura na pista ou ponte coberta pelas águas dos rios.



Forças Armadas

O Ministério da Defesa determinou, nesta sexta-feira (3), o estabelecimento de um comando operacional das Forças Armadas para atuar em apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil nos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelos eventos climáticos de chuvas intensas. Foram estabelecidas diretrizes semelhantes a atuação da última situação de calamidade pública estabelecida na região em setembro de 2023.

De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União ( https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm-md-n-2.309-de-1-de-maio-de-2024-557684890 ), os militares deverão ativar Comando Operacional Conjunto Taquari 2 que deverá ser instruído pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Richard Nunes. Desde a última quarta-feira, 626 militares já haviam sido deslocados à região para atuarem no apoio às vítimas.

Também foram mobilizadas 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. Um hospital de campanha está sendo montado no município de Lajeado com estrutura de enfermaria, 40 leitos, dois consultórios de atendimento médico e um de triagem.

As diretrizes para o comando operacional foram estabelecidas após o reconhecimento do estado de calamidade pública em todo o estado Rio Grande do Sul pela Defesa Civil Nacional, em edição extra do Diário Oficial da União dessa quinta-feira (2) ( https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.354-de-2-de-maio-de-2024-557380919 ).




Fonte: Agência Brasil