domingo, 30 de julho de 2023

SJB é certificado como município integrante da Rede Parcerias do Governo Federal


O município de São João da Barra, 13º entre todos do Rio de Janeiro em licitações digitais e parcerias com Governo Federal, foi certificado como integrante da Rede Parcerias.Gov.Br. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 28, no Estádio do Maracanã, durante o 20º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – IV Etapa. O Superintendente de Projetos da cidade, Luciano Barreto, representou a Prefeitura no evento e recebeu o documento do vice-governador, Thiago Pampolha, e do subsecretário estadual de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais, Edmilson Suassuna.

— A Prefeitura, através da Superintendência, buscou a integração entre a Rede de Parcerias do governo federal e o município, para o compartilhamento de boas práticas, para a melhoria da gestão pública e para o conhecimento de inovações referentes às transferências de recursos públicos da União, operacionalizadas por meio do “Transferegov.br”, e dos projetos de investimentos em infraestrutura sendo implantados em todo município pelo governo Carla Caputi — disse o superintendente.

A Rede de Parcerias, instituída pela Portaria nº 33, de 22 de janeiro de 2020, é uma rede de governança colaborativa, que tem por objetivo promover maior integração entre os parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União. É composta por órgãos e entidades públicas e privadas e foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão das transferências da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br, instituída pelo Decreto nº 10.035, de 1º de outubro de 2019.








SJB participa de Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias classifica município em licitações digitais

 Na busca pela melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União, o governo de São João da Barra (RJ) “entrou em campo”, sexta-feira (28), no Maracanã, para participar do 20º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – IV Etapa.

Décimo terceiro no Estado do Rio de Janeiro em licitações digitais e parcerias com governo federal, o município foi certificado como integrante da Rede Parcerias.Gov.Br; o documento foi entregue pelo vice-governador, Thiago Pampolha, e o subsecretário estadual de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais, Edmilson Suassuna.

O superintendente de Projetos, Luciano Barreto, justifica que a prefeitura, através da Superintendência, buscou a integração entre a Rede de Parcerias do governo federal e o município, “para o compartilhamento de boas práticas, para a melhoria da gestão pública e para o conhecimento de inovações referentes às transferências de recursos públicos da União”.

As transferências pontuadas por Barreto são as operacionalizadas por meio do “Transferegov.br” e dos projetos de investimentos em infraestrutura sendo implantados em todo município pelo governo Carla Caputi. A Rede de Parcerias é instituída pela Portaria nº 33, de 22 de janeiro de 2020.

Trata-se de uma rede de governança colaborativa, que tem por objetivo promover maior integração entre os parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.

- É composta por órgãos e entidades públicas e privadas e foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão das transferências da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br, instituída pelo Decreto nº 10.035, de 1º de outubro de 2019 – explica o superintendente.




quinta-feira, 27 de julho de 2023

Equipe da Secretaria de Cultura de SJB realiza visita técnica a Petrópolis


A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio e Memória, realizou nesta quarta-feira, 26, uma visita técnica ao Museu Imperial e Centro histórico de Petrópolis. A iniciativa faz parte do Projeto de Educação Patrimonial do município. A visita teve a participação de funcionários dos espaços culturais da pasta e parceiros em ações culturais da Prefeitura, do IFF campus São João da Barra e da Irmandade de São João Batista.

(Casa da Princesa Isabel)

— Estamos partindo para a segunda fase de nosso projeto. Todos estão cientes da importância que terá essa primeira visita técnica de colaboradores dos espaços culturais na cidade Imperial. É mais uma ação que foi planejada para o avanço do Projeto de Educação Patrimonial em São João da Barra — comentou o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, se referindo à visita técnica. “Muito importante a ação, pois foi possível a troca de muitas informações e experiências”, destacou o gerente de Patrimônio e Memória, André Pinto.

(Museu Imperial)

De acordo com Gil, a visita técnica com guiamento a Petrópolis faz parte da segunda etapa da formação de Educação Patrimonial, um processo de qualificação e troca de experiências para a Educação Patrimonial e Museal, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, em São João da Barra. Na cidade Imperial, o grupo foi recebido pela gerente de Patrimônio e Memória Cultural do Museus Imperial, Carolina Knibel, que ministrou uma palestra sobre Educação Patrimonial.

(Catedral de São Pedro de Alcântara)

O grupo de São João da Barra participou ainda de uma caminhada pelo Centro Histórico com o guia de Turismo Michel de Mattos Silva, da Associação de Guias de Petrópolis. Durante a caminhada pelo Centro Histórico, conheceram a beleza paisagística com seus palácios e casarões, na Avenida Koeler. Depois fizeram uma parada na Catedral São Pedro de Alcântara, Casa da Princesa Isabel, Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e chafariz, monumento do 14 Bis, Centro Cultural Sesc Palácio Quitandinha e visitaram museus como o de Cera, o de Cerâmica, o dos Brinquedos, além do Relógio das Flores.

(Palácio Quitandinha)






Prefeitura de SJB intensifica ações de limpeza e iluminação pública no Açu


A Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Obras e Serviços e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, intensificou na terça-feira, 25, as ações de limpeza e de iluminação pública nas principais vias da praia do Açu, no quinto distrito do município. A previsão é que as ações sejam concluídas até sexta-feira, 28, primeiro dia do Festival Julino — que prosseguirá até domingo, 30.


Com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está atuando com uma máquina retroescavadeira na Avenida Atlântica, fazendo a remoção da areia da praia que invadiu parte da rua e efetuando a devolução para a beira-mar. Entre outros serviços, o mutirão de limpeza engloba roçada, caiação de meio-fio, remoção de entulhos, além da coleta de resíduos domiciliares.


A Secretaria Municipal de Obras e Serviços intensificou a manutenção da iluminação pública, que já vem sendo realizada em todo o município. De acordo com a demanda e a necessidade, a equipe responsável pelo serviço está atuando com trocas de lâmpadas, reatores, bases, relés, contactores, entre outros, para que o ponto de iluminação seja normalizado. A ação ainda conta com outras duas equipes no patrolamento da Avenida Atlântica, na manutenção do Terminal Rodoviário e nos banheiros públicos.





terça-feira, 25 de julho de 2023

Título para Petrópolis: Avancini é campeão brasileiro de Mountain Bike pela 23ª vez


O petropolitano Henrique Avancini, ciclista da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing, levou o título no Campeonato Brasileiro de Cross Country Olímpico (XCO), neste fim de semana. Com a conquista, o atleta chegou a 23 títulos brasileiros. Dentre os títulos, 14 foram na categoria Elite, sendo 9 no XCO. No Sub-23, a também petropolitana Giuliana Morgen levou a melhor e se sagrou campeã. As provas foram realizadas em São José dos Campos, São Paulo. 

Petropolitano conquista mais um título. Foto: Divulgação/CBC Avancini terminou a prova em 1h23min14seg e dividiu o pódio com Ulan Galinski, seu companheiro de equipe, que ficou em segundo lugar. Completando, Nicolas Rafael Amancio ficou na terceira colocação. A vitória deu ao petropolitano o direito de usar a camisa com a bandeira do Brasil no peito na temporada e em 2024.


“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido. Essa vitória tem um valor muito especial pra mim. Estou muito feliz e grato pelo excelente trabalho e comprometimento da equipe. Foi um dia abençoado”, afirmou Avancini. 

Além do título de Henrique Avancini, Petrópolis foi representada mais uma vez no alto do pódio, já que Giuliana Morgen, a Giugiu, atleta da Sense Factory Racing, levou o título no Sub-23. Giuliana Morgen conquistou mais um título na carreira. Foto: Cesar Delong 

“Eu já perseguia esse título da Sub-23 e agora chegou no momento certo. Estava me sentindo muito bem, fiz uma prova agressiva, mas ao mesmo tempo consciente e estou saindo feliz por ter conseguido entregar tudo na pista e conquistado a medalha de ouro”, contou Giuliana.




Museu Casa de Santos Dumont recebe mais de 2.200 visitantes em três dias


Em três dias, o Museu Casa de Santos Dumont recebeu 2.258 visitantes. “A Encantada” foi reaberta pela Prefeitura após passar por uma grande reforma, em comemoração aos 150 anos de Alberto Santos Dumont. A reinauguração oficial aconteceu no dia 20, data de nascimento do Pai da Aviação.

Dentro da programação do sesquicentenário de Santos Dumont, a visitação no fim de semana foi especial, com gratuidade na sexta-feira (21) e 50% do valor no sábado (22) e domingo (23).

O Museu Casa de Santos Dumont foi totalmente reformado pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foram requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes.



Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14-Bis passaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da reforma, o acervo também ganhou peças novas como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família, carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros. A carta foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis e é uma contribuição importante para o acervo.

A Encantada foi construída em 1918, sendo projetada pelo próprio Santos Dumont. O imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do Pai da Aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956, e assim guardasse para sempre as memórias do Pai da Aviação.


O Museu Casa de Santos Dumont recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O acervo conta com itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu, além de invenções, como relógio de pulso e o chuveiro. Chama a atenção na casa as escadas, na entrada e no interior do imóvel, construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.

A visitação do Museu Casa de Santos Dumont acontece de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia.





Festival Julino movimenta o Açu neste final de semana


O Festival Julino do Açu promete movimentar o quinto distrito de São João da Barra neste final de semana com diversas atrações musicais, culturais e esportivas, de sexta-feira, 28, a domingo, 30. Trio Forrozão, na sexta, e Maíza Lima, no sábado, 29, são as atrações de renome nacional no evento, com shows marcados para as 23h. A festa também terá apresentações de quadrilhas e espetáculo musical, além de torneios.

Nos dois primeiros dias do evento a programação musical inicia às 19h e no domingo, às 14h. E nos três dias, artistas locais e regionais, como as bandas Levada Mix, Lamparão Pé de Serra, Os Piratas, Catukai e Cartão Postal, além dos cantores Lohan Luz, Larice Barreto e Rosi Miranda, vão animar a festa. No último dia, as quadrilhas Mãe Querida, Sonho, Amor e Fantasia, Cepeg e Lourenço do Espírito Santo, assim como o musical “O Sonho do Menino João”, vão se apresentar a partir das 16h (confira a programação completa ao fim da matéria).




As competições esportivas terão início no sábado, às 9h, com o torneio de futevôlei. No domingo, às 9h, acontecerá o torneio de vôlei. Ambas as competições terão duas categorias, a de dupla mista e dupla masculino. A premiação será igual para todas as modalidades e categorias, sendo 1º lugar – R$ 500, 2º lugar R$ 300 e 3º lugar, R$ 200.


Os atletas interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes até sexta, às 12h. As inscrições podem ser feitas por WhatsApp (22) 998612928, enviando foto da identidade, CPF e conta bancária, ou de forma presencial, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá (altos), onde fica a sede da Secretaria. Neste caso, é necessário levar cópia dos documentos solicitados.


Confira a programação completa do Festival Julino:

Sexta-feira (28/07)

19h - Banda Levada Mix

21h - Lamparão Pé de Serra

23h - Trio Forrozão

01h - Larice Barreto



Sábado (29/07)

9h - Torneio de Futevôlei

19h - Banda os Piratas

21h - Banda Catukai

23h - Maíza Lima

01h - Banda Cartão Postal



Domingo (30/07)

9h - Torneio de Vôlei

14h - Rosi Miranda

16h - Quadrilha Mãe Querida

17h - Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia

18h - Quadrilha CEPEG

19h - Musical O Sonho do Menino João

20h - Quadrilha Lourenço do Espírito Santo

21h - Lohan Luz







segunda-feira, 24 de julho de 2023

Museu Casa de Santos Dumont e Palácio de Cristal têm dias de funcionamento alterados

Foto: Alcir Aglio

Durante as próximas semanas, o Museu Casa de Santos Dumont, recém inaugurado, e o Palácio de Cristal, terão dias de funcionamento alterados, em caráter experimental.

O Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural, reinaugurados nesta quinta-feira, 20, data do sesquicentenário do Pai da Aviação, estarão abertos à visitação de quarta a segunda. Os atrativos que costumavam fechar às segundas-feiras, agora, estarão abertos e fecharão na terça.

O Museu Casa de Santos Dumont e o Centro Cultural 14-Bis estão abertos ao público das 10 às 17h.

“Certamente as pessoas que visitarem o Museu vão ficar encantadas, não só com as novas peças do acervo, como, por exemplo, a bandeira que era hasteada por Santos Dumont e fotos com a Princesa Isabel, familiares e amigos, mas também com o Centro Cultural 14-Bis”, destacou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.



Palácio de Cristal aberto todos os dias

Já o Palácio de Cristal, que vem recebendo atrações do Festival de Inverno, vai estar aberto todos os dias, entre 23 de julho e 7 de agosto, excepcionalmente.

Após este período, o Palácio de Cristal também seguirá o calendário do Museu Casa de Santos Dumont, abrindo de quarta a segunda, das 9h às 17h. Entre os dias 28 e 30 de julho, o Palácio de Cristal vai receber a Exposição de Flores e Cerâmicas. O evento reúne produtores de flores da cidade e artesãos que fabricam as mais diferentes peças em cerâmica, com exposição e venda dos produtos.


Os ingressos para o Museu Casa de Santos Dumont, com acesso também ao Centro Cultural 14-Bis, custam R$ 10, inteira, e R$ 5, meia entrada, válida para estudantes, professores e idosos. Moradores de Petrópolis garantem a gratuidade às quartas-feiras e todo último domingo do mês, mediante apresentação de comprovante de residência. Já o Palácio de Cristal, tem entrada gratuita.

“São dois pontos turísticos muito procurados no Centro Histórico e esta é uma estratégia para atender aos turistas que passam o fim de semana na cidade, principalmente, neste período de férias escolares”, frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.




SJB estreia nesta terça-feira na Brasil Soccer Cup


São João da Barra estreia nesta terça-feira, 25, na Brasil Soccer Cup 2023, competição de futebol categoria Sub 16, jogando contra o Fluminense. O jogo começa às 18h, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, com entrada gratuita. A equipe está no grupo B da competição, que tem também São Paulo e Atlético-MG, que jogam às 20h.

O time sanjoanense é comandado por Rondinelli Sena e vem treinando diariamente há dois meses. São 22 jogadores selecionados, todos moradores do município e a expectativa do treinador é fazer uma boa participação no Copa, que tem a cidade de São João da Barra como sede dos jogos do grupo B.


– O grupo evoluiu no decorrer do período de treinamentos nas partes técnica, física e tática. Iremos enfrentar três equipes gigantes do futebol na primeira fase, sendo uma oportunidade para os nossos atletas chamarem a atenção dos observadores que vão estar no município buscando captar talentos – disse o treinador.

Organizada pela Liga Macaense de Desporto, com supervisão da Federação de Futebol do Estado do Rio de janeiro (Ferj) e chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Brasil Soccer Cup 2023 tem apoio da Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e conta com 16 times divididos em quatro grupos.

No grupo A, com sede em Macaé, estão Flamengo, Novo Hamburgo, Santos e Serra Macaense. O grupo B tem Atlético-MG, Fluminense, São João da Barra e São Paulo. No grupo C, com jogos em Carapebus, estão Americano, Carapebus, Cuiabá e Palmeiras. O grupo D, que terá jogos em Macaé, é composto por Botafogo, Independente, Internacional e Macaé Esporte.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas no dia 28 de julho, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. As semifinais acontecem no dia 29 e a final do dia 30 de julho, também no Estádio Cláudio Moacyr.



Tabela da Brasil Soccer Cup 2023

Grupo A – Estádio Cláudio Moacyr (Macaé)

Terça-feira – 25/07

Santos x Novo Hamburgo – 13h30

Flamengo x Serra Macaense – 15h


Quarta-feira – 26/07

Novo Hamburgo x Flamengo – 13h30

Serra Macaense x Santos – 15h


Quinta-feira – 27/07

Novo Hamburgo x Serra Macaense – 13h30

Flamengo x Santos – 15h


Grupo B – Estádio Manoel José Viana de Sá (São João da Barra)

Terça-feira – 25/07

São João da Barra x Fluminense – 18h

São Paulo x Atlético-MG – 20h


Quarta-feira – 26/07

Atlético-MG x São João da Barra – 18h

Fluminense x São Paulo – 20h


Quinta-feira – 27/07

São João da Barra x São Paulo – 18h

Fluminense x Atlético-MG – 20h


Grupo C – Ubás (Carapebus)

Terça-feira – 25/07

Carapebus x Cuiabá – 13h30

Americano x Palmeiras – 15h


Quarta-feira – 26/07

Americano x Carapebus – 13h30

Palmeiras x Cuiabá – 15h


Quinta-feira – 27/07

Carapebus x Palmeiras – 13h30

Americano x Cuiabá – 15h


Grupo D – Estádio Expedicionário (Macaé)

Terça-feira – 25/07

Independente x Internacional – 9h

Botafogo x Macaé Esporte -11h


Quarta-feira – 26/07

Macaé Esporte x Internacional – 9h

Independente x Botafogo – 11h


Quinta-feira – 27/07

Independente x Macaé Esporte – 9h

Botafogo x Internacional – 11h







quinta-feira, 20 de julho de 2023

Frio e tempo fechado em Petrópolis


O tradicional tempo fechado e com neblina tomou conta da cidade nesta quinta-feira (20). Segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - a temperatura máxima não passa dos 18º C e a mínima chega a 13º C. Amanhã, a oscilação fica entre 20º C e 10º C. No sábado (22), 9º C e 21º C e no domingo (23), 12º C e 23º C.





Museu Casa de Santos Dumont reabre com gratuidade para os visitantes em Petrópolis


Em comemoração ao sesquicentenário de nascimento do Pai da Aviação, a Prefeitura reabre o Museu Casa de Santos Dumont ao público na sexta-feira (21), com entrada gratuita. No sábado (22) e domingo (23), o ingresso tem 50% de desconto.

A reinauguração oficial do Museu Casa de Santos Dumont acontece na quinta-feira, da 20, aniversário de 150 anos do Pai da Aviação. Além da reinauguração, a cerimônia conta ainda com os lançamentos do selo comemorativo pelos Correios e da medalha em alusão aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont pela Casa da Moeda do Brasil.

“Será uma grande festa em homenagem a esse ilustre brasileiro que escolheu Petrópolis para construir sua casa de verão, que hoje é um Museu em reconhecimento a sua história. Temos o orgulho de entregar para a população um Museu todo reformado, com mais conforto e acessibilidade para os visitantes no Centro Cultural”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A solenidade será transmitida ao vivo pelo Instagram da Prefeitura.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta na Praça da Liberdade

A programação pelo sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont começa na quinta-feira (20) e segue até domingo (23). Além da solenidade oficial e a reabertura do Museu e do Centro Cultural 14-Bis, a programação conta com exposições, passeio ciclístico, apresentação da Banda da FAB, da Esquadrilha da Fumaça, teatro e exibições cinematográficas.

“Teremos programações especiais no Centro de Cultura Raul de Leoni e na Praça da Liberdade, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Preparamos uma festa bem bonita para comemorar essa data tão representativa para o Brasil, para Petrópolis e para o mundo”, ressaltou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

No dia 20, aniversário de 150 anos de Santos Dumont, vai acontecer a solenidade oficial de comemoração com a reinauguração do museu, bolo, visita guiada com o artista Sylvio Costa Filho interpretando Santos Dumont e deposição de flores. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça acontece no dia 22, na Praça da Liberdade, a partir das 15h.

Ainda no sábado, dia 22, será inaugurada a Sala do Decea, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no Centro Cultural 14 Bis, às 14h. Nesse dia, o Museu Casa de Santos Dumont abre às 10h e fecha 12h30 para a solenidade. A reabertura para visitação acontece às 15h.

A programação completa está no site (petropolis.rj.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura.



A Encantada

A Encantada, como é chamada a Casa de Santos Dumont, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foram requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes.

Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14-Bisa Pssaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “O imóvel estava com muito mofo, infiltração e cupim. Foi uma grande reforma, que garantiu toda a segurança da casa e do acervo, que conta com mais de 200 peças”, disse o coordenador do Museu, Claudio Gomide.

Além da reforma, o acervo também ganhou peças novas como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família, carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros. A carta foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis e é uma contribuição importante para o acervo.

A Encantada foi construída em 1918, sendo projetada pelo próprio Santos Dumont. O imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do Pai da Aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956, e assim guardasse para sempre as memórias do Pai da Aviação.

O Museu Casa de Santos Dumont recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O acervo conta com itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu, além de invenções, como relógio de pulso e o chuveiro. Chama a atenção na casa as escadas, na entrada e no interior do imóvel, construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.






quarta-feira, 19 de julho de 2023

Carla Caputi assina ordem de serviço para obras de infraestrutura no Parque de Exposições


Durante visita ao Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha, nesta quarta-feira, 19, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, assinou a ordem de serviço que deu início às obras de infraestrutura do local. Faz parte do planejamento a colocação de intertravado em uma área de cerca de 24 mil metros quadrados e mais 10 mil metros quadrados de grama. Ela estava acompanhada dos secretários de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, e de Turismo e Lazer, Edvaldo Machado.

"É mais uma obra importante. Vamos dar andamento à estruturação do Parque de Exposições. A ExpoBarra vai contemplar os mais diversos setores da nossa economia, vamos gerar trabalho e renda", disse Carla Caputi se referindo à exposição agropecuária programada para setembro.




A prefeita disse que a programação do evento será divulgada nos próximos dias, mas adiantou que, além de shows, haverá rodeio, mini fazenda, estandes e outros. "Teremos muito entretenimento Brevemente divulgaremos toda a programação", concluiu ela.

O Parque de Exposições de São João da Barra ocupa uma área total com cerca de 100 mil metros quadrados. A obra de pavimentação do espaço gira em torno de R$ 3 milhões e a previsão é de conclusão até setembro.








Morre, aos 74, Luís César Lusitano, ex-diretor da FOC


Morreu na manhã de hoje, aos 74 anos, vítima de infarto, o dentista Luís César Henriques Lusitano. Exdiretor que marcou época na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), de 1986 até se aposentar, era também servidor municipal inativo. Deixa a esposa Mônica e os filhos Alice e Renato. 

Sujeito extremamente boa praça e algo bonachão, conheci Lusitano desde a minha infância, quando me tornei amigo dos seus sobrinhos, Bernardo (morto em 2020, também de infarto, aos 47 anos), Nicholas e Matheus Lusitano. Mais tarde, já adulto, o conheci como proativo diretor da FOC. Para a qual, mesmo dedicada a um curso de ciência biomédica, ele teve a sabedoria de contratar o diretor teatral e poeta Antônio Roberto de Góis Cavalcanti, o genial Kapi (morto em 2015), para humanizar a formação dos dentistas através do teatro. 

Foi com alunos da FOC, sob o mecenato de Lusitano, que Kapi fez uma montagem histórica da peça “Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, em 1995. Histórica porque foi encenada no esqueleto do hoje Teatro Trianon, cujas obras estavam paradas, para cobrar do então governo municipal Sérgio Mendes (1993/1996) sua retomada e conclusão.

 Um pouco depois, nos anos 2000, encontrei muitas vezes com Lusitano e Kapi no antigo bar Toca dos Amigos (hoje “Vovó Dizia”, na rua Pero de Góis), do igualmente saudoso Roberto Alves da Costa, morto em 2018. E com Lusitano, Kapi e Roberto, entre um gole e outro de cerveja, fechamos várias vezes o bar.





Prefeitura de SJB e Sebrae vão desenvolver parceria para qualificar setor público e privado


A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, participou, na terça-feira (18), de uma reunião, em seu gabinete, com o gerente regional do Sebrae, Guilherme Reche, para tratar de pautas para o município. O objetivo foi firmar ações em parceria para estruturar dados sobre as empresas do município, disponibilizar programas de empreendedorismo em diversos níveis e apoio aos fornecedores locais.

— É de extrema importância a qualificação de todos os setores e trarei mais notícias boas logo logo. Em parceria com os diversos atores do setor produtivo, vamos avançar cada dia mais — afirmou Carla Caputi.



Durante a reunião, foram tratados, ainda, a implementação de diversos programas de educação e qualificação para os servidores públicos e empresas, além de oferecer suporte aos empreendimentos desenvolvidos na cidade. De acordo com a prefeita, nos próximos dias será divulgada a data de uma ação inicial em parceria com o Sebrae, um encontro de qualificação destinado ao comércio e ao setor público com o tema Atendimento ao Cliente.

Além da prefeita, também participaram da reunião com o representante do Sebrae a secretária .unicipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a sub da pasta, Joice Pedra, e o coordenador Márcio Terra.