segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Bolsonaro é recebido no Porto do Açu em SJB com aplausos para lançamento da pedra fundamental


O Presidente da República Jair Bolsonaro lançou a pedra fundamental da usina termoelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, na tarde desta segunda-feira (31). A sua chegada foi marcada por aplausos. Bolsonaro se uniu a outras autoridades políticas e empresariais para o evento, Antes, ele passou por Campos.

Os investimentos públicos e privados anunciados são da ordem de R$ 6 bilhões em infraestrutura e energia para construção de uma usina a gás natural, além de obras de infraestrutura para acessos ferroviários e rodoviários ao Porto do Açu.

Bolsonaro era esperado no Porto e chegou por volta das 13h30. Além dele, participam do encontro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, senadores, deputados estaduais e federais, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e alguns secretários, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, entre outros. A comitiva foi recebida pelos CEOs do Porto do Açu e da GNA, José Firmo e Bernardo Perseke, respectivamente.


Em seu posicionamento oficial, falou sobre política, investimentos, dívidas da Petrobras e da caixa Econômica, fez ataques a administração do ex-presidente Lula e a Imprensa. Foi aplaudido e chamado de “mito” em uníssono.

O presidente aproveitou para falar sobre a eleição 2022. “Sou questionado fora do Brasil sobre como podemos ser um país melhor. Afirmo que temos reservas minerais, biodiversidade, água potável, beleza natural e um povo maravilhoso. Somos escravos das nossas escolhas. Vamos escolher bem, seja quem for, para colhermos os frutos dessa escolha”, disse Bolsononaro.









Fonte: Terceira Via

Presidente Jair Bolsonaro em Campos anuncia duplicação de trechos urbanos das BR 101 e BR 356


O Prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes receberam o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na pista do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, no final da manhã desta segunda-feira (31). Eles seguiram para o Porto do Açu, em São João da Barra, onde haverá lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica GNA II. O evento contará, ainda, com as presenças do Governador Cláudio Castro; dos Ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania) e Ciro Nogueira (Casa Civil); e da Deputada Federal Clarissa Garotinho, entre outras autoridades.

No aeroporto, o ministro Tarcísio de Freitas confirmou a duplicação de trechos urbanos das BR 101 e BR 356 em Campos, a pedido da Prefeitura, que já tem recursos alocados e, ainda, destacou a importância de outros investimentos para a região. “Hoje também vamos assinar adesão a um contrato para a construção de 40 km de ferrovias que vão interligar o Porto do Açu ao traçado da EF-118, que liga Vitória (ES) ao Rio”, frisou.

A primeira agenda do presidente Bolsonaro no Estado do Rio foi em Itaboraí. Ele participou de cerimônia que marcou o início dos testes operacionais do polo de processamento de gás natural (Gaslub) da Petrobras, instalado no município.


MAIS INFORMAÇÕES EM INSTANTES




Vacinação contra a Covid em crianças prossegue em SJB


A vacinação contra a Covid-19 em crianças em São João da Barra prossegue a partir de terça-feira, 1°, mediante agendamento. O atendimento será para 10 e 11 anos sem comorbidades e repescagem para comorbidades de acordo com cronograma ao final da matéria.

O agendamento acontece com base no cadastro, que é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na unidade de saúde de residência. Pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência e, em caso de comorbidades ou deficiência da criança, documento que comprove a condição.

Cronograma de aplicação

Terça, 1°
Nova SJB

Quarta, 2
Campo de Areia

Quinta, 3
Palacete
Sabonete

Sexta, 4
Carrapicho
Grussaí
Mato Escuro
Barcelos

Homem é preso ao tentar jogar ovo em Bolsonaro, na chegada em Campos


Um homem foi preso, na manhã desta segunda-feira (31), após tentar jogar um ovo no presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Ele pousou no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, de onde segue para agenda oficial no Porto do Açu, em São João da Barra.

O homem foi detido por policiais militares e, até a última atualização desta reportagem, era encaminhado à delegacia da Polícia Federal (PF) no Município.

A chegada do presidente a Campos foi marcada por quebras dos protocolos sanitários de combate à pandemia do novo coronavírus. Sem máscara, Bolsonaro abraçou e cumprimentou apoiadores.

Também houve um princípio de confusão, com empurra-empurra entre grupos pró e contra o presidente, que não falou com a imprensa.

Bolsonaro veio de Itaboraí, onde deu pré-partida na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub (antigo Comperj). Em São João da Barra, ele vai lançar a pedra fundamental da termelétrica UTE GNA 2.

O presidente chegou a Campos em um helicóptero da Força Aérea Brasileira, acompanhado dos deputados federais Clarissa Garotinho, que pediu a vinda de Bolsonaro (PROS), e Hélio Lopes (PSL), e do ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. Ele foi recebido pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD) e pela primeira-dama Tassiana Oliveira.





Fonte: Terceira Via

Primeiro-ministro de Portugal surpreende com vitória nas eleições parlamentares


O Partido Socialista, de centro-esquerda em Portugal, conquistou a maioria parlamentar nas eleições gerais deste domingo (30), confirmando um novo mandato forte para o primeiro-ministro António Costa.

Os social-democratas de centro-direita ficaram em segundo lugar com menos de 30% dos votos, de acordo com resultados preliminares, contra cerca de 42% dos socialistas.

O Chega, partido de extrema-direita emergiu como a terceira maior força parlamentar, dando um grande salto de apenas um assento na legislatura anterior para pelo menos 11.

O resultado, impulsionado por uma afluência acima do esperado apesar da pandemia de coronavírus, surpreende depois dos socialistas terem perdido grande parte da vantagem em recentes pesquisas de opinião.

A votação foi convocada em novembro, após os ex-aliados comunistas e do Bloco de Esquerda de Costa se juntaram à direita para derrubar o orçamento de seu governo minoritário.

Os dois partidos de extrema-esquerda pagaram o preço, perdendo mais da metade de seus assentos, de acordo com pesquisas de boca de urna.

Após as sondagens de opinião da semana passada, Costa reconheceu que os portugueses não lhe queriam dar a maioria absoluta e disse estar disposto a fazer alianças com partidos com ideias semelhantes, o que já não é necessário.

“Maioria absoluta não significa poder absoluto. Não significa governar sozinho. É uma responsabilidade acrescida e significa governar com e para todos os portugueses”, disse Costa no seu discurso de vitória.

Antes dos resultados finais chegarem, Costa disse que o partido havia conquistado 117 ou 118 assentos no parlamento de 230 assentos, acima dos 108 conquistados na eleição de 2019, e seus apoiadores explodiram em celebrações barulhentas, cantando o antigo hino revolucionário “Grandola” e acenando bandeiras.

Costa, que chegou ao poder em 2015 após a crise da dívida de 2011-14, presidiu um período de crescimento econômico constante que ajudou a reduzir o déficit orçamentário e até mesmo a obter um pequeno superávit em 2019, antes da pandemia.

Ainda assim, Portugal continua a ser o país mais pobre da Europa Ocidental e depende dos fundos de recuperação da pandemia da UE.

O economista Filipe Garcia, consultor-chefe da Informação de Mercados Financeiros no Porto, disse que os investidores provavelmente apreciarão o novo mandato forte de Costa, dado o corte recorde do governo no déficit orçamentário.

“Além disso, os socialistas não precisarão se comprometer (com outros partidos), o que garante estabilidade e uma linha de ação clara. O maior desafio será promover o crescimento potencial”, disse.

Um governo estável seria um bom presságio para o acesso de Portugal a um pacote de 16,6 bilhões de euros (US$ 18,7 bilhões) de ajuda à recuperação da pandemia da UE e seu sucesso na canalização de fundos para projetos para impulsionar o crescimento econômico.

Com mais de um décimo dos 10 milhões de portugueses estimados em isolamento devido a Covid-19, o governo permitiu que pessoas infectadas votassem presencialmente, e os funcionários eleitorais vestiram roupas de proteção à tarde para recebê-los.

A participação estava a caminho de bater o recorde de baixa participação de 49% em 2019.

Como em muitos países europeus, as infecções aumentaram, embora a vacinação tenha mantido mortes e hospitalizações mais baixas do que em ondas anteriores.





Projeto ‘Verão #tônoRio’ vai percorrer 8 cidades; Quissamã foi a primeira


Com o objetivo de fomentar o turismo nos municípios litorâneos do estado na estação mais quente do ano, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) lançou, nesta semana, o projeto "Verão #tônoRio". A iniciativa conta com contêineres ‘instagramáveis’ (algo que desperta o desejo de registrar uma imagem e publicá-la em redes sociais) em pontos estratégicos de interesse turístico. A primeira cidade a receber a ação no interior é Quissamã, na Costa do Sol (foto acima).

Outras sete cidades já foram escolhidas para receber a iniciativa. São elas: Macaé, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Mangaratiba e Paraty.

A ideia é que o turista tenha, de janeiro a março, um ambiente de informações turísticas em que possa consultar os atrativos de diversos destinos fluminenses. No estande, o visitante vai poder registrar a sua presença por meio de imagens de drone e ainda acompanhar uma atração musical, que acontecerá no local das ações, durante o pôr do sol (a partir das 18h).

A ação acontecerá em dias e cidades específicas (consulte abaixo), das 10h às 20h. Em Quissamã, o estande ficará na Praia de João Francisco, na Avenida Atlântica Uberland Paula, esquina com a Rua da Lagoa. Além de Quissamã, o contêiner passará por cidades da Costa do Sol e da Costa Verde.

Na capital, outro contêiner ficará fixo no Posto 4, em Copacabana. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, com as taxas de ocupação hoteleira se mantendo em alta desde o Réveillon, a ação é uma oportunidade de o visitante ter mais lembranças do Rio de Janeiro e também de conhecer as atrações de outras cidades.

– A ocupação de espaços de interesse turístico em oito cidades do interior do Estado é mais um momento em que o visitante terá para guardar na lembrança e programar a sua viagem, para os diferentes pontos do nosso Rio de Janeiro. A retomada das atividades está acontecendo e precisamos de ações que façam o estado voltar à sua posição de destaque como destino turístico – destaca Gustavo Tutuca.

Serviço

Dias, horário e cidades do projeto no interior

Horário da ação: das 10h às 20h
Quissamã – 27, 28, 29 e 30 de janeiro

Macaé – 3, 4, 5 e 6 de fevereiro
Cabo Frio– 10, 11, 12 e 13 de fevereiro
Arraial do Cabo – 17, 18, 19 e 20 de fevereiro
São Pedro da Aldeia – 24, 25, 26 e 27 de fevereiro
Iguaba Grande –3, 4, 5 e 6 de março
Mangaratiba – 10, 11, 12 e 13 de março
Paraty – 17, 18, 19 e 20 de março

Dias e horários de funcionamento em Copacabana

Período: 28/1 a 27/3

Horário da ação: das 10h às 19h (de terça a quinta) e 10h às 20h (de sexta a domingo)



NCZ em SJB faz mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti


O Núcleo de Controle de Zoonoses realizou na sexta-feira, 28, o terceiro mutirão de combate ao Aedes aegypti nesta temporada de verão em São João da Barra. O trabalho envolveu 40 agentes, que percorreram 836 imóveis em Degredo e nos bairros Vila Esperança, em Atafona, Nossa Senhora Aparecida e Loteamento do Renan, em Grussaí.

O trabalho consiste em visitas domiciliares para a eliminação de focos do causador de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya em ralos, caixas d'água, cisternas e garrafas, além de tratamento perifocal em ruas e terrenos. Ferros-velhos, borracharias e barcos de pesca também são visitados e as equipes promovem ações educativas.

Também incluído no cronograma desta sexta-feira, o mutirão no bairro Nova São João da Barra, na sede do município, foi transferido para o dia 4 de fevereiro, juntamente com o bairro Coreia, em Atafona, e as localidades de Açu, Barcelos e Palacete.

No total, estão previstos seis mutirões. Os dois últimos são nos dias 11 e 24 de fevereiro, de acordo com calendário abaixo:

4 de fevereiro
Sede (Nova SJB), Atafona (Coreia), Barcelos, Açu e Palacete

11 de fevereiro
Sede (Chatuba), Atafona (Carrapicho), Cajueiro, Grussaí (N. Sra. Aparecida) e Grussaí (Figueira)

24 de fevereiro
Sede (Centro), Roças Velhas, Grussaí (Telê Santana) e Grussaí (proximidades do DPO)





Petrópolis deve receber até R$ 230 milhões de investimentos estaduais


O governo do Rio planeja investir até R$ 230 milhões em Petrópolis dentro do programa "Pacto RJ". São 10 ações incluídas em infraestrutura, área social e educação. O montante previsto para a cidade representa quase metade do que será destinado para toda a Região Serrana no período (que alcança R$ 501 milhões).

Dessas 10 ações, sete são de infraestrutura (melhoria de estradas e construção de unidades habitacionais), dois são na área social (focado em reduzir a insegurança alimentar) e uma em educação (investimento em tecnologia para escolas). Uma das obras já está concluída, outras duas estão em processo de execução e as demais ainda estão em fase de licitação. O programa mantém um site que traz dados abertos sobre cada obra ou projeto desenvolvido em todo estado.

O Pacto RJ

Esse programa foi lançado pelo governador Cláudio Castro (PL) em agosto do ano passado com objetivo de impulsionar a retomada econômica e social no estado. Todos os 92 municípios fluminenses receberão recursos, que somam quase R$ 17 bilhões. Parte dessa verba vem do próprio orçamento do Rio (R$ 14 bilhões) e o restante é oriundo do leilão da Cedae (R$ 3 bilhões).

"São investimentos que gerem investimentos; negócios que gerem negócios. O que a gente está preparando aqui é o Rio para crescer. A verdadeira recuperação fiscal não é corte. É o nosso estado evoluir como estado, arrecadar mais, é gerar mais negócio, é gerar mais emprego. É trazermos mais empresas para cá", disse o governador, no lançamento do programa.

A promessa é gerar até 150 mil empregos com essas obras e projetos, que são divididos em oito pilares: infraestrutura; desenvolvimento social e econômico; saúde; educação; segurança; turismo; meio ambiente; cultura e lazer.

530 km de estradas receberão obras

A maior parte do investimento programado para Petrópolis é para promover obras em estradas. São 530 km que terão intervenções em rodovias estaduais e estradas vicinais. Para isso, serão destinados R$ 170 milhões.

A RJ-134, que passa pela Posse e por Pedro do Rio, terá intervenções em diversos pontos para recuperação do pavimento, melhoria de drenagem, contenção de encostas no percurso e sinalização. Um dos trechos, inclusive, já foi concluído pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). O programa aponta que os objetivos dessas intervenções são proporcionar maior fluidez de tráfego e ampliar a mobilidade urbana na região.

Outro local cujo investimento faz parte do programa é a Serra Velha, estrada cujas condições precárias são alvo de reclamação há muitos anos pelos petropolitanos que querem usar o trecho como alternativa para ir ao Rio. Para fazer revitalização do pavimento e recuperação de drenagem, o investimento previsto é de quase R$ 20 milhões. A promessa é concluir o trabalho até o fim de 2022, mesmo prazo para terminar as obras na RJ-134.

Ainda sobre estradas, as vias rurais estão incluídas em um projeto que será executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. São 464,5 km que receberão desobstrução, limpeza, conservação e manutenção com a intenção de permitir o melhor escoamento da produção agrícola.

340 moradias

Antes mesmo do anúncio do Pacto RJ, o governo do Estado já havia anunciado que iria construir 340 moradias em Petrópolis, mas essas obras também foram incluídas no programa. Com investimento de R$ 51 milhões, essas unidades habitacionais serão erguidas em dois terrenos: Mosela e Benfica (Itaipava). Essas casas serão destinadas para vítimas de chuvas.

Área social e educação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai injetar R$ 6 milhões em dois projetos voltados para redução da fome e da insegurança alimentar. Um é a incorporação do Restaurante Popular, que será administrado pelo Estado e vai passar a se chamar "Restaurante do Povo", e outro é a construção de uma unidade do "Café do Trabalhador", que visa servir 500 kits de alimentação para trabalhadores em região próxima de estações de transporte coletivo.

E o último projeto previsto é a implantação do "Retrofit – Escolas Criativas", com aporte de R$ 3 milhões para reformar e adaptar CIEPs do estado para oferecer mais tecnologia e salas de aulas 100% digitais, além de horário integral.

* Rômulo Barroso – especial para o Diário de Petrópolis



Bolsonaro em Campos e SJB promete evolução urbana nos Municípios e região


O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre a primeira agenda de seu mandato no Norte Fluminense nesta segunda-feira (31). Ele é esperado em Campos pela manhã e depois segue para o Porto do Açu, em São João da Barra, onde fará o lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica (UTE) GNA II. O presidente também anunciará a liberação de verba para obra de duplicação dos trechos urbanos da BR 101 e da BR 356, em Campos, e para a construção da ferrovia EF 118, entre Rio de Janeiro e Vitória, passando pelo Açu.

A vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a Campos dos Goytacazes promete tirar do papel obras que possibilitarão melhorar o trânsito de pessoas e cargas no Município e na Região e anunciar investimentos que podem fomentar o desenvolvimento de todo o Norte Fluminense. Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, o avião presidencial pousará no Aeroporto Bartolomeu Lisandro nesta segunda-feira (31), e seguirá para o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra.

“Um destes grandes investimentos é a construção da Ferrovia Litorânea (EF-118), que ligará Vitória, no Espírito Santo, ao Porto do Açu. É um empreendimento importante, que vai destravar o transporte de cargas e reduzir o fluxo de caminhões pesados pela BR-101”, disse Wladimir.

Já o segundo anúncio será da duplicação dos trechos urbanos da BR-101, que cortam Campos. De acordo com a Prefeitura, este foi um pedido feito pelo prefeito Wladimir, junto da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ), ao ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. O objetivo é dar mais segurança e mobilidade ao trânsito da cidade.

Expectativa | Usina termelétrica também deve trazer novos investimento para todo o Norte Fluminense

Além disso, segundo a assessoria da deputada, o presidente também anunciará o aporte de R$ 14 milhões para o Hemocentro de Campos, que aumentará a capacidade de atendimento da unidade, e fará o lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica GNA II (Gás Natural Açu II), um investimento total de 1 bilhão de dólares, localizado no Porto do Açu.

Sobre a EF-118

O projeto da Ferrovia EF-118, que ligará os portos fluminenses e capixabas, entre o Rio de Janeiro e Vitória, vem sendo discutido desde 2015, quando ocorreu uma audiência pública, no mês de julho, na Universidade Cândido Mendes, para a apresentação do projeto. Em 2017, ocorreu o lançamento da Ferrovia na sede do Porto do Açu e, na época, o orçamento previsto foi de R$ 7,6 bilhões, valor obtido por meio de Parceria Público Privada (PPP).

No entanto, o tema só voltou a ser abordado novamente em 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Empresários reivindicaram o início das obras da Ferrovia, pensada para ligar Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio, a Cariacica, no Espírito Santo, passando pelo Porto do Açu. Segundo informações da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a EF-118 terá 577 quilômetros de trilhos, dos quais 374 quilômetros serão construídos do zero, numa PPP. E, em 2018, o órgão disse que as expectativas em torno da Ferrovia eram grandes, mas não era possível avaliar quando entraria em operação.

Em uma reportagem publicada pelo Jornal Terceira Via em dezembro de 2019, o assunto foi levantado novamente e representantes do Porto do Açu explicaram que estavam trabalhando junto às autoridades para que a construção da Ferrovia fosse inserida como prioridade na lista de projetos do Governo Federal. E agora, em 2022, foi divulgada a vinda do presidente à cidade, que anunciará o início das obras da EF-118.

Segundo Alexandre, a Ferrovia terá grande capacidade de movimentação de cargas e poderá aumentar a movimentação no Porto do Açu, reduzindo o número de caminhões nas rodovias, com efeitos positivos sobre o meio ambiente e a redução de acidentes nas estradas. “No entanto, aproveito o ensejo para sugerir ao prefeito e a deputada que manifestem também o seu apoio a EF-354, projeto que liga a região centro-oeste ao Porto do Açu, que viabilizaria grande movimentação de mercadorias oriundas naquela região e no Estado de Minas Gerais, destinadas ao Porto do Açu. Não tenho dúvida de que esse empreendimento consolidaria, definitivamente, o Estado do Rio de Janeiro como um dos mais importantes corredores logísticos do país; e proporcionaria uma significativa ocupação da capacidade produtiva do Porto do Açu. Teria também efeitos positivos da redução do grande volume do tráfego de caminhões na BR-356. A EF-354 seria, após a conclusão, a ferrovia mais importante do Brasil”, afirma.

Importância da presença do presidente no Município

O presidente chegará acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Para Clarissa Garotinho, a vinda deles é “mais um importante passo para o fortalecimento do Estado do Rio”.

De acordo com o economista Alexandre Delvaux, a visita de Bolsonaro a Campos evidencia a importância da cidade em nível nacional. “Campos faz parte de um corredor logístico muito importante para o país, em função da grande capacidade de movimentação de cargas do Complexo Portuário do Açu. Os investimentos em infraestrutura, tanto na área de transporte quanto na energia, ratificam esse raciocínio. A visita do Presidente da República também evidencia isso. Não há dúvida de que toda a Região Norte, assim como o Estado do Rio de Janeiro, podem se beneficiar disso”, analisa.










Fonte: Terceira Via

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Avenida Felipe Uébe é mais uma via que recebe iluminação de led


Uma das vias mais movimentadas de Campos recebe a instalação das novas luminárias de led, o que vai deixar a Avenida Felipe Uébe, no Parque Califórnia, ainda mais iluminada, garantindo maior sensação de segurança. O trabalho foi realizado essa semana e faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel Reluz). Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Frederico Rangel, o cronograma envolvendo led acontecerá em avenidas distintas da cidade.

“A primeira via contemplada é a Felipe Uébe. Na sequência, Avenida Alberto Lamego; terceiro trecho da Avenida Artur Bernardes, da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) até a Avenida 28 de Março; o primeiro trecho da Avenida Lourival Martins Beda, do Beco da Penha ao Batalhão de Policia Rodoviária (BPRv); a Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; e Avenida Antônio de Castro, em Guarus”, afirmou o secretário.


Fred Rangel falou da importância da instalação. “O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de luminosidade às vias da cidade e, também, maior economia. Isso ainda garante uma eficiência energética para nossa cidade”, disse o secretário, que anuncia os telefones para pedidos e reclamações de atendimentos: das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, através dos dois contatos (22) 9-81750931 (Ligação) e (22) 9-81260880 (Whatsapp).


PROJETO RELUZ

Uma parceria via Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) entre os municípios de Campos e Cardoso Moreira, junto à Eletrobras, proporcionou aquisição de 696 luminárias para Campos e 103 para Cardoso Moreira. Na primeira fase, já executada, foram implantadas 80 luminárias no Farol e no trecho 2 da Lourival Martins Beda.



Além disso, algumas regiões foram contempladas com o novo sistema de iluminação, como a área central, Parque Aurora, Alvorada, Caju, Corrientes, Codin, Custodópolis, Cidade Luz, Donana, Doutor João Maria, Eldorado, Esplanada, Flamboyant, Goitacazes, Novo Jockey, Santa Rosa, Ururaí, Vera Cruz, Jardim Carioca, Turf Club, Leopoldina, Tamandaré, São Caetano, Santo Amaro, Tarcísio Miranda, Imperial, Jardim Maria de Queiroz, Lapa, Pecuária, Nova Brasília, Penha, Pelinca, Jockey Club, Julião Nogueira, Leopoldina, São José, Santa Clara e Novo Mundo.





ENEL realiza obra de modernização da Iluminação Pública de Macaé



A Enel Distribuição Rio iniciou a obra de modernização da iluminação pública de Macaé. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos (CPP 2019), viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, e prevê a substituição de 464 lâmpadas por modelos mais eficientes de LED. O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 539,59 MWh/ano para o município, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer 300 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de luz de mais de R$ 523 mil anualmente.

De acordo com Leonardo Soares, Responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, a cidade também ganhará em qualidade em sua iluminação de rua. “As lâmpadas de LED iluminam mais do que as convencionais, o que traz mais segurança para a população, e possuem uma maior durabilidade, com menos ocorrências de lâmpadas queimadas”, destaca.


O projeto de eficiência energética também traz, além dos benefícios econômicos, um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evitam a emissão de mais de 33 toneladas por ano de gás carbônico (CO₂), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 238 árvores por ano.

Para Marcelo Oliveira Neves, responsável pela Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) de Macaé, é um grande benefício a eficiência energética na cidade, sempre mantendo o foco no consumo eficiente de energia. “Pela primeira vez, Macaé foi selecionada na Chamada Pública. A classificação foi baseada na qualidade do projeto apresentado pelo município, entre outros critérios estabelecidos no edital que beneficiam toda a sociedade e o meio ambiente. O município também participou da Chamada Pública realizada em 2021 e aguarda o resultado”, ressalta. Segundo Marcelo, as intervenções serão feitas no período noturno para reduzir o impacto no trânsito, sendo que na Rua Hildebrando Alves Barbosa poderá ser durante o dia porque tem duas vias e o trabalho não causará restrições ao tráfego de veículos.

Chamada Pública de Projetos

O projeto de iluminação pública da cidade de Macaé foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos da Enel, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, para financiamento de iniciativas com foco no consumo eficiente de energia elétrica. Podem participar do processo de Chamada Pública clientes das classes comercial, industrial, residencial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública. Desde 1998, A Enel Distribuição Rio já investiu R$ 310 milhões em 293 projetos, que além da modernização da iluminação prevê a substituição de sistemas de refrigeração e aparelhos de ar-condicionado, instalação de usinas fotovoltaicas, entre outras iniciativas.





Fonte | Ascom

SJB realiza recadastramento do Cartão Universitário

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Estudantes beneficiados pelo programa Cartão Universitário, em São João da Barra, devem realizar entre os dias 8 e 11 de fevereiro o recadastramento online para assegurar a renovação das bolsas concedidas pela Prefeitura.

A documentação exigida (relação ao final da matéria) deve ser encaminhada para o email bolsauniversitaria@sjb.rj.gov.br seguindo a seguinte ordem no campo do assunto: recadastramento 1º/2022, nome da instituição, nome completo do aluno, curso e período que cursará no segundo semestre de 2022.

Documentos necessários:

Boleto e comprovante de pagamento referente ao mês de janeiro ou fevereiro/2022

Declaração de matrícula emitida pela instituição

Declaração de frequência emitida pela instituição, referente ao 2º semestre de 2021

Declaração de CR (coeficiente de rendimento semestral) emitido pela instituição referente ao 2º semestre 2021.

Na declaração de matrícula poderá constar o CR semestral e a frequência semestral.

CR semestral superior a 8,0 (10%)

Frequência semestral superior a 90% (10%)





Prefeitura de Petrópolis segue resgatando símbolos da cidade: Praça da Liberdade é revitalizada


A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) está promovendo a revitalização dos espaços urbanos no Centro Histórico. Nesta quinta-feira (27.01) as equipes estiveram na Praça da Liberdade, importante ponto de encontro de petropolitanos e referência para turistas e visitantes.

“A cidade precisa estar adequada para os moradores e visitantes. A Praça da Liberdade é um dos nossos cartões postais. Já faz parte das memórias de muitos petropolitanos e está registrada em muitas fotografias de quem vem nos conhecer. É assim que devemos cuidar do nosso patrimônio: com carinho e responsabilidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

O chafariz recebeu pintura; estátuas e bustos passaram por limpeza e manutenção; calçadas foram lavadas; o acervo botânico também recebeu atenção dos servidores com corte de grama e plantio de novas mudas.

“Criamos um cronograma que vai atender diferentes áreas do Centro Histórico. Começamos pelo Bosque do Imperador na semana passada, também recuperamos o Relógio das Flores e nesta semana Praça da Liberdade. Outros pontos receberão nossas equipes nas próximas semanas”, garante Léo França, diretor-presidente da Comdep.

Ipê Amarelo é destaque na Praça da Liberdade

Esta semana o Ipê Amarelo localizado no entorno da Praça da Liberdade floresceu. A árvore garante belos registros e encanta quem passa pelo local. A florada dura aproximadamente 15 dias. O Ipê é árvore símbolo da cidade e tem um dia dedicado a ele no município: 28 de junho.





Palácio Quitandinha deve se tornar o maior centro cultural da Região Serrana

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O Palácio Quitandinha – um dos principais pontos turísticos de Petrópolis – vai se tornar, em breve, o maior polo cultural, gastronômico e de lazer da Região Serrana do Rio de Janeiro. A Federação do Comércio (Fecomércio-RJ) anunciou nesta semana que o local, onde atualmente funciona uma unidade do Sesc, será revitalizado. As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2022. Além disso, um projeto de reurbanização no entorno, desenvolvido pelo então governo interino, pode também ajudar ao Palácio, que já abrigou o mais grandioso hotel-cassino das Américas, voltar a fazer história.

Segundo a Federação, uma das ideias é reativar a cozinha do Quitandinha, criando um espaço de alimentação, convivência e lazer inspirado no Mercado da Ribeira, de Lisboa, e no mercado gastronômico Eataly, de Nova Iorque. O objetivo também é envolver a agricultura familiar da região, que poderá usar o espaço como vitrine para seus produtos. Em meados do século passado, a cozinha do Quitandinha abastecia os suntuosos salões frequentados por personalidades como Getúlio Vargas, Juan Domingos Perón e Evita, Orson Wells, Lana Turner, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Glauber Rocha e Grande Otelo.

A revitalização vai permitir, também, ampliar a já pujante programação cultural do Sesc Quitandinha. Isso inclui shows musicais, peças teatrais, exposições e uma série de outras manifestações artísticas que atraem turistas de todo o Brasil. “A expectativa é que o projeto impulsione a rede hoteleira, as agências de turismo, os bares e restaurantes e a classe artística”, frisa a Fecomércio.

Reurbanização do entorno

Além deste, o Palácio pode ser contemplado também com uma reurbanização no seu entorno. Em fevereiro do ano passado, o então governo interino de Hingo Hammes – atual presidente da Câmara de Vereadores – entregou ao presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, um projeto para melhorias em toda a área ao redor do Quitandinha. O projeto que, na época, ficou sob análise dos técnicos do Sesc, prevê a criação de uma academia ao ar livre, nova iluminação com fiação enterrada, uma pista de caminhada, ciclofaixa, revitalização das calçadas, implementação de rampas de acessibilidade nas travessias de pedestre, instalação de piso podotátil nas rampas de acessibilidade, além da remodelação e urbanização de praças.

“O Quitandinha é um espaço importante para Petrópolis, que, integrado à rede de turismo de negócios da cidade, vai, sem dúvida, trazer ainda mais conquistas. Ao apresentarmos o projeto de revitalização do entorno, feito por empresários do município, nossa intenção era garantir um melhor aproveitamento também da área ao redor do Palácio”, destacou Hingo Hammes.







Fonte: Diário de Petrópolis

Apae visita Centro de Práticas Integrativas em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Alunos da Apae de São João da Barra participaram nesta quinta-feira, 27, das atividades do Centro Municipal de Práticas Integrativas. Degustação de chá, massoterapia, pilates, auriculopuntura, contação de histórias com os integrantes da Akademia dos Pensadores integraram a programação.

A partir da próxima semana usuários do ambulatório ampliado e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) serão atendidos pelos profissionais do Centro Integrado. Inaugurado no último dia 24, no Espaço Amadeu Chácar Filho, ele faz parte do projeto “Cidade integrada: uma nova forma de viver”.

Inicialmente o atendimento será direcionado aos pacientes do grupo de vulnerabilidade, como saúde mental, idosos, Apae e crianças. O local está aberto das 9h às 12h e das 13h às 17h para informações sobre as práticas integrativas.

As atividades são promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura e de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio das demais secretarias e da Akademia dos Pensadores.




Câmara de Campos quer gastar quase R$ 620 mil com cerimônias e solenidades


(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A Câmara Municipal de Campos publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (27), registro de preços para futura e eventual contratação de prestação de serviços, sob demanda, para realização de cerimônias e solenidades da escola do legislativo da Casa. Os itens incluem brunch para número variado de convidados, flores nobres e veículo executivo com motorista — os carros devem ser equipados com motores a partir de 1.4L e terem quatro portas. Somados, os valores para o período de 12 meses é de R$ 619.567,50.

Confira abaixo os valores item a item:





Clínica é invadida e tem materiais furtados em SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Cresce a cada dia mais o número de comércios invadidos em São João da Barra. Desta vez, uma clínica foi invadida e materiais foram furtados na madrugada desta quinta-feira, 27, rua Antelmo Maia, Centro.

O proprietário do estabelecimento deu por falta de alguns materiais e ao olhar pelas câmeras de segurança percebeu que o comércio havia sido invadido por dois homens. Dois computadores foram levados pelos bandidos. A polícia fez buscas e um deles foi preso.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.








Fonte: Parahybano

Homem invade residência e furta carteira e celular em Grussaí

(Foto: Parahybano)

Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem pulou o muro de uma residência próximo ao Polo Gastronômico de Grussaí, e furtou uma carteira com documentos e um aparelho telefônico celular na tarde da última terça-feira, 26.

De acordo com informações da polícia, buscas foram realizadas e o homem não foi localizado. A carteira com os documentos foi encontrada abandonada na mesma rua por vizinhos.

Foto: Parahybano

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.







Fonte: Parahybano

Mulher é assaltada e tem moto roubada na BR 356 em SJB


(Foto: divulgação)

Uma mulher teve sua motocicleta roubada por volta das 21h30 desta quinta-feira, 27, na BR 356, próximo à fazenda do empresário Ari Pessanha, em Degredo, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, a mulher seguia pela rodovia sentido São João da Barra quando foi abordada por dois homens em uma outra motocicleta e anunciaram o assalto.

A polícia segue realizando buscas na tentativa de recuperar a motocicleta Honda CG Titan 160, placa RJE 0A56, de cor azul.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.







Fonte: Parahybano

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Assinada carta que trata do congelamento do ICMS sobre combustíveis


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou carta, junto com outros 20 governadores, decidindo pela prorrogação, por mais 60 dias, do congelamento do ICMS sobre os combustíveis, que seria encerrado no próximo dia 31. De acordo com a nota pública, a decisão foi tomada com o intuito de atenuar as pressões inflacionárias que impactam os consumidores, "sobretudo no tocante às camadas mais pobres e desassistidas da população brasileira".

Além disso, os governadores consideraram a medida imprescindível devido ao fato de a base de cálculo dos preços dos combustíveis ser lastreada pelo valor internacional do barril de petróleo, o que acaba elevando seu valor final. Esse posicionamento será discutido em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) marcada para esta quinta-feira (27/01).

- Queremos continuar promovendo o debate e o diálogo com a finalidade de encontrarmos, em conjunto, soluções estruturais e justas, que pacifiquem o tema em nível nacional e aliviem o bolso dos consumidores. É preciso rever urgentemente a política de paridade internacional de preços dos combustíveis, que provoca reajustes frequentes e afeta o poder de compra da população – declarou Cláudio Castro.










Funcionalismo municipal de SJB recebe na segunda-feira

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O salário do funcionalismo público municipal referente ao mês de janeiro em São João Barra será pago na segunda-feira, 31. O Auxílio Transporte no valor de R$ 100 também será depositado na data.

O último dia útil do mês vigente é a data-limite estipulada pela Secretaria Municipal de Administração para a liberação dos vencimentos. No dia primeiro de fevereiro será renovado o crédito no valor de R$ 350 do Cartão do servidor.




São João da Barra abre cadastro para transporte estudantil

(Foto: Marcos Piralho)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura abre na próxima segunda-feira, 31, prosseguindo até sexta-feira, 4, cadastro no formato online para o transporte estudantil de alunos de cursos técnico e universitário que estejam na modalidade presencial.

É necessário enviar para o email transpestudantil@sjb.rj.gov.br, no período estipulado, a documentação abaixo relacionada:

• RG
• CPF
• Título de eleitor
• Certificado de reservista (masculino)
• Comprovante de residência (água ou luz)

Em caso de aluguel, enviar cópia do contrato assinado junto com o comprovante de residência (água ou luz) do proprietário.

Para aqueles cujo comprovante esteja em nome de terceiros (que não faça parte da composição familiar), favor enviar declaração do proprietário do imóvel atestando moradia no endereço informado, junto com o comprovante de residência (água ou luz) do proprietário.

• Declaração de matrícula, assinada e carimbada pela instituição. Na declaração deve constar que o aluno está matriculado no primeiro semestre de 2022, dias e horários que o aluno frequenta e a previsão do término do curso.

• 2 Fotos 3X4 (as fotos deverão ser entregues na data da retirada da autorização que será marcada no ato do cadastro).




Obra do Theatro Dom Pedro em Petrópolis será retomada


As obras de restauração do Theatro D. Pedro serão retomadas em fevereiro. As intervenções começaram em 2019, mas pararam com apenas 25% da conclusão e ficaram praticamente paradas até agora. A notícia foi dada pelo prefeito Rubens Bomtempo, na manhã desta quarta-feira (26), após reunião com a equipe envolvida na restauração do espaço.


“Esse é um importante aparelho cultural da cidade e não pode permanecer fechado. Já estou ciente dos trâmites que fizeram a obra parar, solucionamos os entraves burocráticos e agora é retomar a intervenção e devolver o espaço ao público. No nosso primeiro governo, também encontramos este espaço abandonado e entregamos um novo teatro, após a primeira grande reforma, em 2003”, enfatizou Bomtempo. A reunião também contou com o secretário de Obras, Paulo Mustrangi; a secretária de Cultura, Diana Iliescu; além de representantes das secretarias e da empresa responsável pela obra.

Tapumes são retirados da Nilo Peçanha

No início da semana os tapumes que ocupavam a lateral do prédio foram retirados para realinhamento do local onde será instalado o canteiro de obras.

“Não tinha condições de permanecer com aquela estrutura metálica avançando pela Rua Nilo Peçanha. Atrapalhava muito a dinâmica da rua”, pontuou o prefeito. Com a retomada das obras, a estrutura será montada apenas sob a calçada, sem invadir a rua.

O governo municipal ainda terá que arcar mais R$ 830 mil com a obra para viabilizar o convênio. “Entendemos as justificativas da construtora sobre os reajustes dos valores e queremos avançar na restauração para entregar o prédio pronto o mais rápido possível. Temos que ter transparência nos processos e mostrar à população o que está sendo feito aqui. Assim criamos uma atmosfera de pertencimento. O Theatro é um espaço público”, reforçou o prefeito.

Detalhes da restauração

Durante a visita ao Theatro D. Pedro, o prefeito e a equipe de governo percorreram os espaços para verificar a situação da obra, que inclui banheiros, acessos ao anexo e a fundação para a instalação de um elevador.

Também estão previstas obras na parte elétrica, camarins, palco, salão principal e acessibilidade. A fachada e o interior do teatro terão atenção especial. “Queremos resgatar todo o glamour que o espaço possui e agregar mais qualidade para as companhias que vierem se apresentar aqui. Esse é um equipamento cultural de alto nível que precisa abrigar as necessidades do público e dos artistas que pisarão neste palco”, pontua a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Para a diretora do Theatro D. Pedro, Joice Marino, o comprometimento da Prefeitura em garantir os mecanismos necessários para que as intervenções sejam retomadas e sigam um fluxo intenso, traz confiança no resgate da história e na construção de um novo momento para o imponente teatro.

“Os aparelhos de cultura da cidade estavam destruídos. Ver o prefeito empenhado em garantir os recursos para destravar a obra nos dá confiança de que tudo ficará pronto. E teremos um novo momento para o teatro. Queremos transformá-lo em um espaço acessível para todos”, disse.








Fonte: PMP | Diário de Petrópolis

Buraco causa transtornos a quem trafega pela avenida Visconde do Rio Branco


Um buraco aberto no asfalto da avenida Visconde do Rio Branco vem causando, há meses, transtornos aos motoristas e motociclistas que passam pelo trecho próximo ao Hospital dos Plantadores de Cana, na área central de Campos.

Sem correção, o problema só aumenta, e as pessoas que passam pelo local relatam que precisam desviar para evitar danos aos carros e motos. Na manhã desta quinta-feira (27), um leitor enviou a foto do local, pedindo solicitação de providências a prefeitura.

Em contato com a redação, a Prefeitura comunicou que uma das 10 equipes da “Operação Tapa Buracos” vai atuar na Avenida José Alves de Azevedo nesta sexta-feira, dia 28.





Diego Dorado que atirou em advogada é do Rio, tem 21 anos e agrediu namorada antes de cometer o crime


O homem suspeito de atirar contra a advogada a Nayara Gilda Gomes Acha Prestes foi identificado como Diego Dorado Borgerth Teixeira, de 21 anos. Ele é proveniente do município do Rio de Janeiro e agrediu a namorada, que mora em Campos, poucas horas de cometer o crime. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa pela delegada Ana Paula Carvalho, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que investiga a tentativa de homicídio.

De acordo com Ana Paula, a namorada de Diego registrava a agressão na unidade quando chegou a informação de que a advogada havia sido baleada. A delegada informou que aguarda que Nayara se recupere para tomar seu depoimento.

O depoimento da namorada dele é que ele passou um tempo sumido. E que ele voltou a Campos, apareceu do nada, sem avisar, poucos dias atrás. Ela notou ele um pouco introspecto. Viu que ele estava diferente, mas foi tocando a vida. “Quando foi na noite do dia 24, ela viu uma arma dentro da bolsa dele. Ela ficou receosa, mas não acionou a polícia, não fez nada. E ele lá, quieto, na dele. No dia 25, ele, do nada, segundo o depoimento dela, normal, sentado, ele se levanta e começa a agredir a namorada. Lesiona ela bastante. Ela ficou um dia no Ferreira Machado. E nisso ele foge da casa da namorada, porque começou a juntar vizinho e ele conseguiu fugir. E ela não sabia para onde ele estava”, contou a delegada.

“Ele é frio, extremamente calmo, fala calmamente e não demonstra nenhum arrependimento” Disse a delegada, ressaltando a bravura da vítima, que conseguiu se defender. “A vítima não morreu primeiro, porque ela tem uma força que poucas vezes eu vi numa mulher, ela foi muito guerreira. O outro fator, é que ele não tinha habilidade, experiência em atirar”, ressaltou.

Diego vai responder por tentativa de homicídio triplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e vai passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (27).








Fonte: Terceira Via

Advogada baleada revela que cliente não quis pagar honorário de R$160 mil


Em dois vídeos, divulgados na noite desta quarta-feira (26), a advogada Nayara Gilda Gomes Acha Prestes, que sofreu uma tentativa de homicídio, na tarde desta quarta-feira, tendo como autor um cliente, identificado por ela como Diego Dourado, revela o motivo do homem ter atirado nela. Assim que saiu do centro cirúrgico a advogada divulgou os vídeos nas redes sociais, contando que ela é representante de Diego num processo de inventário e que para não pagar os honorários de R$160 mil, o cliente tentou revogar a procuração e que ela, por ter feito todo o trabalho, solicitou judicialmente que o valor referente ao trabalho dela fosse pago, o que deixou o cliente furioso.


Ela conta ainda que ele “sumiu” por um tempo e na tarde desta quarta, quando ela estava atendendo provisoriamente no mezanino da loja do marido dela, no Shopping, o cliente apareceu e que disse “vim revogar a procuração”, já apontando a arma, quando ela teve o impulso de entrar em luta corporal com ele para salvar a própria vida.


Nayara passou por cirurgia para a reconstrução do dedo, está com as duas mãos imobilizadas e com um projétil alojado no tórax. Ela também teve um pulmão atingido. Ela contou que segundo os médicos ela não corre risco de morte e que eles vão acompanhar a evolução do estado de saúde para saber se será necessária a remoção da bala, ou colocação de um dreno para retirar sangue que ficou no pulmão.

Diego Dourado foi preso em flagrante, por policiais da Operação Segurança Presente e levado para a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam).




Nutrição integrativa é tema de palestra em SJB


Uma visão integrativa da nutrição, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, foi o foco da palestra realizada nesta quarta-feira, 26, pelo nutricionista e cheff funcional Felipe Stadiniski, em dois momentos. Pela manhã, na Secretaria Municipal de Saúde, e à tarde, no Palácio Cultural Carlos Martins, com a presença da prefeita Carla Machado. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, faz parte do projeto “Cidade integrada: uma nova forma de viver”.

Participaram funcionários das secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura, de Agricultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, incluindo nutricionistas, merendeiras e profissionais da Akademia dos Pensadores.

"São João da Barra vive uma nova fase, passando a trabalhar de forma integrada em diversas questões. Isso representa também a adoção de novos hábitos, na alimentação em geral e inclusive na escola, promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas a longo prazo", disse a prefeita.

A ideia é que todos possam se tornar protagonistas da própria saúde e propagadores das informações, reconhecendo que a qualidade da alimentação vai proporcionar consequências na disposição diária, nas emoções e nas relações, além de ajudar no tratamento de doenças e a fomentar a agricultura local.

“Agradeço o convite e me sinto feliz em poder compartilhar os conhecimentos referentes à nutrição integrativa e de ajudar a implementar as ações deste projeto pioneiro, que vai trazer evolução para o município”, finalizou Felipe.