quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Abertura do Concurso de Mascarados é adiada em São João da Barra


Em razão das chuvas que caem no município, a abertura do tradicional Concurso de Mascarados, que aconteceria nesta quinta-feira, 28, foi adiada. O cronograma do evento prossegue, no sábado, 2, às 17h, na Praça São Pedro, onde os participantes receberão as placas e acompanham o bloco dos mascarados até o palco oficial para o julgamento nas seguintes categorias: Adulta Grupo; Adulta Individual; Adulta Dominó Grupo; Adulta Dominó Individual; Infantil Grupo; Infantil Individual; Infantil Dominó Grupo; Infantil Dominó Individual.

A organização do evento, portanto, convida os participantes do Concurso a estarem presentes à abertura oficial do carnaval, mantida para esta quinta-feira, às 20h, na Avenida do Samba.







Fonte: Secom PMSJB

Posto médico na Avenida do Samba de São João da Barra


A Secretaria de Saúde de São João da Barra disponibilizará um posto de atendimento médico que funcionará na Avenida do Samba nos seis dias de Carnaval, a partir desta quinta-feira, 28, até terça-feira, 5, das 18h até a dispersão do público. Quatro médicos, quatro enfermeiros, cinco técnicos e 12 maqueiros formam a equipe que segue a normativa do Corpo de Bombeiros. 

A estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde inclui também sete leitos, sendo quatro de repouso, dois de hipodermia e um de estabilização, além de duas ambulâncias UTIs. “Enquanto houver público na avenida estaremos prontos para atender”, informou a Subsecretária de Saúde, Keth Miranda.

Além disso, nos locais em que houver programação oficial da Prefeitura os postos de saúde receberão reforço de uma UTI – Atafona, Grussai, Açu e Barcelos. Os postos de atendimento médico 24h também receberão reforço de equipe.




Fonte: Secom PMSJB

Dois homens presos por crimes sexuais contra crianças

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dois homens foram presos nesta quinta-feira (28), por suspeita de crimes sexuais contra crianças. Pela manhã, policiais da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) prenderam, em Cabo Frio, um homem de 69 anos pelo estupro de uma menina de quatro anos, praticado em 2016, no Parque Eldorado. Horas depois, por volta das 13h, um homem foi detido por policiais militares no Parque Guarus, depois de ser linchado por moradores. Ele teria tentado abusar sexualmente de um menino de oito anos. 

O pedreiro de 69 anos foi preso em Unamar, distrito de Cabo Frio. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva. De acordo com a polícia, em 2016, ele trabalhava no Eldorado como pedreiro e, em troca da construção de um muro, iniciou um relacionamento com a mãe da criança que violentou. A menina teria sido internada dias depois da prática do crime, devido a uma hemorragia resultante do estupro. Na ocasião, ela apresentava um quadro de febre e a mãe pediu a ajuda de uma vizinha, que levou a criança ao Hospital Geral de Guarus (HGG), onde foi constatada a violência, registrada na 146ª DP.

A mãe, em um primeiro momento, teria acusado outra pessoa pelo crime, mas o depoimento de uma prima da criança levou a polícia ao pedreiro, que já havia saído de Campos. Segundo a testemunha, a menina lhe contou o abuso que o homem que morava com a mãe praticou. Nesta quinta, os policiais da delegacia de Guarus, que participavam de uma operação em Casimiro de Abreu, receberam informação de que o suspeito havia declarado o endereço atual, em um cadastro em Unamar, onde foi preso. 

De acordo com o delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga, as diversas provas contra o autor teriam justificado a expedição direta de um mandado de prisão preventiva.





Chuva forte derruba árvores, destelha casas e prejudica funcionamento de semáforos em Campos


A forte chuva que atingiu Campos na tarde desta quarta-feira (28) deixou um cenário de caos pelo município. Em pouco mais de meia hora, árvores foram derrubadas, casas destelhadas e alguns pontos ficaram alagados devido à chuva. De acordo com a Defesa Civil, além da chuva, uma ventania de cerca de 80 Km/h arrancou o telhado do estacionamento de um shopping, derrubou as placas de proteção de um canteiro de obras de Guarus, quebrou o telhado do Hospital Geral de Guarus (HGG), derrubou parte do telhado do Teatro de Bolso Procópio Ferreira e ainda pelo menos 100 árvores. A tempestade não foi prevista pelos institutos de meteorologia. Equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, de manutenção do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) estão nas ruas.


— Trata-se de um desastre natural. O vento foi muito forte e a chuva mais intensa em algumas regiões. Recebemos informações de várias quedas de árvores. Estivemos em Goitacazes, onde uma árvore caiu sobre um fio de alta tensão. Acionamos o Corpo de Bombeiros e a concessionária de energia. Isolamos a área próxima para garantir a segurança dos moradores. Orientamos às pessoas que não saiam de casa enquanto o tempo estiver assim — disse o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha.


A ventania fez com que parte da estrutura da torre da rádio Difusora, de 101 metros, caísse na rua Pedro Barroso, em frente à Estação de Tratamento de Esgoto, no Parque Vicente Dias. Segundo produtor Paulo Maciel, a direção entrou em contato com a parte técnica para restabelecer o serviço o mais rápido possível.


Outro local afetado pelo temporal foi o Hospital Geral de Guarus (HGG), onde um letreiro caiu atingindo dois carros. Antônio José da Silva, de 78 anos, proprietário de um dos veículos, disse que chegou ao hospital por volta das 15h20 para visitar a esposa que está internada há dez dias e, ao retornar ao estacionamento, se deparou com o letreiro caído sobre o carro. Ele contou que a filha, de 52 anos, estava almoçando no interior do veículo e por sorte conseguiu sair a tempo.


Árvores derrubadas - Entre os pontos com registro de queda de árvore estão as avenidas 28 de Março, XV de Novembro, José Carlos Pereira Pinto, José Alves de Azevedo e Francisco Lamego.

Na avenida 28 de março, em frente à secretaria municipal de Educação Cultura e Esporte (Smece), a professora da rede municipal, Ana Lúcia Mercadante, teve uma desagradável surpresa quando saiu de uma reunião, por volta das 16h. Uma árvore, que fica ao lado do “Capim” caiu sobre o HB20 dela. Wagner Miranda, passava com seu Fiesta pelo local e também foi atingido pela mesma árvore. Ele contou que estava dirigindo e reduziu a velocidade por causa da visibilidade, quando a árvore caiu sobre ele, que estava no lado oposto da avenida, em direção à rua Alberto Torres. Wagner conseguiu sair pelo banco do carona.


Em frente ao IFF de Guarus, na BR 101, uma árvore caiu sob uma fiação elétrica, deixando bairros sem energia. Na rua Lindolfo Fraga, no Parque Vera Cruz, próximo ao Colégio Estadual General Dutra, moradores os moradores puxaram galhos que caíram com a ventania e obstruíram a pista. Segundo eles, como a rua está alagada devido à baixa vazão dos bueiros, quando os veículos passam, jogam água dentro das casas.

Na rua Benta Pereira, próximo à Delegacia da Polícia Federal, uma árvore também caiu em cima de um carro. Messias de Almeida, estava trabalhando no camelódromo quando soube o ocorrido. Um rapaz, que vigia a rua avisou que a árvore havia caído sobre o carro dele.





Fonte: Folha da Manhã

Decreto sobre regras para o Carnaval de São João da Barra


O Decreto 014/18, que dispõe sobre as regras básicas durante o carnaval no município de São João da Barra, continua em vigor para o período de folia em 2019, que tem início oficialmente nesta quinta-feira, 29. A Secretaria de Ordem Pública, por meio do Departamento de Fiscalização e Postura, fica a cargo de realizar fiscalização e, caso necessário, solicitar apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

"O Decreto de 2018 continua vigorando. Entre as medidas estabelecidas está vetada a venda, distribuição ou utilização de garrafas de vidro, sprays de espuma (e similares), produtos inflamáveis e pirofóricos", destaca o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado.

Também é proibida a execução de música ou som que interfira, atrapalhe ou concorra com a sonorização dos eventos oficiais. O mesmo se estende aos ambulantes, barracas, trailers ou similares, mesmo que em baixo volume.





Fonte: Secom PMSJB

Bailinho de Carnaval na Cidade da Criança neste sábado e domingo

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A folia chegou na Cidade da Criança Zilda Arns (CDC). Neste sábado (2) e domingo (3), com direito a confete, serpentina, entre outros enfeites, a criançada vai poder comemorar a chegada do Carnaval com Bailinho de Carnaval, pintura artística, contações de histórias, jogos pedagógicos. A diversão no parque temático começará a partir das 10h. 

— Convido a todos para o nosso baile de Carnaval, às 15h, com coroação de Rei e Rainha da CDC que será com muita alegria para todos. Venham todos fantasiados para cair na folia com a gente. Vale ressaltar que somente neste final de semana que estaremos com o horário de funcionamento diferente, das 10h às 19h — disse a administradora do parque temático, Dilciany Tavares. 

A Cidade da Criança Zilda Arns está localizada na Avenida 28 de Março, s/n – no Parque Alzira Vargas. Crianças de até 12 anos (sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis) e idosos a partir de 60 anos não pagam entrada. Estudantes a partir de 13 anos, mediante documento de identificação, pagam meia-entrada no valor de R$ 2,50. Já os adultos pagam R$ 5.




Fechamento de ruas para o Carnaval em São João da Barra

(Fotos: Paulo Pinheiro)
A Secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), atuará no fechamento de ruas na sede do município e nas praias de Atafona, Grussaí e Açu, durante todos os dias de carnaval até o término da programação oficial da Prefeitura. O objetivo é proporcionar maior segurança aos foliões.

Segundo o gerente municipal de Trânsito, José Renato Duarte, a ação é fundamental para manter a ordem, a paz e a tranquilidade de moradores e visitantes. “São João da Barra é uma cidade em que a tradição do carnaval de rua perdura até os dias de hoje, portanto é necessária essa ação para que todos brinquem com segurança”, declarou Renato, acrescentando que cerca de 100 pessoas estarão atuando no fechamento das ruas.


Os moradores das ruas interditadas que já efetuaram o cadastro em anos anteriores poderão comparecer na sede do Demutran, localizado no prédio em frente à Prefeitura, até às 17h, de quinta-feira, 28, para retirada do adesivo de acesso livre. Os que ainda não efetuaram o cadastro deverão comparecer portando a cópia do documento do veículo e comprovante de residência.

Os adesivos para ambulantes que trabalharão no carnaval serão entregues na Secretaria de Ordem Pública, no Setor de Fiscalização e Postura; já os adesivos de acesso para imprensa, autoridades e veículos em serviço, na Secretaria de Turismo Esporte e Lazer. Ambas as secretarias estarão abertas até às 18h, desta quinta-feira, sendo que a Ordem Pública fica localizada na rua Barão de Barcelos, na Rodoviária, e o Turismo, na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, nº 86, Altos.

“Os melhores acessos de veículos para o Centro são: vindos de Atafona pela BR-356, entrada pela Barão de Barcelos; vindos de Grussaí, acessar a rua ao lado do Cemitério, na entrada da cidade, e seguir pela dos Passos”, ressaltou Renato.



Confira as ruas que serão fechadas no período de carnaval:

Sede do município: Praça Santo Antônio e Praça Santo Antônio com Quintino Bocaiuva; São João, esquina com Barão de Barcelos; Dioneth de Souza Rocha, esquina com Barão de Barcelos; Dioneth de Souza, esquina com Quintino Bocaiuva; Beco ao lado do Clube Chinês e São Benedito, esquinas com Barão de Barcelos, Sacramento, Gladys Teixeira e Coronel Teixeira; Professor Aluízio Farias, esquina com Sacramento; João Francisco de Almeida, esquinas com Sacramento e Glayds Teixeira; Sacramento, esquinas com Rua dos Passos; Rua dos Passos, esquinas com Gladys Teixeira, Rosário e Coronel Cintra; Rosário, próximo ao Barracão dos Congos; Coronel Moreira, esquinas com Coronel Teixeira e Coronel Cintra; Coronel Moreira esquina do Barracão dos Congos, e em frente à Cedae.

Nos dias 3 (domingo) e 5 (terça), a partir das 14h, iniciam os fechamentos das ruas Rosário, esquina com Coronel Cintra; Coronel Cintra esquinas com Rua dos Passos, Dr. João Manoel Alves; Praça da Boa Morte; Coronel Cintra com João Francisco de Almeida, Praça São Bebedito e rua São Benedito, para que os carros alegóricos do Congos possam chegar no ponto de concentração do desfile.

Atafona – No domingo, 3, a partir das 14h, serão fechadas diversas ruas que fazem esquina com a BR-356 nas proximidades do Trevo de Cuica; rua Carmelita Moraes Nascife até a rua Manoel M. da Silva, Trevo de Cuica, e Alvino da Silva Lopes (Igreja da Penha).

Grussaí – No sábado, 2, a partir das 14h, será fechada a Avenida Liberdade, rua Ubelina Manhães Siqueira; Mercedes Vasconcelos; Lourenço Augusto; Cabanas; Coronel de Castro; Valdir Araújo; Amaro de Souza (antiga rua do Miorante); Sebastião Vasconcelos

Já no domingo, 3, no mesmo horário, no bairro Nossa Senhora Aparecida, do outro lado da Lagoa de Grussaí, as ruas do entorno do palco oficial do carnaval.

Açu – De sexta-feira, 01, até terça-feira, 05, serão fechadas: rua Principal; Servidão 1; Servidão 2; Santa Cruz; Manoel de Sá Viana 1; Manoel José Viana de Castro; Machadinho 1; Machadinho 2; rua da Padaria (434); Machadinho 3; Dorlindo Ribeiro (rua do DPO) e área de show.





Fonte: Secom PMSJB

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Segurança dos foliões no Carnaval de São João da Barra


Reunião no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Campos dos Goytacazes, na terça-feira, 26, deu fim às especulações sobre horário do término do carnaval no município de São João da Barra. Autoridades se reuniram com o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que está à frente da instituição, para formalizar os trabalhos relativos à segurança no período de carnaval.

Estiveram reunidos os secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, e de Ordem Pública, Rodrigo Machado; o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Teixeira; a tenente da 5ª Companhia de Policiamento local, Gobeti, e o responsável pela empresa privada de segurança, Flávio Salles.


A programação oficial da Prefeitura para o carnaval encerra às 3h da manhã, todos os dias e em todo o município. Ficou acordado com o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia que sua equipe de policiais estará fazendo a segurança do dia 1º a 5 de março, das 21h até às 4h do dia seguinte, período de dispersão do público. A partir disso, a equipe de segurança privada segue na avenida até as 5 horas.

Em relação à festa, na quinta-feira, 28, data marcada para iniciar o carnaval sanjoanense, e a quarta-feira, 6, em Grussaí, foi explicado pelo secretário de Turismo, Edivaldo Machado, que os eventos marcados já aconteciam na cidade em anos anteriores, só não faziam parte da programação oficial. Desta forma, a Polícia Militar manterá o seu efetivo normal, que contará também com a Guarda Municipal e a equipe de segurança privada.

O 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos dos Goytacazes é responsável, também, pela segurança de São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, além de São João da Barra. Serão 400 policiais militares disponibilizados para atuarem nessas regiões, de sexta a terça-feira.

De acordo com a programação, no dia 9, na sede e em Grussaí (outro lado da lagoa), e no domingo, 10, no Açu, os eventos acontecem em decorrência do encerramento do projeto de verão, neste caso, a Polícia Militar manterá o mesmo quantitativo de policiais do período de carnaval.

- Quero aproveitar e agradecer ao Comandante Ibiapina pela receptividade, quando pudemos esclarecer alguns assuntos abordados pela mídia (não oficial), que não representa o entendimento das secretarias municipais responsáveis pela festa de Momo - frisou Edivaldo Machado, que ainda ressaltou ser de fundamental importância a parceria com a Polícia Militar para a segurança dos foliões.

O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, afirmou que a segurança é uma prioridade nos festejos, e que vem realizando reuniões com as polícias Rodoviária Federal, Civil, Militar, BPRv, Guarda Civil Municipal, Departamento de Fiscalização e Posturas para alinhavar estratégias de segurança. “É muito importante o entendimento da Polícia Militar, em relação à necessidade de aumento do efetivo nos dias de maior movimentação. Também destaco a importância da Guarda Municipal em nosso planejamento. Cabe ressaltar que a segurança privada é credenciada pela Polícia Federal, e teremos o monitoramento por câmeras de toda a avenida”, finalizou.

Ministério Público - Como de praxe, o Comandante Ibiapina fez um comunicado ao Ministério Público informando os dias que a PM estará atuando, e solicitou que os representantes da Prefeitura comuniquem a promotora Ludimila Rodrigues, da Comarca local, que os eventos aconteciam anteriormente, e que, este ano, passou a integrar a programação oficial.

O secretário de Turismo, Edivaldo Machado, esteve no mesmo dia, no Ministério Público para se colocar à disposição da promotora para os devidos esclarecimentos.





Homem autuado por receptação em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um jovem de 20 anos foi autuado por receptação por volta das 16h30 de ontem, terça-feira, 26, quando estava em uma motocicleta em Cajueiro, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, quando em patrulhamento de rotina pela estrada do galinheiro, na localidade de Cajueiro, foi visto dois homens em uma motocicleta Honda CG 125, de cor verde, sem placa, em atitude suspeita onde após abordagem nada de ilícito foi encontrado. Porém ao verificar a situação da motocicleta através da numeração do chassi foi constatado que o veículo estava sem restrição quanto a roubo/furto. Em sequência foi verificado a numeração do motor onde estava picotada.

A polícia acrescenta, ainda, que o condutor sendo o mesmo proprietário da referida motocicleta foi encaminhado para 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde o caso foi registrado e o carona foi liberado.

O jovem de 20 anos foi autuado no artigo 180 (recepção) onde foi estipulado fiança no valor de 1.000,00 reais ficando o mesmo a disposição da justiça




Fonte: Parahybano 

Espaço da Oportunidade, hospital oferece 20 vagas de emprego

(Foto: divulgação | Supcom)
Em parceria com a superintendência de Trabalho e Renda, através do Espaço da Oportunidade, um hospital localizado em Campos disponibiliza 20 vagas para Auxiliar Administrativo a serem preenchidas através de processo seletivo.

Além destas, outras 120 vagas disponíveis em diversas áreas, entre elas: Consultor de Vendas Autônomo (10), Corretor de Imóveis (16), Motorista de ônibus rodoviário (20), Vendedor Externo, além de cinco vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). Quem já for cadastrado pode se encaminhar para a vaga desejada através do Whatsapp do Espaço. Veja a lista com todas as vagas AQUI.

Os interessados em fazer o cadastro do currículo devem procurar o Espaço da Oportunidade, localizado nos altos da Rodoviária Roberto da Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, além de certificados de cursos, caso tenham.

Após o cadastro feito na sede do espaço, o candidato realiza seu encaminhamento a vagas de seu interesse pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e do código da vaga. O encaminhamento é feito pela Superintendência de Trabalho e Renda, através do Espaço da Oportunidade, sem a necessidade de o candidato ir novamente até a sede. Já as empresas que queiram se cadastrar no Espaço, também devem comparecer na sede do órgão, levando o CPNJ, caso for pessoa jurídica, ou CPF se for pessoa física. O cadastro também pode ser realizado pelo telefone (22) 98168-4395.





Fonte: Supcom

Caminhão recuperado no Novo Jóquei após ser roubado em posto na BR 101

(Foto: divulgação)
Um caminhão, com carga de roupas de uma loja de departamento, foi recuperado na manhã desta quarta-feira (27), na rua Gilberto Freire, no bairro Novo Jóquei, em Campos. O motorista foi vítima de um assalto, também nesta quarta, em um posto de combustível na BR 101, no Parque Rodoviário, próximo à Policlínica da Polícia Militar.

Após receberem informações, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), com o apoio do 8º BPM, foram até o local e encontraram a carga intacta, com produtos lacrados. O caminhão estava abandonado. Nenhum suspeito foi preso. Apesar do susto, a vítima passa bem.

A ocorrência foi registrada na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), onde o caso será investigado.







Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

SJB com programação do Carnaval definida

(Foto: divulgação)
A Prefeitura de São João da Barra já bateu o martelo com relação ao Carnaval deste ano, que, de acordo com a administração municipal, é considerado o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro. Conforme acordado com a Polícia Militar, os eventos vão acontecer até as 3h. A festa começa já na quinta-feira (28). A folia continua até a quarta-feira de Cinzas (6). Além da festa de Momo, SJB vai prorrogar a grade de eventos até sábado (9). Uma importante mudança na grade da programação é com relação ao concurso de Mascarados Dr. Ailton Damas.

— Antes o concurso era realizado somente na segunda-feira na parte da tarde. Agora, nós vamos fazer em três dias, até para que os mascarados possam se divertir e participar mais da folia. A primeira apresentação, para uma comissão julgadora, vai acontecer na abertura do Carnaval, quinta-feira. No sábado, eles podem participar do bloco dos Mascarados e novamente serão avaliados. Na terça-feira, serão anunciados os resultados e a premiação será entregue. Os mascarados vão participar da abertura até o encerramento do Carnaval — explicou Edivaldo.

Com relação à questão da segurança, a PM não emitiu o nada a opor para a realização da programação da quinta-feira que antecede o Carnaval, nem para a quarta-feira de Cinzas. Porém, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Rodrigo Ibiapina, afirmou que o efetivo normal do município estará focado em atender a folia. “O que não tem como é a gente reforçar o efetivo nesses dois dias”, disse Ibiapina, acrescentando que no sábado após o Carnaval a segurança estará reforçada, já que o pedido partiu da Prefeitura em tempo hábil para o planejamento. A Prefeitura vai contar com o efetivo próprio, da Guarda Civil Municipal, e a contratação de seguranças particulares.

Confira a programação completa para sede do município, Atafona, Grussaí, Barcelos e Açu:









Fonte: Blog Na Curva do Rio

Mulher fica ferida em colisão entre carro e caminhão na BR-101

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma mulher ficou ferida em um acidente na tarde desta segunda-feira (25) na BR-101, em Ururaí, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Segundo a Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, o carro onde a mulher estava e um caminhão colidiram na altura do km 76.

Ainda de acordo com a concessionária, a vítima foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM). O G1 aguarda informações sobre o estado de saúde da paciente.

As causas do acidente serão investigadas na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.






Foto: G1

Comunicado da prefeitura de São João da Barra

(Foto: divulgação)
A Prefeitura Municipal de São João da Barra comunica às empresas de telefonia e internet a necessidade e urgência de revisão dos cabeamentos em toda a extensão da avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, em função do período de carnaval, quando a avenida estará movimentada com a passagem de trios elétricos e carros alegóricos, e a fiação baixa poderá ser rompida, ocasionando a falha dos serviços.





Fonte: Secom PMSJB

Museu Histórico de Campos, vai receber baile de carnaval nesta terça

(Foto: Ralph Braz | `Pense Diferente)
Folia e história vão se unir na noite desta terça-feira (26) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, quando o Museu Histórico vai abrir as portas ao som das marchinhas no primeiro Baile de Carnaval do Museu, a partir das 19h.

O evento gratuito marca a abertura da exposição “Do Preto e Branco ao Colorido do Carnaval Campista”. As melhores fantasias serão premiadas e uma roda de conversa também vai entreter o público.

A apresentação das marchinhas será realizada pelo músico Markinho Sá, além de um cortejo de carnaval com os alunos do curso Letras em Movimento, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, caminhando pela Praça do Santíssimo São Salvador e pelo museu.


A roda de conversa será sobre o politicamente correto das marchinhas, com o historiador Marcelo Sampaio.

Segundo a gerente do museu, Graziela Escocard, a pesquisa para exposição foi baseada no livro "Na Taba dos Goytacazes", de Hervé Salgado Rodrigues, que revela várias tradições tipicamente campistas na temporada de carnaval.

Será o primeiro baile de carnaval no museu, com o intuito de aproximar a população para sua história. Aproveitando o calendário das festas populares brasileiras.

"Pensando na valorização desta manifestação popular brasileira, decidimos resgatar a história do nosso carnaval campista, como uma forma de incentivar essa tradição cultural em nossa cidade. Iremos expor fotos antigas ainda em preto e branco de desfiles, bailes e de blocos de rua. Teremos fotos desde 1938 até 2000, que revelam a riqueza do nosso carnaval e como ele foi se transformando ao longo do tempo", relatou Graziela.






Defensor público é rendido e assaltado dentro de casa por homens encapuzados em Campos

(Foto: Ralph Braz |  Pense Diferente)
Quatro homens armados e encapuzados invadiram a casa de um defensor público em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na manhã desta segunda-feira (25) .

Os bandidos chegaram em dois carros no imóvel, que fica no bairro Goitacazes, e chegaram a render um pedreiro que trabalha no local.

Eles fugiram com joias e dinheiro, de acordo com a polícia. Até a publicação desta reportagem nenhum suspeito havia sido detido.

A polícia fez buscas no local e está procurando imagens de câmeras de segurança que possam ajudar no caso.





Fonte: G1

Tribunal de Justiça suspende liminar e autoriza cobrança de água e esgoto com reajuste

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O desembargador da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Carlos José Martins Gomes, autorizou, nesta segunda-feira (25), à Concessionária Águas do Paraíba elevar as tarifas do serviço de água e esgoto em Campos Goytacazes. No dia 25 de janeiro, uma liminar do juiz titular da 5ª Vara Cível de Campos, Claudio Cardoso França, tinha tornado sem efeito o Decreto Municipal nº 344/2018 que reajustou no final do ano passado as tais tarifas. Contudo, a concessionária recorreu e conseguiu agravo de instrumento contra decisão proferida pelo juízo da 5ª Vara Cível de Campos.

Os valores das tarifas referenciais de água e esgoto, pelo decreto, passaram de R$ 39,45 para R$ 43,63. No mesmo decreto houve correção nos valores da tarifa social e do metro cúbico, que passaram, respectivamente, de R$ 19,72 para R$ 21,82 e de R$ 3,94 para R$ 4,36.

Ao recorrer da liminar, a concessionária alegou que o contrato administrativo celebrado com o Município de Campos dos Goytacazes, bem como com a legalidade do processo administrativo de verificação do percentual aplicado, que contou com prévia manifestação favorável da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da Procuradoria de Município. Sustentou, ainda, o risco de dano pela não observância do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, uma vez que não será remunerada pelos inúmeros investimentos realizados no sistema de esgoto sanitário, bem como pelos custos operacionais com a manutenção de todo o sistema.

A liminar derrubada nesta segunda-feira foi concedida em janeiro de 2019 pelo juízo da 5ª Vara Cível de Campos dentro de uma ação popular movida pelo vereador Álvaro Henrique de Souza Oliveira (SD) e tem como réus o Município de Campos, o Prefeito Rafael Diniz e a Concessionária Águas do Paraíba. Na época, o juiz Claudio Cardoso França afirmou que “o Decreto Municipal nº 344/2018, por não conter motivação coerente com a majoração dos valores da conta mínima e das tarifas referenciais, desponta como ato inválido e instrumento de afronta aos princípios da legalidade, moralidade e modicidade tarifária”.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que o município vem acompanhando o processo judicial e cumprirá todas as decisões que nele forem tomadas.





Fonte: Terceira Via

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Homem morre e outro fica ferido em colisão entre carro e ônibus


O motorista Anderson S. Gomes, de 27 anos, que estava em um carro, morreu, e o motorista do ônibus envolvido em um acidente ficou ferido na noite deste domingo (24) no bairro Aeroporto, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus estava sem passageiros, na Avenida José Bastose, e seguia para a garagem da empresa. O veículo foi atingido pelo carro, que vinha desgovernado e em alta velocidade.

O corpo de Anderson foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna.

O condutor do ônibus foi encaminhado para o Hospital São José do Havaí.

As causas do acidente são investigadas pela 143ª Delegacia de Polícia.






Fonte: G1

Atropelado por guarda municipal embriagado, idoso está internado em estado grave

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um idoso de 67 anos está internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, para onde foi levado após ter sido atropelado no cruzamento das avenidas José Alves de Azevedo, a Beira-Valão, e Tenente Coronel Cardoso, a antiga Formosa, na madrugada de domingo (24). O motorista, que é guarda municipal, estava embriagado e foi detido em flagrante pela Polícia Militar (PM) e encaminhado para a 134ª Delegacia Policial (DP), no Centro.

Conhecido como Bigode, Alberto Amaro Campos da Silveira saía de um evento de pré-carnaval na rua 13 de maio e conduzia uma bicicleta no momento do acidente. Ele sofreu ferimentos na cabeça e foi encaminhado para o HFM. De acordo com a unidade, o estado de saúde do paciente é considerado grave.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência submeteram o guarda municipal, que estava de folga, a um teste no etilômetro, que apontou forte concentração de álcool etílico na corrente sanguínea. Ele foi detido e encaminhado para a 134ª DP, onde foi autuado e prestou esclarecimentos.

A Guarda Civil Municipal (GCM) emitiu nota, confirmado o envolvimento de um agente no acidente e afirmando que “lamenta profundamente o ocorrido”. A corporação afirmou que “os procedimentos adotados pelos órgãos de Segurança e de Justiça estão sendo acompanhados” e “que age conforme o Estatuto do Servidor, enviando a documentação à Procuradoria Geral do município”.

Já a Procuradoria informou que, “tão logo tenha acesso a todos os fatos e documentos, avaliará quais as medidas cabíveis ao caso”.

Breve campanha nas redes sociais — Sem conseguir contato e estranhando o desaparecimento de Alberto Amaro, familiares recorreram às redes sociais para tentar encontrar o idoso. Em uma postagem, a filha de Bigode deu detalhes sobre os passos do pai antes do acidente. “Ele trabalhou na batalha de confetes na 13 de Maio e às 4h saiu de bicicleta para vir à casa pegar o carro”, escreveu, fazendo um apelo por informações que levasse ao seu paradeiro.

Após a família ser informada da internação de Alberto Amaro no HFM, a postagem foi atualizada. “Ele se encontra no hospital, orem por ele”, pediu a filha.







Fonte: Terceira Via

Posto do BPRv no 5° Distrito de São João da Barra

(Foto: divulgação)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, deu mais um passo nesta sexta-feira, 22, para a construção do Posto de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) na RJ-240, na localidade de Campo de Areia, no 5° Distrito. O assunto foi tratado durante encontro da prefeita com o major Daniel Frederico Ramírez, comandante da 4ª Companhia de Policiamento Rodoviário; tenente-coronel Sérgio Amâncio Porto, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado do Rio e o presidente da Câmara, Alex Firme. 

Da reunião também participaram o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ivan Figueiredo, o secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Machado, e demais representantes de outros órgãos da administração municipal. Segundo a prefeita, todos estão de acordo quanto à importância e necessidade do posto na área, hoje de grande fluxo, devido ao Porto do Açu e demais empresas do Complexo. 

"Esse atendimento é de suma importância, pois coibirá a entrada ilegal de armas e de drogas, proporcionando mais segurança aos municípes. É, também, mais uma ação de infraestrutura para atender a demanda crescente da localidade com o Porto em pleno funcionamento", disse a prefeita.

A prefeita Carla também lembrou que, através de parceria, foi viabilizado junto à Polícia Rodoviária Federal, um posto na BR-356, na localidade de Cajueiro, já em funcionamento. "Agora, com a presença do BPRv no 5° Distrito, estaremos monitorando as entradas e saídas de São João da Barra, mais um passo pensando no presente e no futuro. Tudo isso para a segurança da comunidade", conclui.





Fonte: Secom PMSJB

Adolescente apreendido e jovem detido com maconha e cocaína em Grussaí

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Maconha e cocaína foram apreendidas com um adolescente e um jovem detido por volta das 22h de ontem, 19, na rua Afonso Nunes, em Grussaí, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, após denúncias de tráfico de drogas ocorrendo próximo à uma quadra de vôlei, os militares procederam ao local obtendo êxito em abordar M.O.C.M., de 20 anos, e K.C.S., de 15 anos, sendo arrecadados 38 buchas de maconha; dois pinos de cocaína; R$ 290,00 em espécie, e dois aparelhos telefônicos celulares.

Os jovem foram encaminhados para 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde foram autuados nos Art. 33 e 35 da lei 11343/06. Permanecendo presos.






Fonte: Parahybano

Colisão entre moto e carro deixa quatro feridos na BR 356 em Martins Lage

(Foto: reprodução)
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-356, rodovia que liga o Noroeste Fluminense a São João da Barra. O acidente aconteceu neste domingo (24), na altura da localidade de Martins Lage, em Campos, e envolveu um carro de passeio e uma motocicleta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, após a colisão, o carro e a moto saíram da pista e foram parar em uma área de matagal às margens da pista. Dois jovens, de 18 e 19 anos, um adolescente, de 14 anos, e uma mulher, de 22 anos, ficaram feridos.

As vítimas foram socorridas e elevadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Dois homens, de 20 e 25 anos de idade, também estavam nos veículos, mas recusaram atendimento.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a assessoria de imprensa da unidade e aguarda informações sobre o estado de saúde das vítimas.

O acidente foi registrado na 134ª Delegacia Policial, no Centro.






Fonte: Terceira Via

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Quatro pessoas foram presas com materiais furtados em loja no centro de SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Quatro pessoas foram presas e materiais furtados de loja na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho foram recuperados por volta das 21h de ontem, 23, na rua Professora Glaydes Teixeira. O valor estimado do furto foi de cerca de R$ 8.000,00.

De acordo com informações da polícia, através de imagens de segurança foi possível identificar os acusados sendo F.J.M.D.C., de 30 anos, e D.M.D.S., de 22 anos, e que após buscas foi possível localizá-los e ao serem indagados do paradeiro das semijoias furtadas responderam ter vendido. Novas diligências foram realizadas com o intuito de encontrar as mesmas sendo também logrado êxito e que duas pessoas assumiram terem comprado os produtos para uso próprio e logo foi recuperado metade do material furtado.

A polícia acrescenta, ainda, que com as semijoias encontradas e com as partes procederam para a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde o caso foi registrado. F.M.D.C. e D.M.D.S. foram enquadrados no artigo que corresponde a furto e A.F.D.C., de 23 anos, e M.O.F., 32 anos, no artigo que corresponde a Receptação e depois liberados para Responderem em juízo.





Fonte: Parahybano 

Carro furtado no Balneário de Atafona é recuperado pela Polícia

(Foto: Parahybano)
Um carro furtado na noite de ontem, 23, no Balneário de Atafona, foi recuperado na manhã deste domingo, 24, em Grussaí, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, quando em patrulhamento de rotina foi recebida informações do sargento Batista, de folga, que o veículo Gol, cor preta e placa LJC 7834, estaria abandonado e que em contato com o proprietário que disse que o mesmo havia sido furtado na noite de ontem, 23, no Balneário de atafona.

Com o veículo e o proprietário, os militares procederam até a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde o caso foi registrado.





Fonte: Parahybano 

Bond do Forró anima multidão no Açu

(Fotos: Paulo Pinheiro)
No Fest Forró, no Açu, a explosão musical foi com o grupo Bonde do Forró, que não deixou ninguém parado. O repertório contou com músicas como “Por que Brigamos”, “Agarra Agarra”, “Tô Fazendo Falta”, “Chora me Liga” e “Parabéns pro Nosso Amor”.


O grupo Bonde do Forró agradeceu a animação do público e à prefeita Carla Machado, que estava presente ao evento. Eles a chamaram ao palco, e ela aproveitou para dizer que estava muito feliz por participar da linda festa com moradores do quinto distrito e visitantes.

A campista Geovana Miranda disse ter vindo de sua cidade especialmente para curtir o seu gênero musical preferido, o forró. “Quando saiu a programação e vi o nome do Bonde do Forró enlouqueci. Foi um ‘showzaço’" comentou.

A cantora Karen Moraes abriu a programação e com sua linda voz e carisma fez um lindo show para a comunidade do Açu, veranistas e turistas.

Domingo- A programação do Festival de Verão termina neste domingo, 24, com show de Renato Vargas, com sucessos consagrados da MPB e Bossa Nova. No palco dois, o cantor Angelo Nani abre as apresentações, a partir das 17h e a banda 4.0 acústico, às 20h encerra a programação. Já no Fest Forró tem o grupo Hits do Samba, às 18h e Sergin Pagodin, às 20h.







Fonte: Secom PMSJB

Sorriso Maroto leva multidão ao Balneário de Atafona

(Foto:divulgação )
Neste último final de semana do Festival de Verão de São João da Barra milhares de pessoas foram ao Balneário de Atafona prestigiar o show mais esperado de toda a programação, o pagode romântico do grupo Sorriso Maroto.

O vocalista do grupo Sorriso Maroto, Bruno Cardozo, agradeceu a presença dos fãs e comentou: “Receber esse carinho, esse calor, nos traz uma sensação muito gostosa. E é no palco que a gente retribui tudo isso. Essa noite é como um pré-carnaval, e a intenção foi justamente deixar todos em êxtase, feliz, e trocar uma energia positiva”, ressaltou.


O músico ainda elogiou a estrutura montada no Balneário. “É muito gratificante ver um lugar com todo suporte como gastronomia, segurança, entretenimento. Isso engrandece não somente o nosso trabalho no palco, mas a quem está assistindo também”, frisou.

No repertório músicas já consagradas como “Sinais” e “Ainda Gosto de Você”; além de sucessos mais recentes “Escondido dos Seus Pais”, “O Impossível”, “Dependente”, “Ainda existe amor em nós”, “Chave e cadeado”, entre outros.

Nossa, estou maravilhada! Foi uma noite empolgante, o Sorriso Maroto é um dos meus grupos de pagode preferidos - disse a sanjoanense Percília dos Santos, que ainda acrescentou elogios à segurança e ao atendimento nos quiosques, mesmo com o público expressivo.

No Balneário teve ainda as atrações locais, com o grupo Free Samba, e após o show nacional, o Promessa do Samba agitou a galera. O projeto Coração Gigante também participou promovendo um aulão de danças.




Fonte: Secom PMSJB

Carnaval deste ano será o primeiro em que assédio sexual é crime


Bloco de Carnaval tem alegria, flerte e pegação, mas tem também roçadas e toques indesejados e beijos roubados. Neste ano, porém, pela primeira vez, o assédio sexual contra foliãs e foliões será tratado como crime. 

O projeto de lei que definiu o crime de importunação sexual —praticar ato libidinoso contra alguém sem consentimento para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro— foi sancionado em setembro de 2018 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal DiasToffoli, então presidente da República em exercício.

A lei define como crime de importunação sexual"praticar ato libinoso contra alguém sem consentimento para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros". A punição prevista para quem não obedecer a legislação e ultrapassar a barreira do não é de 1 a 5 anos de prisão – pena mais dura que a dada a quem comete homicídio culposo, sem intenção de matar, cuja punição é de 1 a 3 anos de detenção.





Fonte: Folha de São Paulo 

Comércio invadido no centro de São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um comércio na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Centro de São João da Barra, foi invadido e materiais foram roubados na madrugada deste sábado, 23.

De acordo com informações do proprietário, o bandido arrombou uma porta que fica em uma residência ao lado da loja e entrou no estabelecimento roubando cordões, pulseiras, tornozeleiras, entre outros materiais. O valor estimado do roubo foi cerca de R$ 5.000,00.

Imagens de câmeras de segurança serão utilizadas para localizar o bandido.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra. 





Fonte: Parahybano 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Prefeitura de São João da Barra convoca concursados para área da Educação

(Foto: Paulo Pinheiro)
A Prefeitura de São João da Barra convocou, com publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, 22, (aqui), 33 profissionais aprovados no concurso público 001/2014, que passarão a integrar o Quadro dos Cargos Estatutários Permanentes da Administração Direta Municipal.

Os convocados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Barão de Barcelos, nº 88, no próximo dia 27, às 14h, para entrega de documentos conforme item 4.0 do edital e documentos complementares como: Cartão do SUS; Conta Bancária (Itaú); Declaração do Imposto de Renda completa e CPF dos dependentes.

Na última quarta-feira, 20, a câmara aprovou o Projeto Lei enviado pelo Executivo criando as novas vagas que serão preenchidas com a convocação, que são para os seguintes cargos: Professor I – Português; Professor I - Educação Artística; Professor I – Inglês; Professor II - 1° ao 5° ano; Professor II - atendimento à Educação Especial; Professor II - Educação Infantil - Pré-Escola; Professor II - Educação Infantil — Creche; Auxiliar de Creche; Orientador Educacional; Supervisor de Ensino.






Fonte: Secom PMSJB

Educação de Campos convoca mais 111 professores substitutos do Processo Seletivo


A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) publicou no Diário oficial desta sexta-feira (22) mais uma chamada para professores substitutos aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2018 para contratação temporária (AQUI). Foram mais 111 convocados, sendo 40 para Professor II (25h), 15 para Professor II (35h) e 56 para Professor I (20h), divididos por áreas do conhecimento (História, Português, Geografia, Matemática, Inglês, Ciências e Arte).

Os selecionados devem comparecer à sede da Smece, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, de acordo com o cargo, para entrega de documentos, habilitação e cadastro. A secretaria fica na Praça Cinco de Julho, 60 (prédio da antiga Estação Ferroviária).

É necessário levar: Cédula de Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral; Documentação comprobatória de nível de escolaridade e formação para o cargo pretendido; 01(uma) foto colorida 3X4 recente; Carteira de Trabalho (cópia da parte da foto frente e verso); Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos; Cartão PIS/PASEP; Comprovante de Residência; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais; e habilitação para a função pretendida.

Após esta etapa, haverá o encaminhamento para escolha de local de atuação, que ocorrerá nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, nos turnos da manhã e da tarde, dependendo do cargo e classificação.

Aqueles que faltarem, sem justificativa, serão considerados desistentes. As chamadas ocorrem de acordo com a demanda das unidades de ensino, seguindo a ordem de classificação.