terça-feira, 31 de julho de 2018

Sarampo e pólio: Campanha nacional de vacinação começa na próxima segunda-feira

(Foto: Divulgação)
A partir da próxima segunda-feira (06/08), todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional foi agendado para o dia 18, um sábado, mas a campanha segue até o dia 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, foram adquiridas 28,3 milhões de doses de ambas as vacinas – um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados, segundo a pasta, já estão abastecidos com um total de 871,3 mil doses da Vacina Inativadas Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. 

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

QUEDA NAS COBERTURAS

Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio ministério, acendem "uma luz vermelha" no país. Até o momento, a pasta contabiliza 822 casos confirmados de sarampo – sendo 519 no Amazonas e 272 em Roraima. Ambos os estados têm ainda 3.831 casos em investigação. Casos considerados isolados foram confirmados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2).

Em junho, países do Mercosul fizeram um acordo para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas na região das Américas, incluindo o sarampo, a poliomielite e a rubéola. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile se comprometeram a reforçar ações de saúde nas fronteiras e a fornecer assistência aos migrantes numa tentativa de manter baixa a transmissão de casos. Dados do governo federal mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal contra pólio abaixo de 50%.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. 

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

PÓLIO

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.







Fonte: Agência Brasil

CrossFit Games 2018: vai começar a batalha


A espera chegou ao fim, e a partir desta quarta-feira, dia 1º, os crossfiteiros de plantão vão poder acompanhar a maior competição mundial da modalidade, o CrossFit Games 2018. Até domingo, dia 5, 80 atletas, sendo 40 homens e 40 mulheres de diferentes países, vão competir em Madison, cidade no estado norte-americano de Wisconsin. Serão cinco dias de disputas em que eles terão de realizar com excelência diversos tipos de exercícios, como levantamento de peso olímpico, corrida, natação, ginástica, testes de força e habilidade, além de novidades que surgem a cada ano. O objetivo é definir o homem, a mulher e a equipe de melhor condicionamento físico do mundo. O SporTV e o GloboEsporte.com vão transmitir a competição.


Por dentro do CrossFit Games

Até a final do dia 5 de agosto, um longo caminho foi percorrido no CrossFit Games, que tem categorias dividas por idades. Primeiro com a fase Open com seleção de atletas por competição online. Para participar, o praticante teve que acompanhar os lançamentos dos treinos ou wods (workout of the day), a cada quinta-feira por cinco semanas. Era necessário gravar um vídeo com os exercícios, validar com um juiz afiliado e postar no site do evento.

Realizada de forma presencial para as categorias individual e por equipes, as competições regionais peneiraram mais os participantes. A divisão de classificados para essa fase variou de acordo com a região. Os sobreviventes nesta fase de alto nível avançaram no Games.

Na fase final da edição deste ano, 40 homens, 40 mulheres (individual) e 40 equipes mistas (três homens e três mulheres) vão competir entre si para ver quem é o atleta com o melhor condicionamento do mundo.


Brasil na disputa

O Brasil terá pela primeira um representante na categoria principal. O carioca Pablo Chalfun, de 25 anos, conseguiu a vaga inédita nos Regionais que aconteceram em maio no Rio de Janeiro. Além dele, o país terá outros cinco representantes este ano: Luiza Marques e Lucas Pusch, entre os adolescentes (Teen 16-17), e os másters Renata Pimentel (35-39), Cris Tourinho (45-49) e Leonardo Lima (50-54).


Doping

Este ano 14 atletas foram flagrados nos exames antidoping. Entre eles, o russo Andrey Ganin, a canadense Emily Abbott e três equipes (Team Colombia Parceros, East Woodbridge e CrossFit Valey Road) foram desclassificados e estão fora do CrossFit Games 2018.

Os destaques

Entre os principais atletas que estarão no Games 2018, podemos destacar Mat Fraser, atual bicampeão, e Tia-Clair Toomey, que venceu pela primeira vez em 2017. Annie Thorisdottir (duas vezes), Katrin Davidsdottir (duas vezes) e Camille Leblanc-Bazinet (uma vez) são as atletas já campeãs que tentarão destronar a australiana Tia-Clair. O americano Bem Smith estará na competição pela décima vez seguida. No feminino, Rebecca Voigt já participou 11 vezes.


As provas

O fator surpresa é sempre o ponto alto do CrossFit Games. A ideia da organização é desafiar os participantes a realizarem exercícios com os quais não estão acostumados no dia a dia nos boxes. Três provas já foram confirmadas pelo diretor da competição, Dave Castro. A primeira usará a bicicleta, mas ao contrário do ano passado, quando os atletas tiveram que percorrer um percurso no estilo cross, este ano o modelo utilizado será de asfalto. Não foi divulgado ainda como será exatamente a primeira atividade do Games 2018.


- Criamos o melhor teste que vocês já viram. Estou ansioso para ver como os atletas irão se apresentar. O primeiro dia entrará para a história do CrossFit Games como o mais difícil e desafiador. Eles serão forçados ao extremo de seus limites físicos e mentais. Será algo muito especial - adiantou Dave Castro.

A segunda prova usará argolas, e o Wod será 30 Ring Muscle-Ups no menor tempo possível. O terceiro desafio será um benchmark CrossFit Total, que consiste em um RM (repetição com carga máxima) de Back Squat, um RM de Press e um RM de Deadlift. Os atletas terão três repetições para cada exercício dentro de uma janela de quatro minutos para cada.

Se espera algo entre 12 a 16 provas para a disputa individual e entre equipes. As categorias master e teen devem ter sete provas ao todo.
Regras e pontos

As provas valerão até 100 pontos. Os atletas ganharão pontos com base no resultado final. Ao término das competições, o atleta com mais pontos é o vencedor. Se um competidor não conseguir completar um evento dentro do limite de tempo (para eventos cronometrados), sua pontuação será limitada, e eles receberão uma penalidade de um segundo por cada repetição não completada. Alguns eventos terão um requisito mínimo de trabalho. Para essas provas, se um atleta não atender a isso, fica inelegível para passar ao próximo desafio.


Confira a programação do CrossFit Games:

Quarta-feira (1/08)
18h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Sexta-feira (3/08)
14h - Melhores momentos dos dias 1 e 2 (SporTV 2)
20h15 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Sábado (4/08)
16h - Melhores momentos do dia 3 (SporTV 2)
19h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Domingo (5/8)
14h - Melhores momentos do dia 4 (SporTV 2)
15h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)





Dia Nacional da Mulher Negra é comemorado em São João da Barra


Atividades lembram o Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, em São João da Barra. O objetivo é celebrar a data e promover o diálogo e a troca de ideias para construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento do racismo e do sexismo.

O início foi no domingo, 29, com a participação na Marcha da Mulher Negra, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na terça-feira, 31, acontecerá o “Café com as Negras”, às 15h, no Centro Cultural Narcisa Amália, centro. “Outros eventos acontecerão nos dias 28 de setembro e 14 de dezembro”, informou a coordenadora do Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, Cristiane Monteiro.

“Nossa intenção é promover a aproximação de mulheres negras, ampliando e fortalecendo suas organizações e a sua identidade, além de estimular a reflexão e o debate sobre a luta e resistência contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe, ao longo dos anos”, declarou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano.

A programação do café terá palestra com a coordenadora Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq) e do Território da Cidadania, Lucimara Muniz, que abordará o tema: “Mulher negra na sociedade”. Logo em seguida, enfermeira e vice-presidente do Conselho do Direito da Mulher de Campos dos Goytacazes, Rosangela Gomes, falará sobre o tema: “Saúde da mulher negra”.

Haverá, ainda, exibição de imagens obtidas na 4ª Marcha da Mulher Negra, em Copacabana, e apresentação de um resumo das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa.






Oficinas de libras, braille, musicoterapia e de atenção aos autistas são oferecidas gratuitamente em Campos

(Foto: Divulgação)
A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através do departamento Multiprofissional, está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto para as oficinas de Educação Especial. As aulas são voltadas para professores da rede municipal e graduandos de licenciaturas. Há vagas para as oficinas “O aluno com surdez e a sala regular”, Soroban, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sistema Braille e “Música na Inclusão: uma abordagem musicoterapêutica e psicomotora”.

As inscrições podem ser feitas pelo email departamento.multiprofissional@gmail.com, informando nome, telefone, CPF, nome da oficina desejada, matrícula e o nome da unidade escolar que trabalha, em caso de servidor da rede.

São 25 vagas para cada oficina. A aulas começam a partir dos dias 15, 17 ou 24 de agosto, de acordo com o tema, e terminam em novembro. Há turmas na parte da manhã e da tarde. As oficinas “O aluno com surdez..”, TEA e de Música ocorrem na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). Já as aulas de Sistema Braille e Soroban acontecem no Instituto São José Operário.
Esta é a quarta vez, desde 2017, que a Smece oferece cursos voltados, exclusivamente, para Educação Especial. Cerca de 300 professores já foram capacitados.

— Estas oficinas atendem a uma demanda dos próprios professores das salas regulares, que precisam conhecer metodologias específicas para melhor trabalharem com os alunos com deficiência. Estamos trabalhando para alcançar uma educação inclusiva — explica a coordenadora do departamento Multiprofissional da Smece, Sílvia Nascimento Ribeiro.






Sala de aula de creche é alvo de princípio de incêndio em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma das salas de aula da Creche Escola Heloísa Monteiro da Paixão, localizada no Parque Guarus, em Campos, foi alvo de um princípio de incêndio na noite de segunda-feira (30). A informação foi passada pela Prefeitura de Campos que emitiu uma nota sobre o caso.

O incêndio aconteceu após a saída das crianças e ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

A sala de aula foi isolada e as aulas desta terça-feira (31) aconteceram normalmente na unidade escolar.

Confira a nota oficial da prefeitura:

“A secretaria de Educação, Cultura e Esporte, explicou que houve um princípio de incêndio em uma das salas da unidade escolar Heloísa Monteiro da Paixão, no Parque Guarus, na noite da última segunda (30). Não tinham alunos na unidade no momento e ninguém ficou ferido. Órgãos de segurança investigam as causas. As aulas estão mantidas, mas a sala em questão encontra-se isolada”.






Fonte: Terceira Via | SupCom Campos

Programação da 366ª edição da festa de São Salvador

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
A programação da tradicional festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos está imperdível. Em sua 366ª edição, no dia 6 de agosto, data do padroeiro da cidade de Campos, este ano são duas novidades: o “1º Campos Blues & Jazz” e a exposição “Luzes pela Cidade”, no Museu Histórico, que retrata a chegada da luz elétrica à cidade.

A programação religiosa e secular foi definida pelos organizadores que são a Diocese e a Prefeitura de Campos. A Festa do Santíssimo Salvador contará ainda com shows, apresentação de DJs; corrida ciclística, entre outras atrações.

Os festejos serão iniciados três dias antes. A superintendência de Entretenimento e Lazer, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Guarda Civil Municipal (GCM) já foram acionados. “É para viabilizar melhor a organização, segurança, trânsito, projetos a serem exibidos durante os eventos, instalações, locais que receberão o desfile cívico, entre outros fatores” destacou a diretora de Comunicação Interna da Prefeitura de Campos, Daniela Tinoco.

Na Festa de São Salvador, haverá apresentação do Coral de Idosos, organizado pela superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo. Como estrutura, serão disponibilizados dez pontos de alimentação operados por restaurantes campistas e cervejas produzidas no município. As crianças contarão com oficina de música e parquinho de diversões. Serão dois shows por dia. Na Festa de São Salvador, haverá apresentação do Coral de Idosos, organizado pela superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo.


Campos Blues & Jazz Festival

O I Campos Blues & Jazz Festival será realizado no mesmo período da Festa do Santíssimo Salvador. O evento terá apoio logístico da Prefeitura e irá acontecer na Praça Barão do Rio Branco, conhecida como Jardim do Liceu. Entre as atrações, destacam-se nomes como o americano Greg Wilson, vocalista e guitarrista da Blues Etílicos, considerada uma das pioneiras do gênero no Brasil, lançando seu primeiro trabalho solo após 29 anos de banda.

A cantora brasileira de origem russa, alemã e polonesa, Taryn Szpilman, é outra atração do festival. Ela é atualmente diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra. Tem no currículo, participação no Rock in Rio 2011. Também estão programadas homenagens aos músicos locais, pela contribuição à cultura e ao movimento musical da cidade. Haverá o aniversário de 148 anos de fundação da Lira de Apollo, terceira sociedade musical mais antiga do Estado.

Programação Canteiro de barracas: das 18h às 23h

03/08 – Renovação Carismática – Noite de Louvor
04/08 – Cia Vocal Musicanto
05/08 – Só Por Ti Jesus
Shows:

03/08 – Larice Barreto
04/08 – Lohan Luz e Os Mulekes
05/08 – Dom Américo
06/08 – Banda Novo Céu

Programação Religiosa:

Dia 03/08 – Novenário – 19h – Missa – Cel. Pe. Dilson de Souza Gama
Dia 04/08 – Novenário -19h Missa – Cel. Pe. Maxwell Santos Almeida
Dia 05/08 Novenário – 19h Missa – Cel. Pe. Alexandre Mothe

Dia 06/08 DIA DO SANTÍSSIMO SALVADOR

– 07h Missa – Cel. Pe. Gilmar dos Prazeres Silva
– 10h Missa Solene – Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
– 15h Missa
– 16h Procissão
– 18h Acolhida da Imagem do Santíssimo Salvador
– 19h Show no canteiro de barracas

Programação Campos Blues & Jazz Festival:

Sexta (03 de agosto)
17h00 – 18h00 – DJ Romualdo & Paulo André
18h00 – 19h00 – Jazz Solo
19h30 – 21h30 – Angelo Nani
22h00 – 00h00 – Greg Wilson (USA)

Sábado (04 de Agosto):
13h00 – 14h30 – DJ Romualdo & Paulo André
14h30 – 16h30 – Quarteto SUS4
17h00 – 19h00 – Hello Dixie
19h30 – 21h30 – Univibe Trio
22h00 – 00h00 – Dirty Devil Band

Domingo (05 de Agosto):
13h00 – 14h30 – DJ Romualdo & Paulo André
14h30 – 16h30 – Jazz Trio
17h00 – 19h00 – Betinho Power Trio
19h30 – 21h30 – Taryn Szpilman
22h00 – 00h00 – Blues Band Vidro

Segunda (06 de Agosto):
11h00 – 14h00 – DJ Romualdo & Paulo André
14h00 – 16h00 – James Coroico
17h00 – 19h00 – Moomshine Mojo
20h00 – 22h00 – Tatanka Beer Jazz Band





Michel Teló é mais uma atração da Feira Agropecuária de Quissamã

(Foto: Divulgação)
O cantor Michel Teló é mais uma atração confirmada da Feira Agropecuária e Turística de Quissamã, que será realizada de 3 a 5 de agosto no Parque de Exposições da cidade. Ele fará o show do dia 5, que marcará o encerramento da festa. Outro destaque será Thiago Brava, que se apresentará no dia 3. A programação do evento inclui feira do empreendedor, concurso leiteiro, provas hípicas, palestras, exposição de carros antigos e festival de cerveja. 

Em agosto de 2017, Teló lançou, pela Som Livre, seu sétimo trabalho solo, o DVD “Bem Sertanejo – O Show”. Com um repertório de grandes sucessos da música sertaneja e faixas inéditas, o DVD foi gravado em Curitiba (PR) e traz as participações especiais de Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça. Quatro frases na abertura de "Bem Sertanejo - O Show" resumem bem a carreira de mais de 20 anos do cantor e seu o projeto: “Vim do interior, da roça do Rancho Fundo/Jamais imaginaria que o mundo ganharia/Cada toada representa uma saudade/E meu desejo de ver o Brasil Bem Sertanejo”. 

De Medianeira (PR), Teló já conquistou o topo das paradas de sucesso em 23 países, e depois disso, bateu saudade das raízes. Foi quando ele desenvolveu o "Bem Sertanejo", que contou as histórias do gênero musical em entrevistas e parcerias em quadro do programa Fantástico, na Rede Globo. O projeto virou livro, coletânea em DVD e ganhou o palco, que é o habitat natural do artista. De Tião Carreiro, passando por Milionário e José Rico, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone e chegando em João Bosco e Vinicius, os precursores do novo sertanejo, o setlist do show registrado mostra que Teló não faz distinção, desde que a música seja boa e o crédito dado a quem merece. 

Isso tudo transforma o novo show em uma viagem pela história da música sertaneja brasileira, reproduzindo a trilha sonora da vida dos fãs do gênero. Tudo faz sentido logo na primeira da noite, quando abre o show com seu primeiro sucesso, “Ei Psiu Beijo Me Liga”, de 2009, emendada com “Pagode em Brasília”, que escalou as paradas com Tião Carreiro e Pardinho, e é uma das canções que motivaram a paixão de Teló pela música. Tem também “Menino da Porteira”, grande símbolo da música do campo brasileira, misturada a “Ai Se Eu Te Pego”, um dos maiores sucessos da música brasileira dentro e fora do país nas últimas décadas. 

O show traz ainda hits como “O Mar Parou”, no clima do reggae; a romântica “Por Trás da Maquiagem”; o arrocha assume o comando em “Caixa Empoeirada”; e a balada pop “Série Limitada”.







Fonte: Secom PMQ

Câmara de Vereadores de Campos retorna às sessões ordinárias nesta quarta e anuncia audiência pública

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Câmara de Vereadores de Campos realizará sessão ordinária nesta quarta-feira (1º), às 8h, encerrando o recesso parlamentar conforme previsão em Regimento Interno. Com o fim do recesso, as sessões ordinárias voltam a ocorrer às terças e quartas, com início às 8h.

Já no próximo dia 9, às 10h, está marcada a audiência pública que vai discutir a concessão dos serviços públicos de administração das atividades aeroportuárias no Aeroporto Bartolomeu Lisandro.






Desafio de Ciclismo em São João da Barra no próximo domingo


No próximo domingo, 5 de agosto, acontece, a partir das 8h, o Desafio de Ciclismo de São João da Barra. As inscrições gratuitas dos atletas sanjoanenses poderão ser feitas até o dia 3 de agosto, durante todo o dia, na Avenida Rotary, nº 548, Centro. Será necessário apresentar cópias de identidade, CPF e do cartão da conta bancária.

Para os atletas de outros municípios e estados, o prazo é o mesmo, mas é necessário efetuar o depósito bancário no valor de R$ 150,00 – mais informações pelo telefone (22) 99975-4306. Até o momento, 58 ciclistas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina confirmaram presença.

A competição, no centro da cidade, compreende um circuito de 2 km, passando pela Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Barão de Barcelos, BR-356 e Quintino Bocaiúva, sendo realizada pela Associação de Ciclismo Sanjoanense (ACS) com apoio da Prefeitura de São João da Barra. As categorias são: Feminino, Elite, Master A, B, C, e D, com tempo específico de prova que varia de 40 a 60 minutos, mais uma volta. A premiação será em dinheiro e troféus.

O coordenador municipal de Esportes, João Paulo Almeida, ressaltou que a iniciativa visa incentivar a prática esportiva, recolocando o ciclismo no calendário de eventos do município. “O ciclismo é um dos esportes mais tradicionais da nossa cidade e acreditamos que será uma grande competição, com disputas emocionantes, onde o público assistirá a um belo espetáculo”, disse.

– A ideia é resgatar a tradição da corrida ciclística atraindo novos adeptos para o esporte – comentou o vice-presidente da Associação de Ciclismo Sanjoananese, Douglas Santos, acrescentando que a expectativa é que seja o melhor evento de ciclismo dos últimos anos.

Os campeões brasileiros, João Carlos França (São João da Barra), Fabiele e Fabiano Mota (São Francisco de Itabapoana) e Alexandre Cardoso (Espírito Santo) estarão entre os participantes.







Fonte: Secom PMSJB

Porto do Açu: Obras vão gerar três mil vagas nos próximos anos

(Foto: Divulgação)
As obras do complexo de gás natural que está sendo construído no Porto do Açu, no Norte Fluminense, vão gerar cerca de 3 mil empregos diretos nos próximos anos. De acordo com José Magela, o diretor-presidente da Prumo Logística, operadora do porto, somente na construção da usina termelétrica GNA II, cujas obras serão iniciadas em 2019, serão geradas cerca de 2.500 vagas.

Nesta segunda-feira, o ministro de Minas e Energia Moreira Franco assinou contrato de outorga para a construção e operação da GNA II, que terá 1.700 megawatts (MW) de capacidade no Porto do Açu. Só a usina exigirá investimentos na faixa de R$ 4,1 bilhões.

Esse complexo também contará com outra usina térmica, a GNA I, que já está em construção e terá capacidade de 1.300 MW, além de um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), com capacidade diária de 21 milhões de metros cúbicos. Quando forem iniciadas as obras da GN II, a construção da primeira usina já estará avançada, projetam os responsáveis pelo projeto.

A térmica GNA I está prevista para entrar em operação em 2021, e a GNA II em 2023. Já o terminal de GNL está previsto para ser concluído até 2020.

O complexo de gás está sendo realizado pela GNA, que é uma subsidiária da Prumo Logística em associação com a Siemens e a petroleira BP. Ao todo o complexo exigirá investimentos totais de cerca de R$ 8 bilhões. O diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke, destacou que o complexo já nasce como o maior de gás natural da América Latina, pois somadas as duas térmicas terão capacidade total de 3 mil MW.

Porém, segundo o executivo, a ideia é expandir o complexo com novos projetos, como também preparar a área com infraestrutura para poder receber, no futuro, o gás natural que será produzido no pré-sal da Bacia de Santos.







Fonte: Extra

Saúde: Campos escolhido o melhor município do Brasil em Regulação do SUS

(Foto: Rogério Azevedo)
Campos foi escolhido o melhor município do Brasil em Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto “Monitoramento da Contratualização e Pactuações Intermunicipais através da Regulação do Acesso”, aplicado na Rede de Atenção em Saúde de Campos, foi classificado como a melhor experiência na temática pelo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O trabalho, elaborado pela subsecretária de Saúde Valéria Lopes foi apresentado na 15ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, do 34º Conasems que aconteceu na sexta-feira (28), em Belém, no Pará.


— Foi muito gratificante ter representado o município de Campos em um evento tão importante a nível nacional. Diante da dimensão e complexidade da rede própria e contratualizada a gestão compreendeu a necessidade de se implantar um sistema de monitoramento que desse visibilidade à quantidade e à qualidade dos serviços executados. O sistema de regulação é uma ferramenta importante na gestão de saúde pública, que garante não somente o cumprimento das leis de atenção ao usuário, mas também a qualidade dos serviços oferecidos à população. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos trabalhando no caminho certo — explicou a subsecretária.

O trabalho também teve como objetivo, evidenciar o controle e dar transparência ao acesso e utilização dos recursos financeiros intermunicipais pactuados com o Município, demonstrar o monitoramento e possibilitar a otimização e revisão dos contratos com os serviços complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS).

— É uma grande conquista do exercício da nossa gestão, o reconhecimento de quem realmente entende dessa temática tão importante que é o Conasems. Nosso compromisso é garantir gestão em saúde e é que temos feito. Sabemos que temos muito ainda para fazer, mas estamos trabalhando para isso. Não adianta ter dinheiro se não houver uma gestão eficiente para aplicar o recurso. A gestão eficiente garante a prestação de serviço de qualidade. Parabenizo à Secretaria de Saúde, a subsecretária Valéria Lopes e a todos os envolvidos neste projeto — ressaltou o Prefeito, Rafael Diniz.

Ainda de acordo com Valéria, o SUS é um sistema universal de saúde que amadurece ao longo dos anos e o monitoramento em Campos vem inserindo ferramentas de planejamento em suas rotinas, na busca da ampliação de sua efetividade. O controle das ações planejadas, através de informações dos processos de trabalho, traz para a gestão municipal de saúde a capacidade de avaliação, independente de ambientes externos, políticos, sociais e emocionais, o que tem apoiado o avanço do SUS no município.

— Diante de toda complexidade e pluralidade do SUS, há um compromisso da nossa gestão e dos servidores em oferecer acesso de qualidade em ações e serviços de saúde de acordo com a necessidade da população — concluiu.





Fonte: SupCom

Quase 100 celulares, videogame, caixas de som e drogas apreendidos em presídio de Campos

(Foto: Divulgação-Seap)
Uma operação no presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, no final da tarde dessa segunda-feira (30), terminou com uma grande apreensão de materiais. A ação foi realizada por inspetores de segurança e administração penitenciária.

O objetivo dos agentes foi fazer uma fiscalização dentro das celas e combater o uso de materiais proibidos na prisão. Durante a vistoria, foram apreendidos 91 celulares com 80 carregadores, 199 chips, um XBox One, manetes e carregadores, oito caixas de som, 15 fones de ouvidos, além de cocaína, 1.062 balinhas com características de cocaína, 65 balinhas com características de haxixe, 30 comprimidos na cor marrom, maconha e três balanças de precisão.

Todo o material foi levado para a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), onde a ocorrência foi registrada. Por meio de nota, secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a Corregedoria abriu uma sindicância para apurar os fatos e que participaram da operação inspetores penitenciários das unidades do Norte e Noroeste do estado, além do apoio da direção do presídio feminino Nilza da Silva Santos.







Fonte: Folha da Manhã

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Carro quase cai de prédio residencial no Centro de Campos

(Foto: Reprodução | RA notícias)
Um acidente inusitado por pouco não acaba em algo mais grave, hoje, em Campos. Um carro automático confundiu sua motorista e o mesmo provocou um susto em moradores do Ed. Salete no Centro de Campos e também, em moradores de uma residência vizinha. O muro do estacionamento do segundo andar teve uma parte atingida e que acabou desabando e caindo sobre a casa vizinha. Por sorte, apesar do susto, ninguém ficou ferido.





Fonte: Blog Na Curva do Rio | RA Notícias

Governo autoriza implantação de Usina Termelétrica Porto do Açu III


Nesta segunda-feira (30), o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco autorizou a implantação da Usina Termelétrica GNA Porto do Açu III, no município de São João da Barra (RJ). O empreendimento contará com 1.673 megawatts (MW) de capacidade instalada, suficiente para abastecer o equivalente a 7 milhões de residências, por meio de quatro unidades geradoras a gás e uma linha de transmissão de 150 quilômetros de extensão.

O início da operação é previsto para janeiro de 2023 e sua outorga vale por 35 anos. O investimento está estimado em R$ 4,1 bilhões e prevê a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos em sua fase de implantação.

A instalação da termelétrica é parte do Açu Gas Hub, projeto em desenvolvimento no Complexo Portuário do Açu, cujo objetivo é constituir uma solução logística para o recebimento, processamento, consumo e transporte de gás natural produzido nas Bacias de Campos e Santos, assim como importação e armazenagem de Gás Natural Liquefeito (GNL) importado. O gás natural é considerado item fundamental para o desenvolvimento do complexo portuário.

Biodiesel

Moreira Franco também assinou portaria que aprimora os procedimentos e estimula a participação de pequenas usinas nos leilões de biodiesel. O objetivo é simplificar o processo dos leilões destinados à mistura obrigatória, bem como assegurar a pluralidade no setor, evitar a concentração de mercado e criar mais empregos na cadeia de biocombustíveis, promovendo o desenvolvimento regional. A portaria foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

De 5% a 10% do volume total comercializado no leilão deverão ser comprados prioritariamente de produtores de pequeno porte. São definidas como de pequeno porte as 33,3% menores usinas de biodiesel que se habilitarem em cada leilão (critério do tercil). Atualmente, espera-se que a portaria beneficie usinas com capacidade de produção média de até 70 milhões de litros de biodiesel por ano. Só poderão participar desse mercado prioritário as pequenas usinas com selo Combustível Social.

O selo é um certificado emitido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar para as usinas que compram uma quantidade mínima de matérias-primas cultivadas por agricultores familiares ou suas cooperativas, entre outros critérios.










Fonte: Correio Braziliense

Balneário de Atafona sediou, no final de semana, o 1º Open Beach Tennis

(Fotos: divulgação)
O Balneário de Atafona sediou, no final de semana, o 1º Open Beach Tennis, que reuniu 42 atletas divididos em 12 duplas. A disputa foi nas categorias B Masculina, C Masculina, Feminina e Mista, com premiação em troféus para os três primeiros colocados em cada uma delas.

No sábado, as partidas tiveram início às 9h30, prosseguindo até 17h30 e definindo os vencedores da categoria B Masculina e C Masculina. Na Feminina e Mista, os vencedores foram conhecidos no domingo, das 9h15 às 15h. Do total de participantes, 30 eram de Atafona e 12 de Campos dos Goytacazes.


O Beach Tennis começou a ser praticado em São João da Barra no ano de 2017, nas areias de Atafona, e conta hoje com um grande número de adeptos no município. Os treinos, na rua do Farol da Marinha, acontecem às terças, quintas, sábados e domingos, sempre a partir das 8h.

– Essa foi nossa primeira experiência em termos de competição. O apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, de Meio Ambiente e Serviços Públicos, e de Comunicação Social, foi de grande importância para o total sucesso do evento – Ressaltou Marta Teles, que juntamente com Ronaldo Campos foi responsável pela organização.


Categoria B Masculina

1º lugar: Rafael e Guilherme

2º lugar: Caio e David

3º lugar: Cristiano e Pedro



Categoria C Masculina

1° lugar: Jamil e Robinho

2º lugar: Hermano e Zezinho

3º lugar: Ronaldo e Lucas


Categoria Feminina

1º lugar: Fernanda e Louhana

2º lugar: Marta e Cristina

3º lugar: Márcia e Marcella


Categoria Mista

1º lugar: Rafael e Laura

2º lugar: Marta e Cristiano

3º lugar: Fernanda e Sirineu





domingo, 29 de julho de 2018

Pacientes de doenças crônicas recorrem a trocas e doações na internet para garantir medicamentos

(Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)
Só a solidariedade cura. Essa frase nunca foi tão verdadeira quanto atualmente para pacientes de doenças crônicas e que dependem de medicamentos controlados e caros distribuídos gratuitamente pelo governo do estado. Diante do abastecimento irregular da Rio Farmes, a farmácia do estado, muitas dessas pessoas recorrem às dezenas de grupos de troca e doação de remédios que existem na internet e, só assim, conseguem dar continuidade ao tratamento.

Normalmente, o medicamento oferecido — e muitas vezes enviado pelo correio de lugares distantes — é sobra de algum parente que morreu ou de pessoas que concluíram a terapia e usam as redes sociais para passá-lo adiante, sem custos, apenas com a intenção ajudar o próximo.

Não fosse dessa forma, Luma Doné Miranda, de 27 anos, não teria como tratar a retocolite ulcerativa, doença do intestino, diagnosticada em 2011. Ela conta que a última vez que encontrou o seu remédio, o Mesalazina 400mg, na farmácia do estado foi em março de 2016 (hoje, a Rio Farmes tem o de 500mg, o que não soluciona seu problema). Desde então, a salvação tem sido grupos de troca e doação. Como ela toma quatro comprimidos por dia, uma caixa que custa de R$ 140 a R$ 200 só dura uma semana.

— Acabamos criando mecanismos para lidar com a falta de remédios. A gente nem sabe se é certo, mas faz porque é uma questão de saúde — argumenta a moradora do Itanhangá que participa de cinco grupos no Facebook e dois no WhatsApp.

Já a moradora de Nilópolis Laura Lee, de 35 anos, criou um grupo no Facebook (Doação de Medicamentos-RJ) após ter sido diagnosticada como portadora do vírus HTLV, que é transmitido sexualmente. Começou doando medicamentos que sobravam, hoje tem seis prateleiras cheias para doação e busca espaço maior para ampliar a ajuda aos que precisam.

A prática, no entanto, não tem aprovação do Ministério da Saúde, que recomenda a devolução das sobras ao órgão, para análise e possível redistribuição a outros pacientes.

— As doações me mantêm por um tempo, mas não garantem que vou ter o medicamento todos os meses. No entanto, diante da falta no estado, é a principal saída. Os grupos de troca e doação de remédios são de extrema importância. Eu não estaria aqui conversando não fosse isso. Fora que ganhei o que chamo de irmãos intestinais, que também formam uma rede de apoio, por reunir pessoas que enfrentam o mesmo mal. Além de serem importantes para facilitar a obtenção do medicamento, esses grupos são suporte para enfrentar a doença — diz Luma.

Ajuda pode vir até de outros estados do Brasil

A dificuldade de obter remédios no Rio leva pacientes a buscarem doações em outros estados. É o que fez Hanna Araujo, de 27 anos, moradora de Vista Alegre, na Zona Norte.

— Tive de recorrer a pessoas de São Paulo e Belo Horizonte. O médico vai trocando o medicamento de acordo com o tratamento e também pela dificuldade das pessoas de encontrar — afirmou a jovem, portadora da doença de Crohn, inflação crônica do aparelho digestivo.

Hanna, que também utilizava o Mesalazina, vai passar a usar o Adalimumabe este mês. Cada dose, que é injetável, custa R$ 5 mil, e ela precisa tomar quatro por mês. Para sua surpresa e alívio, ela encontrou o remédio disponível na Rio Farmes.

Também com retocolite ulcerativa, Thayane Claudino Alves, de 32 anos, moradora do Estácio, faz uso do Azatioprina. Ela teve notícia de que o abastecimento foi regularizado na Rio Farmes, mas desde o fim de 2016 não conseguia retirá-lo. Com isso, recorria a doações vindas de locais distantes como São Paulo e Santa Catarina. Hoje, ela integra a Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais criada, entre outras coisas, para ajudar a facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos. O custo é apenas o do frete.

Nelson Nahon, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), defende que a prescrição de medimentos é atribuição dos médicos e que a distribuição cabe ao SUS. Para ele, o recurso utilizado por esses pacientes mostra a dificuldade do estado em cumprir sua parte. Nahon alerta para os riscos, como o uso de medicamento vencido.

Cuidados necessários

Validade —Quem vai doar ou receber medicamentos precisa ficar atento à data de validade do mesmo, para evitar prejuízo à saúde.

Refrigeração — O Ministério da Saúde adverte ainda que alguns remédios, para terem eficácia, necessitam estar sob determinada temperatura e também precisam de acondicionamento especial. Por isso, não recomenda a doação ou troca.

Prioridade — Como os medicamentos podem vir de diferentes fontes e com validades distintas, os pacientes costumam utilizar primeiro os com data mais próxima do vencimento, para evitar o desperdício.

Onde buscar —O grupo Doações de Medicamentos-RJ aceita tanto pedidos quanto oferta de doações pelos telefones (21) 98132-0960/ 98166-1322/ 99389-6659. As entregas, sem frete, são feitas apenas na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e em cidades vizinhas. A Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (ADII) aceita pedido de doação e oferta de remédios pelo e-mail contato@adiirio.org.br

Sem resposta — A Secretaria estadual de Saúde também foi procurada pelo EXTRA, diversas vezes, mas não respondeu a nenhuma das solicitações.





Fonte : Extra

Limpeza e desassoreamento de canais em São João da Barra


Representantes da Prefeitura de São João da Barra acompanharam o coordenador do programa Limpa Rio, Carlos Ramos, e sua equipe, quinta-feira, 26, no início dos trabalhos de limpeza e desassoreamento do canal de Barcelos. Na visita, ficou acordado ainda que os canais Fazendinha, Quitingute e Abreu também passarão por intervenção. A previsão é que até o final do ano os serviços estejam concluídos.

O secretário municipal de Pesca, Analiel Vianna, ressaltou que a ação beneficiará diretamente o 5º e o 6º distritos. “Essa parceria firmada pela prefeita Carla Machado com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vem atender uma antiga reivindicação dos moradores, principalmente os pescadores artesanais que sobrevivem da pesca”, destacou Analiel.


“Estamos cumprindo nossa missão desenvolvendo ações de manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e não poderia ser diferente aqui em São João da Barra”, afirmou Carlos Ramos.

Para a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, além de beneficiar a pesca e a agricultura, a iniciativa evitará enchentes e proliferação de vetores, aumentará o fluxo e a oxigenação da água. “Nossa meta é manter o ecossistema saudável, proporcionando qualidade de vida para diversas espécies e para população”, disse Joice, detalhando que em 2017 o Canal Trapiche, Vila Esperança, Quitingute e São Bento passaram pelos mesmos serviços.







Show em homenagem a Roberto Carlos para arrecadar fundos para a Associação Amigos do Rim

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Associação Amigos do Rim vai realizar no Teatro Municipal Trianon, no dia 21 de agosto, às 20h, o espetáculo “Como vai você?”, em homenagem a Roberto Carlos. O evento tem a finalidade de arrecadar fundos para a instituição.

Segundo a presidente da associação, Greice Vasconcelos, o evento contará com a participação de artistas locais como Ana Carolina Travassos, Apollo, Dom Américo, Giovanny Tonantty, Matheus Nicolau, Gil Paixão, Larice Barreto, Monique Soares, Tininha Herlander e Nya Maia. Além disso, o Coral Municipal de Campos também fará participação.

Ainda segundo Greice, um dos maiores objetivos da associação é alertar para as doenças renais.

“Com o mundo sofrendo uma epidemia de doenças renais, um dos nossos maiores objetivos é mobilizar a sociedade fazendo campanhas de prevenção no dia mundial do rim e de doação de órgãos”, disse.

Os ingressos do evento custam R$25 e podem ser adquiridos na Banca do Coliseu, Loja Bia Azeredo, Clube Morena Rosa, Personal Nursing e Sabor do Campo Restaurante.

A associação – Com 8 anos de existência, a Associação Amigos do Rim conta com mais de 500 pessoas assistidas por uma equipe voluntária. Além das pessoas assistidas, as famílias também recebem atendimento psicológico.







Criança de 3 anos é baleada e pais são assassinados em Lagoa de Cima

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um casal foi assassinado e uma criança de apenas três anos levou um tiro no rosto na madrugada deste domingo (29), em Campos. O caso foi na RJ-208, entre Lagoa de Cima e Conceição do Imbé.

Segundo as primeiras informações, a Polícia Militar chegou ao local por volta das 4h da madrugada, após receber uma denúncia anônima sobre o caso. A criança atingida por um tiro de raspão foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado. Do lado de fora do carro, os policiais encontraram o corpo de uma mulher, que ainda não foi identificada. Dentro do carro, no banco do motorista, os policiais encontraram um homem identificado como Josué da Costa dos Saltos, de 23 anos. No local, populares informaram que a família morava na região.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Campos.







sábado, 28 de julho de 2018

Moradores de Morro do Coco indicam prioridades em 2019

(Foto: Divulgação)
Os moradores do distrito de Morro do Coco e localidades próximas compareceram em grande número à audiência pública realizada na Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, na noite da última quinta-feira. Por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), os munícipes votaram três prioridades para o ano de 2019. Na próxima semana, audiências do orçamento participativo serão realizadas no Centro Escola do Esporte (Cede) do Jardim Carioca, em Guarus, na segunda; e no Museu Histórico de Campos, no Centro, na terça.

Duas prioridades foram votadas pelos presentes com unanimidade: Saúde e Educação. Pela primeira pasta, eles pediram disponibilização de medicamentos na unidade do distrito. A segunda indicação foi a manutenção das escolas da rede.

A situação do transporte também foi levantada por moradores. Em esclarecimento à população, a assessora de Projetos Helga Giovana informou que, após o calendário de audiências do orçamento participativo, terão início as audiências públicas do transporte.

Os participantes puderam, ainda, apontar uma terceira prioridade, caso haja possibilidade de investimento financeiro. Dessa vez, a escolha foi feita por meio de um questionário que também está disponível no site da Prefeitura até o próximo dia 31. Após a conclusão desta etapa, será apresentado o resultado das informações através de Audiência Pública, na Câmara Municipal, em agosto.





Homem baleado na avenida XV de Novembro em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um homem, nome e idade ainda não divulgados, foi baleado com pelo menos três tiros, na noite desta sexta-feira (27/07), no trecho entre a Avenida 15 de Novembro com Rua Espírito Santo, no Centro de Campos.

Após ter sido baleado, a vítima teria ido caminhando para o Hospital Ferreira Machado (HFM) devido à proximidade da unidade médica com o local do crime.

Informações extraoficiais são de que a vítima seria motorista transporte particular. Ele estava em um Fiat Pálio, cor branca. O veículo ficou com várias perfurações de bala na lataria e vidro.

A Polícia Militar foi acionada, mas ainda não divulgou informações sobre as circunstâncias, autoria e motivação para o crime. Também não foi divulgado se havia passageiro no carro.







Fonte: Ururau

Aberto o 1º Festival Julino do Açu

(Fotos: Elder Amaral | Secom)
Moradores do município de São João da Barra prestigiaram o 1º Festival Julino do Açu, que teve início na sexta-feira, 27. Apresentação da quadrilha Sonho, Amor e Fantasia, shows musicais com as bandas: Bonde Safadão, FX, Explosão do Forró, e ainda, o cantor Vaval Ferreira na Tenda da Terceira Idade Derly Machado foram os atrativos do primeiro dia.

A realização do evento, que acontece pela primeira vez na localidade, é do Grupo da Terceira Idade e da Associação de Moradores e Amigos do Açu (AMA), que veem como positivo para a comunidade o diálogo aberto com o governo municipal.

“A ideia do festival surgiu em uma reunião com a prefeita Carla Machado e secretários municipais, e houve uma aceitação total”, afirmaram a presidente da Associação, Ana Beatriz Mota, e o vice-presidente, Leonardo Dias Braz, que ainda destacaram, como fundamentais, eventos deste porte no calendário turístico anual do município, a fim de alavancar o turismo e gerar renda para os moradores.


Uma grande infraestrutura com tema que remete aos festejos da época foi montada em trecho da rua Manoel Francisco de Almeida, prestigiando comerciantes locais e ambulantes, que estão comercializando artesanato, doces, comidas e bebidas típicas. “Estamos felizes por ter acesso à cultura de entretenimento aqui no 5º distrito, e, principalmente, por este ser lucrativo para o nosso povo”, frisou a professora Maria Ronilda Ribeiro, moradora da localidade.

A programação prossegue neste sábado, 28, às 18h, com a banda Os Piratas; 20h, Cartão Postal; 22h, quadrilha Lourenço do Espírito Santo; 23h, Alex do Forró e, para fechar a noite, Thiper e Banda. E ainda, na Tenda da Terceira Idade Derly Machado, show com Aldair dos Teclados.

No domingo, 29, às 16h, Os Manos do Forró; 18h, quadrinha Mãe Querida, Maluca; 20h, Sabrina Rocha; 21h, banda Catukaí; e às 23h, Xote Carioca. Na Tenda da Terceira Idade Derly Machado, a banda Chapéu de Lona.

– Em nome da prefeita Carla Machado, agradecemos a todos os envolvidos o apoio a esta empreitada, que tem como objetivo valorizar nossas tradições folclóricas e fomentar o segmento turístico no município – ressaltaram o secretário de Turismo, Edivaldo Machado e o subsecretário, Júnior Monteiro.









Fonte: Secom PMSJB