terça-feira, 31 de dezembro de 2013

LADRÃO É QUASE LINCHADO, POR TER ASSALTADO E AGREDIDO ESTUDANTE

(Foto: Ralph Braz)

Após assaltar e arrastar uma estudante pelos cabelos na tarde desta segunda-feira(30), por volta das 15h, no Centro de Campos, um homem quase foi linchado por populares na esquina das ruas João Pessoa e Andradas. O linchamento foi evitado por policiais militares.

(Foto: Filipe Lemos/ Campos24horas)

Segundo testemunhas, o acusado estava em companhia de um comparsa. Eles agarraram a vítima na Rua Carlos de Lacerda , quase esquina de Rua João Pessoa. A estudante(foto acima) reagiu e acabou sendo agredida e arrastada pelos cabelos, além de ter o celular roubado.

Ocorre que, populares que viram o assalto conseguiram imobilizar um dos acusados. PMs que faziam patrulhamento a pé no Centro chegaram ao local a tempo de evitar que o acusado fosse linchado.

O caso foi encaminhado a 134ª DP/Centro.


Fonte: Campos24horas

LIMINAR PODE IMPEDIR REALIZAÇÃO DE SHOWS EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)

De última hora uma decisão da Justiça pode mudar a programação dos veranistas de São João da Barra, principalmente para os que esperam os shows programados para a virada do ano, o que comprometeria diretamente a festa de réveillon, que está acertada para acontecer em três locais atrações nacionais.

O grupo Pixote está programado para subir ao palco, na praia de Grussaí. No Açu, o show da virada seria comandado pelo cantor Gabriel Gava e na sede sanjoanense, o cantor Pepeu Gomes assumiria a comemoração. A estimativa de público, segundo organizadores é de 100 mil pessoas em todo o município. Todos os shows foram programados para às 23h50. 

A possibilidade da ameaça da não realização dos shows foi divulgada pelo Portal OZK, na noite deste domingo ((29/12) e está relacionada a problema no setor de licitação.

A Justiça teria deferido uma liminar impedindo a montagem dos palcos pela empresa vencedora do pregão para a realização dos shows nas praias sanjoanenses e as razões seriam falta de documentos de ‘Ilícitos Trabalhistas e do Engenheiro de Segurança do Trabalho’.

A Prefeitura de São João da Barra ainda não teria sido notificada e somente a empresa, que mesmo assim seguiu normalmente com a montagem dos palcos durante o final de semana. 

O subsecretário de comunicação social da prefeitura sanjoanense, Vito Diniz, declarou por telefone que as informações sobre o caso só serão passadas depois que a procuradoria se manifestar. A declaração será enviada por meio de nota. A Prefeitura pode recorrer da decisão.



Fonte: Portal OZK/ Ururau

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PERSEGUIÇÃO POLICIAL EM SJB TERMINA COM UM PRESO E APREENSÃO DE DROGAS

(Foto: Ralph Braz)

Uma perseguição policial terminou com a apreensão de uma pessoa e drogas na noite deste domingo (29), em São João da Barra.

De acordo com informações da Polícia Militar, uma abordagem foi feita no bairro Água Santa, onde uma pessoa foi detida e outras duas pessoas fugiram em uma moto, iniciando assim uma perseguição sem sucesso até o bairro da Chatuba. Com a pessoa apreendida na Água Santa, os policiais Sargento Campinho e Sargento Freitas, da Viatura de São João da Barra, apreenderam 28 buchas de maconha.

Os policiais, no meio dessa perseguição, ainda houve apreenderam uma outra pessoa, sem ligação com o caso, ocasionando outra ocorrência. Esta pessoa também foi detida em posse de maconha, além de papelote de cocaína.

Os dois casos, portanto, foram registrados na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, para onde todo o material apreendido foi levado.


Fonte: Portal OZK

IDOSO CAI EM ÔNIBUS E VAI A ÓBITO EM CAMPOS.



A família do idoso Manoel Ramos de Lima, 88 anos, que morava no Parque Cidade Luz, em Guarus, morto após queda dentro de um ônibus da Empresa São João, informou neste domingo(29) que vai acionar a empresa na Justiça. Com a queda, o idoso sofreu fratura de crânio.

De acordo com Andréa Santos Lima Quintanilha, neta da vítima e subtenente do Corpo de Bombeiros, a queda no interior do ônibus ocorreu em 4 de dezembro último, no Centro de Campos. “Meu avô era um homem lúcido e fazia tudo sozinho. O motorista alega que os passageiros desceram do ônibus na Lapa e quando ele fazia o retorno percebeu um barulho, se deparando com meu avô caído. Mesmo assim, ainda levou o ônibus até o terminal com meu avô caído”, disse.

Andréa questiona ainda o procedimento adotado no Hospital Ferreira Machado, onde o avô ficou internado por 23 dias, tendo chegado a óbito na madrugada deste domingo. “Ele foi colocado, inicialmente, no setor de repouso, sendo transferido para o Setor Laranja (área do hospital onde são colocadas pessoas em estado grave) somente após três dias. Se já chegou ao hospital com hemorragia intracraniana, por que não foi direto para o Setor Laranja?, indaga Andréa.

De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), o idoso sofreu hemorragia intracraniana e infecção generalizada.

Tentamos sem sucesso contato com a Empresa São João.


Fonte: Campos 24horas

SCHUMACHER SEGUE EM COMA INDUZIDO



Internado neste domingo após sofrer um grave acidente de esqui em Méribel, na França, Michael Schumacher segue em estado extremamente crítico. Na manhã desta segunda-feira (horário de Brasília), médicos e um porta-voz do Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, no qual o heptacampeão mundial da Fórmula 1 está internado, concederam entrevista coletiva para esclarecer o quadro do ex-piloto. Após negarem a realização de uma segunda cirurgia, noticiada pela imprensa internacional, os especialistas revelaram que o alemão será mantido em coma induzido.



- O tratamento neurocirúrgico que ele recebeu trouxe algumas informações. Nós tivemos que operar com urgência para liberar a pressão em sua cabeça. Infelizmente, ele tem algumas lesões no cérebro. Eu diria que este acidente aconteceu no lugar certo porque ele foi levado para o hospital imediatamente e operado logo que chegou. Ele será mantido em estado de coma. Tudo que precisava ser feito foi feito. No momento, não podemos dizer se ele vai se recuperar. Podemos dizer que ele está lutando por sua vida. Julgamos que ainda está em situação muito grave. Estamos trabalhando hora a hora, mas é muito cedo para dizer o que vai acontecer e ter um prognóstico. Achamos que o capacete ajudou. Sem o capacete, ele não estaria aqui agora – disse o porta-voz do hospital, Jean-Francois Payen.

O médico Stéphane Charbardes, no entanto, lembra que a proteção na cabeça não impediu que o alemão sofresse traumas graves. Ele afirmou que todas as atualizações sobre o estado de saúde do ilustre paciente estão sendo diretamente repassadas à família. A esposa de Schumacher, Corinna, está no hospital com os dois filhos do casal (Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14) e também tem a companhia no Dr. Gérard Saillant, amigo da família e especialista em lesões de cabeça e coluna.

- O capacete não foi o suficiente para protegê-lo completamente. Mas ele realmente ajudou. Vemos muitos ferimentos na cabeça como este. Estamos em contato constante com sua família. Neste momento, não vemos que ele precisa de uma segunda operação - disse Charbardes, que evitou comentar qualquer possibilidade de sequela.


Fonte: G1


domingo, 29 de dezembro de 2013

SCHUMACHER SOFRE ACIDENTE DE ESQUI NA FRANÇA




O ex-piloto Michael Schumacher sofreu uma lesão na cabeça enquanto esquiava no resort de Méribel, nos Alpes franceses, na manhã deste domingo. Segundo informações da imprensa local, o acidente ocorreu às 11h07m (8h07m, no horário de Brasília). O sete vezes campeão de Fórmula 1 bateu com a cabeça em uma pedra, segundo a rádio francesa RMC, e foi levado menos de dez minutos depois para o hospital mais próximo, na cidade de Moûtiers, a 17 quilômetros do resort.

De acordo com o site BFMTV, o alemão, de 44 anos, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, a 107 quilômetros de Moûtiers, por volta de 12h45m (9h45m, no horário de Brasília), após a equipe médica ter concluído que sua lesão era mais grave que o imaginado inicialmente.

Logo após o acidente, o diretor do resort Méribel, Gernignon Christophe Lecomte, chegou a afirmar à rádio RMC que a lesão não parecia ter sido muito grave. Ele confirmou ainda que Schumacher estava usando um capacete. Segundo as primeiras informações, a queda de Schumacher, que ocorreu na interseção entre duas pistas, teria ocorrido por causa de uma “falha técnica”, informou o BFMTV.

- A ajuda chegou rapidamente. às 11h15m. Ele foi levado para o hospital em Moutiers. Ele estava um pouco estremecido, mas consciente. Pode ter sido uma lesão na cabeça, mas não saberia dizer se é muito séria - afirmou Lecomte a agências internacionais.



Fonte: O Globo

sábado, 28 de dezembro de 2013

CRIADOR DO HOMEM-ARANHA, VINGADORES, X-MEN...STAN LEE COMPLETA 91 ANOS


O dia 28 de dezembro de 2013 é especial para o mundo dos quadrinhos. Neste sábado, Stan Lee, gênio das HQs, completa 91 anos bem vividos e aproveitados.


Quando Stanley Martin Lieber nasceu, em Nova York, o mundo não conhecia os super-heróis da forma que nós conhecemos hoje. A ordem mundial havia mudado após o encerramento da Primeira Guerra Mundial e o mundo se encaminhava para um segundo grande confronto. É graças a alguns gênios como ele que crianças e adultos podem sonhar com um mundo cheio de superseres cujos poderes incluem andar pelas paredes como aranhas e ter força suficiente para arremessar tanques de guerra como se fossem bolinhas de papel.


A carreira de Lee nas editoras de HQs começou de forma pouco promissora, como uma espécie de faz-tudo da Timely Comics. Mas quando os editores Joe Simon e Jack Kirby deixaram a empresa, em 1944, Lee foi promovido a editor-interino, com apenas 19 anos.


Desde então, Lee só cresceu. Entre seus filhos mais queridos pelo público estão Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Homem Aranha, Hulk, Demolidor e os mutantes de X-Men.


Stan Lee seguiu também para televisão, em que apresentou um reality show de super-heróis reais. Mas sua participações mais divertidas são, sem dúvida, nos filmes com os heróis da Marvel, como um vendedor de cachorro-quente em X-Men, de 2000, ou um senhor que joga xadrez e não acredita que super-heróis estejam em Nova York, no recente Os Vingadores.




VERÃO EM GRUSSAÍ COMEÇA COM ASSALTOS, IMPUNIDADE NO TRÂNSITO E FALTA DE POLICIAMENTO

(Foto: Ralph Braz)

Na praia de Grussaí, em São João da Barra mau começou o verão "2014" e os problemas começam, trazendo grande transtorno para moradores e veranistas. A falta da presença do poder público na praia sanjoanense está acarretando um a desordem sem precedentes, menores dirigindo veículos, assaltos a pontos comerciais, desordem no trânsito, bandalhas e falta de policiamento. Leia o pedido de socorro de Silvana Santos, feita pelo facebook,  onde relata a sua preocupação com seus pais, que residem e possuem ponto comercial na localidade de Grussaí.

"Boa tarde a todos. Estou vindo da casa do meu pai e mais uma vez horrorizada com o que vi ali. Como muitos sabem e esquina da Rua Das Flores com Beira da Lagoa. Rapazes empinando moto bem na curva da Peixaria do Juca, menores de idade dirigindo, ônibus de um lado e outro e filas de carros atrás buzinando... furtos a luz do dia la na loja do meu pai... Portanto peço aos vereadores Aluizio Siqueira, Eziel Pedro ou quem puder, que coloque uma viatura final de semana ou um guarda municipal na esquina da passarela ou Rua das Flores. 

Temos guardas e educadores de transito na sede, por que não em Grussai? Estamos no inicio do verão, vamos esperar mais o que? Três assaltos em um único dia já e demais. Fico no aguardo."

Esperamos que o poder público se faça presente e não torne tradicional verão do município, que é procurado por vários veranistas de municípios e estados vizinhos, não se torne uma grande desordem.


CARRO PEGA FOGO NO CENTRO DE CAMPOS

(Fotos: Filipe Lemos / Campos24horas)

Um veículo Fiat Uno, placa KTT-5114, pegou fogo na tarde desta sexta-feira(27), por volta das 16h, na Beira-Valão, próximo à Avenida Alberto Torres, no centro de Campos.

Com um extintor, um guarda municipal ajudou a combater o fogo.Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local o fogo já havia atingido o motor e o teto do carro. “Foi tudo muito rápido. O fogo começou após um estouro na parte de baixo do motor”, disse o motorista, que estava com uma mulher e uma criança no carro. Ninguém se feriu.



O fogo foi causado possivelmente pelo equipamento de GNV.


Fonte: Campos24horas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AS PRAIAS DE GRUSSAÍ E ATAFONA EM SJB ESTÃO IMPRÓPRIAS PARA BANHO

(Fotos: Ralph Braz)
Todos os anos turistas e moradores das áreas litorâneas de toda a região costumam se esquecer de um detalhe importante na hora de escolher a melhor praia para se divertir durante a alta temporada — detalhe esse que pode trazer conseqüências para toda a programação das férias de verão: os índices de balneabilidade (IB) dos corpos de água, importante recurso para a verificação da qualidade dos ambientes aquáticos – sejam águas interiores ou oceânicas – aonde predominam intensa atividade humana. A atenção dos banhistas deve estar redobrada, pois nem todas as áreas de recreação são recomendadas.

Os levantamentos mais recentes denunciam a presença de agentes nocivos à saúde, como bactérias e substâncias tóxicas, nas águas de alguns dos pontos mais movimentados do litoral Norte Fluminense.

Em Campos, as praias de Farol de São Tomé, Barra Velha e São Tomé estão liberadas para banho. Em São João da Barra, a Lagoa de Grussaí e a praia de Chapéu do Sol também tem acesso recomendado, mas as praias de Atafona e Grussaí não estão liberadas, estão com coliformes fecais acima do permitido. Durante a alta temporada, o número de pessoas na cidade quase triplica.

Uma possível explicação pode ser a poluição do Rio Paraíba do Sul, que recebe muito esgoto e se mistura com a água do mar chegando às praias. A prefeitura tem responsabilidade de colocar placas informando sobre a contaminação.

Para o Réveillon são esperadas 80 mil pessoas em São João da Barra. A prefeitura do município disse que já começou a alertar os banhistas sobre a situação das praias.



Em São Francisco de Itabapoana, as praias de Manguinhos, Sonho, Tropical, Itaperuna e Gargaú são recomendadas, mas Sossego e Guaxindiba estão contaminadas.

DIVULGAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRAIAS

A divulgação da qualidade das águas das praias para balneabilidade é feita por meio de Boletins semanais (para as praias monitoradas semanalmente), encaminhados para a imprensa.

A qualidade das praias também está disponível em nosso site.

Anualmente, os dados são elaborados, analisados e publicados na forma de Relatórios; estes encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca.


RECOMENDAÇÃO AOS BANHISTAS

De modo geral, não são graves as doenças associadas ao banho de mar, constituindo-se, fundamentalmente, em gastroenterites e infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta, sendo mais suscetíveis de adquiri-las as crianças, os idosos, e pessoas com baixa resistência imunulógica.

Ainda que o padrão de balneabilidade do Conama/2000 seja fundamentalmente estético, pode-se inferir que águas muito contaminadas, isto é, com altos níveis de coliformes fecais (termotolerantes), oferecem maior risco à saúde humana pela possibilidade da presença de organismos patógenos.
Evitar o banho de mar pelo menos até 24 horas após a ocorrência de chuvas;

Evitar o banho de mar nas praias que sofrem influência direta de rios, canais e córregos afluentes, principalmente após a ocorrência de chuvas;

Evitar o banho de mar sempre que observados sinais de poluição, tais como trechos com presença de línguas negras;

Evitar o banho de mar nas praias NÃO RECOMENDADAS.



Fonte: INEA/ Folha da Manhã


INCÊNDIO AFETA PRODUÇÃO NA PLATAFORMA P-20 DA PETROBRAS



A produção da plataforma P-20, no campo de Marlim, na Bacia de Campos, da Petrobras, foi interrompida por medida de segurança por causa de um incêndio na unidade, na tarde de quinta-feira, disse a estatal nesta sexta-feira. A produção diária é de 22 mil barris de petróleo.

“A Petrobras informa que, no fim da tarde desta quinta-feira, ocorreu um incêndio, já debelado, nas imediações do sistema de injeção de produtos químicos da plataforma P-20, no campo de Marlim, na Bacia de Campos”, disse a companhia em nota.

Segundo a empresa, um dos trabalhadores a bordo na plataforma inalou fumaça e um outro sofreu leve torção nos tornozelos, mas eles passam bem.

“A companhia comunicou o fato às autoridades competentes e iniciou a investigação com o objetivo de apurar as causas do incidente”, acrescentou.

Um incêndio de maior proporção no fim de novembro na refinaria Repar, da Petrobras, manteve paralisada por algumas semanas parte da operação na unidade, que responde por quase 10% da produção nacional.


Fonte: O Globo

MOTORISTAS DE VANS FAZEM PROTESTO PELAS RUAS DE CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)

Motoristas de vans que realizam o transporte de passageiros em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, fazem uma manifestação desde a manhã desta sexta-feira (27) para pedir a volta do antigo terminal no Centro. Segundo os motoristas, desde que o terminal foi desativado o movimento caiu 50%. Os motoristas também pedem a criação de um local de embarque e desembarque perto da Rodoviária Roberto Silveira.

Outra reivindicação é a inclusão no projeto de passagem a R$ 1. Como não possuem as máquinas de validação do cartão cidadão, eles não recebem a compensação, por isso cobram R$ 1,50, enquanto os ônibus cobram R$ 1. Os profissionais julgam como concorrência desleal. Além disso, eles pedem um novo projeto de licitação do transporte alternativo com novos pontos e linhas.

A expectativa dos organizadores é que estão esperando de 60 a 70 vans, como na última manifestação. Uma carreata seria formada até a porta da sede da Prefeitura, mas não aconteceu, segundo os manifestantes, a pedido da Secretaria de Governo.

Por meio de nota, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, informou que a mudança de local de embarque e desembarque de passageiros das vans obedece a uma determinação judicial. Ele destacou que o órgão adotou todas as medidas cabíveis para que a categoria não fosse prejudicada, mas não pode descumprir a ordem da Justiça. A Prefeitura não comentou sobre a não realização da carreata.


Fonte: G1

HOSPITAIS DE CAMPOS RECEBERÃO R$ 7,5 MILHÕES DO GOVERNO FEDERAL

(Fotos: Ralph Braz)

Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) sabe o quanto é complicado marcar um exame ou até mesmo esperar por um procedimento cirúrgico. O problema atinge todo o país, e em alguns estados é alarmante. No Rio de Janeiro algumas medidas estão sendo tomadas a fim de amenizar esses e outros transtornos.

No Estado, o Ministério da Saúde liberou mais de R$ 50,7 milhões para 30 unidades da Santa Casa e demais entidades filantrópicas de 23 das 27 unidades da Federação. 

No município de Campos, o Hospital Plantadores de Cana é a unidade que vai receber o maior valor da verba, em torno de R$ 6,5 milhões. O repasse será feito em três parcelas e faz parte de um pacote de medidas para recuperação econômica dos hospitais. O objetivo é que em 15 anos não haja mais dívidas. Os hospitais devem aumentar o número de atendimentos, exames e cirurgias.

Segundo o ministério, os recursos deverão beneficiar 762 instituições filantrópicas de 604 cidades, dobrando o montante repassado pelo governo federal para que essas unidades atendam a pacientes do SUS.

O diretor do Hospital Plantadores de Cana, Frederico Paes Barbosa, disse que essa verba irá beneficiar não só a população carente da cidade de Campos, mas de toda a região. “Iremos aumentar número de leitos de UTIs Neonatal, que passará de 14 para 20, além das UTIs para adultos que contará com quatro leitos a mais (de seis para 10). Os recursos também serão aplicados em reformas ambulatoriais, contratação de mais médicos e enfermeiros, entre outras coisas”, pontuou o diretor acrescentando que a Prefeitura não ficará de fora desses investimentos. O poder municipal irá custear a parte de manutenção da unidade hospitalar.

Frederico ainda comentou que a unidade será transformada em um verdadeiro hospital voltado para mulheres e crianças. “Nós fomos escolhidos pelo governo federal por termos esse perfil voltado para esse público. E que através do Programa Rede Cegonha [propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade], que desenvolvemos no hospital, isso será ampliado depois desses recursos”, informou.





SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CAMPOS COM MELHORIAS
Para as santas casas e demais entidades filantrópicas, serão repassados R$ 1,6 bilhão. Do total, R$ 400,6 milhões deverão ser liberados em três parcelas de R$ 133,5 milhões. A primeira delas será paga até 31 de dezembro deste ano, conforme a Portaria nº 3.166, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23/12). As outras duas parcelas serão liberadas ao longo de 2014.


A expectativa é que essa verba permita ampliar a participação das santas casas e demais entidades filantrópicas no atendimento prestado à população. Atualmente, 1.700 hospitais filantrópicos prestam serviços ao SUS, respondendo por 41% das internações em estabelecimentos públicos. A maioria das instituições, no entanto, acumula dívidas históricas, principalmente tributárias.

Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques, o recurso é bem vindo, pois é uma forma de compensar o déficit de investimentos causado pelo SUS.

“O SUS há mais de 10 anos não faz nenhum procedimento vertical, ou seja, não há aumento de verba. Portanto que a cada R$ 100 de procedimento realizado pelo hospital, nós recebemos R$ 60,00, uma defasagem de 40%. Então o governo está enxergando isso e esse recurso é uma forma de amenizar esses problemas”, informou Benedito contando que o montante, que ainda não tem um valor oficial, mas estima-se ser em torno de 1 milhão, será utilizado para pagamento de cargos; compra de equipamentos, entre outros investimentos.

O provedor informou também que a Prefeitura, desde 2009, vem ajudando a unidade hospitalar. "Não são todos os procedimentos, mas alguns são delineados pelo município. Atualmente o poder público repassa 60% do que o SUS paga", finalizou.

Entre 2011 e 2012, os incentivos pagos pelo governo federal aos principais hospitais filantrópicos para atendimento a usuários do SUS passaram de R$ 340 milhões para R$ 968,6 milhões.



Fonte: Ururau

CONCURSO PÚBLICO PARA SJB É APROVADO. CONFIRA AS VAGAS

(Foto: Ralph Braz)


A Câmara de SJB promoverá nesta sexta-feira (27), às 09h30, uma sessão extraordinária solicitada pelo Executivo, tendo como pauta a apreciação dos projetos de lei nº 064, 065, 066, 067 e 068/2013 do Executivo. O primeiro trata da Lei do Concurso Público; já o segundo, Lei do Regime Especial. Os demais avaliam a Lei do Desconto de 80% do IPTU, Lei sobre a Gratificação da Comissão Permanente de Sindicância e a Lei de Gratificação de Junta Administrativa de Recursos de Infrações, respectivamente.

O projeto sobre o concurso público visa à criação de 86 vagas para diversos cargos na estrutura administrativa da Prefeitura, a fim de promover melhor organização para os cargos que executam a fiscalização no âmbito municipal. O edital do concurso será lançado no primeiro semestre de 2014. Já o segundo dispõe sobre a Lei do Regime Especial para a contratação de pessoal para cargos temporários no âmbito municipal, firmados em contrato.

Confira as vagas para o concurso:




Fonte: Ascom

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CAMINHÃO TOMBA NA ESTRADA DOS CERAMISTAS

(Foto: Silvana Rust/ Terceira Via)

Um caminhão que vinha do Rio de Janeiro e seguia para Barcelos, em São João da Barra, carregado de sucos, tombou na Estrada dos Ceramistas, na manhã desta quinta-feira (26 de dezembro), em Campos.

O motorista do veículo que, por sorte, não se feriu disse que um marimbondo entrou na cabine e, ao ser picado pelo inseto, perdeu a direção do caminhão, que tombou na pista. “Graças a Deus, apesar do susto, não me machuquei. Infelizmente estava com os vidros abertos e um marimbondo entrou e provocou o acidente”, contou Everton Pereira.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada por motoristas que passavam na hora, mas Everton não precisou ser socorrido.

Policiais da Polícia Rodoviária Estadual estão no local.


Fonte: Terceira Via

PACIENTES RENAIS SOFREM EM CAMPOS COM FALTA DE MEDICAMENTOS



Volta a faltar medicamentos imunossupressores, para pacientes transplantados. Os medicamentos são utilizados para que os pacientes não tenham rejeição, com o novo órgão e são entregues pelo governo estadual.

Estou, como em dezembro de 2012, mais uma vez revoltado com o descaso do poder público. O ano passado faltou remédio de paciente renal transplantado e esse ano novamente dezembro negro! Os transplantados renais, como eu, ficaram sem medicação importantíssima esse mês (dez/2013) contra a rejeição do rim transplantado. São medicamentos imunossupressivos que impedem a rejeição do órgão transplantado que somente 5% dos pacientes renais crônicos no Brasil conseguem receber em transplante. A falta dos medicamentos coloca-nos assim em risco de perda do órgão e consequente retorno à hemodiálise e à risco de vida!

Imunossupressores: Ciclosporina 100 mg - 60 comprimidos Azatioprina 50 mg - 90 comprimidos.


Fonte: Blog Fernando Leite




REGIÃO EM ALERTA MÁXIMO DEVIDO A CHUVAS


(Foto: Ralph Braz)

O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) acendeu ontem o sinal vermelho de alerta máximo nas cidades de Laje de Muriaé, Italva, Santo Antonio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense e Macaé, no Norte Fluminense, devido ao risco de transbordamento dos rios que cortam os municípios. Em Campos, a Defesa Civil Municipal está em estado de atenção devido à cheia dos Rios Paraíba do Sul, que atingiu a cota dos 8,45 metros na manhã desta quarta-feira, e Ururaí, com 3,62 metros. A previsão é de que o nível dos rios continue subindo até amanhã (27).

Segundo o subsecretário de Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, o nível do Paraíba nos municípios de Itaocara e São Fidélis está baixando. "É um bom sinal, mas as águas ainda estão vindo para Campos", afirmou. Para ele, Três Vendas, devido ao Rio Muriaé, é a localidade que mais preocupa.

"Ainda há previsão de chuvas para as Regiões Norte e Noroeste, com possibilidade de dar uma trégua nesta sexta-feira. Mas vamos continuar monitorando toda bacia do Paraíba do Sul e a Região do Imbé, pois as águas das chuvas que estão caindo por lá continuam descendo para a Lagoa de Cima, que está bastante cheia, e para o Rio Ururaí, onde poderá deixar mais famílias desabrigadas", comentou.

Pessanha informou ainda que um trecho da estrada que liga Lagoa de Cima a Conceição do Imbé, na altura da localidade de Lagoinha, está interditado com 46 centímetros de água. Edison também esclareceu ter oficiado o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) solicitando providências na RJ-180, no trecho entre Guriri e Dores de Macabu, que se encontra intransitável em função da elevação do Rio Prata, que desemboca no Rio Ururaí.

Inea - De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do (Inea), a situação é mais grave em Bom Jesus do Itabapoana, onde às 7h45 desta quarta-feira (25) o Rio Itabapoana estava 1,67 metro acima do nível de transbordamento. Já em Laje de Muriaé e Italva é o Rio Muriaé que está em alerta máximo, próximo do limite para transbordar. Em Macaé, o alerta máximo vale para o Rio São Pedro e, em Santo Antônio de Pádua, para o Rio Pomba. Além dessas cidades, a situação é de alerta em Itaperuna e Cardoso Moreira, devido ao nível do Rio Muriaé.


Fonte: O Diário

FORÇA TAREFA ATUA PARA REDUZIR OS EFEITOS DAS CHUVAS EM SJB



Em virtude das fortes chuvas das duas últimas semanas, as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e a coordenadoria de Defesa Civil, criaram uma força tarefa para amenizar os efeitos de alagamentos em diversos pontos de São João da Barra. Além disso, a Defesa Civil está monitorando o nível do rio Paraíba e o mar, no Pontal de Atafona, que sofre com a ressaca.

Desde o inicio de dezembro, as três secretarias estão realizando o trabalho de chamados que foram feitos para a Defesa Civil com casas alagadas nestas duas semanas. No último domingo, dia 22, no Loteamento do Renan, em Grussaí, uma família precisou ser removida para um abrigo provisório. O trabalho contou com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social – Cras, da localidade, e pela coordenação de Habitação da secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos.

Por causa da localização e o tipo de relevo (planície), existe dificuldade de drenagem em todo o território de São João da Barra nos períodos em que é registrado alto índice pluviométrico. Além disso, a condição de drenagem e o nível do lençol freático são influenciados pelo rio Paraíba do Sul, que absorve grande parte do volume de chuvas dos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo comum o afloramento do lençol freático, o que traz preocupação para a população.

Com isso, a ação de redução dos efeitos precisará ser intensificada, como tem ocorrido, com a recuperação de estradas vicinais, nivelamento do dique, desobstrução de valas para drenar as baixadas onde há maior acumulo de água, limpeza no canal São Bento, manutenção das comportas no valão que interliga o rio Paraíba do Sul, além do monitoramento do rio Paraíba do Sul e o mar do pontal de Atafona.

O coordenador da Defesa Civil, Adriano Martins de Assis, explica que o Município possui um sistema especial de drenagem, que funciona por intermédio de bombas, em pontos onde normalmente existe maior volume de água. Na Sede, as bombas ficam na praça São Benedito, na rua João Francisco de Almeida, e na praça São Pedro; em Barcelos, próximo ao PU. Essas bombas são responsáveis por jogar a água para uma caixa e em seguida para a estação de tratamento, e depois ao rio Paraíba do Sul.

Apesar da chuva intensa em centenas de municípios dos estados do Rio, Minas e São Paulo, foi registrada a redução do volume do rio Paraíba do Sul, mas as equipes estão em alerta, já que o rio Muriaé e o rio Pomba, afluentes do Paraíba, estão com nível alto. A expectativa é que essa grande quantidade de água possa chegar às regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, dentro de dois a três dias.

As chuvas nesse período, podem ocorrer em áreas isoladas em volumes que variam de forte a moderado, ou seja, há períodos em que a chuva poderá ser maior em alguns distritos.

Para qualquer emergência o número de contato da Defesa Civil é o 199 ou o (22) 2741-8370.


Fonte: Secom

EM SJB, TRAFICANTES TROCAM TIROS COM A POLÍCIA EM ATAFONA

(Foto: Ralph  Braz)

Dois homens, ainda não identificados, efetuaram disparos contra policiais militares do GAT da 5ª Cia do 8º BPM no fim da tarde desta quarta-feira, 25,em Atafona. Eles entregavam droga ao motorista de um Vectra na estrada que liga Atafona aos distritos de São João da Barra e de Grussaí, quando viram o carro da Polícia Militar (PM) e fugiram do local em uma moto Titan preta. 

A troca de tiros aconteceu durante a perseguição policial. Mais duas viaturas foram acionadas para fazerem o cerco, mas eles conseguiram fugir. A PM apreendeu 100 buchas de maconha, 20 buchas de cocaína, uma balança de precisão e material para endolação encontrados dentro de uma sacola deixada pelos suspeitos durante a troca de tiros. 

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.


Fonte: SJB online

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO NA MORTE DE ADVOGADO EM CAMPOS

(Foto: Filipe Lemos/ Campos24horas)

A polícia apresentou nesta terça-feira(24) um acusado de participar do caso do advogado Paulo César Pereira Fernandes, que foi assassinado no último dia 19, na Avenida 28 de Março, próximo à Praça Alzira Vargas, área central de Campos, por dois homens em uma moto. O delegado titular da134ª DP/Centro, Geraldo Rangel, concedeu uma entrevista coletiva no início desta tarde. O suspeito apresentado foi Deilton Modesto da Silva, de 20 anos, residente no Parque Aeroporto, em Guarus.


Segundo o delegado, há três envolvidos no crime que estão foragidos: W.V.S, J.C.S. ambos maiores, e um menor de 17 anos. Todos com passagem na polícia.

O delegado também confirmou a motivação do crime: latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Durante a entrevista coletiva, o delegado Geraldo Rangel revela a participação de cada um dos acusados no crime; confira.

A coletiva:
Pergunta – Como a polícia chegou ao acusado?
Delegado Geraldo Rangel – “Inicialmente, recebemos informações sobre a participação de Deilton. Ele foi localizado e em sua casa encontramos uma blusa verde, idêntica ao que o carona da moto estava vestindo no dia do crime. 
Deilton também reconheceu a motocicleta utilizada no crime como sendo de duas outras pessoas. Ele nos forneceu o nome dessas duas pessoas. A partir daí, montamos um quebra-cabeça e chegamos aos nomes dos indivíduos que cometeram o crime”.

Qual foi a motivação?
Delegado - “Foi latrocínio, roubo seguido de morte. Eles foram para roubar o cordão do advogado e acabaram efetuando o disparo.

O suspeito apresentado hoje confessa ter participado do crime?

Delegado – “Ele não confessa a prática do crime. Mas, isso é normal. Dificilmente os acusados confessam. Todavia, a partir do momento que a gente demonstra algumas evidências, eles passam a se esquivar e, via de regra, apontam os comparsas que participaram do delito.

A polícia já sabe quem deu os tiros e quem conduzia a moto?

Delegado – “Quem estaria pilotando a moto era o suspeito W., e o carona J. atirou. Um adolescente teria emprestado a moto. E Deilton recebeu o cordão roubado do advogado e o vendeu.
Estamos investigando também se Deilton teve uma participação a mais ativa do crime, até com a presença no local.

O crime está elucidado?

Delegado – “Já temos elementos suficientes para a prisão preventiva. Vamos mantê-lo preso para continuar investigação. Em 30 dias concluiremos o inquérito”.

Segundo ainda o delegado, mais duas vítimas de assalto reconheceram Deilton. Os assaltos ocorreram na Avenida Alberto Torres, dois dias antes do advogado ter sido assassinado.

Polícia apresentou imagens dos suspeitos na semana passada

Na última sexta-feira(20), a polícia imagens de dois suspeitos de terem assassinado na tarde de ontem o advogado Paulo César Pereira Fernandes, que era conhecido como “Paulo Preto”. O crime se deu na Avenida 28 de Março, próximo a Praça Alzira Vargas, na área central da cidade. Os suspeitos estavam em uma moto. Nas imagens apresentadas à imprensa, apenas o condutor da moto usava capacete. A dupla passou pelo advogado quando ele parou em um sinal. Neste momento, os bandidos teriam observado que o advogado usava uma cordão de ouro.


O delegado titular da 134ª DP/Centro, Geraldo Rangel, afirmou que a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, sem contudo descartar a de crime de mando. Ao divulgar as imagens, o delegado Geraldo Rangel pediu a ajuda da população para identificar os autores do crime. “Precisamos agora é identificar esses indivíduos. As pessoas que os conhece, certamente os reconhecerão. A participação da sociedade é importante. A polícia não trabalha sozinha. O interesse de elucidar o crime também deve ser da sociedade como um todo. Portanto, quem tiver informações, pode ligar para o disque denuncia”, destacou o delegado.


Segundo ainda o delegado, os assassinos deram dois tiros. O primeiro lateralmente na porta, mas não atingiram a vítima. O segundo tiro foi dado na traseira e atingiu as costas da vítima. Foi o tiro fatal. “Não descartamos a possibilidade de homicídio. Mas, todos os indícios levam a crer que foi latrocínio. Roubaram um cordão de ouro dele. A camisa estava rasgada, ou seja, puxaram o cordão”, finalizou o delegado.



Fonte: Campos 24horas

SUPERMERCADO EXTRA É FECHADO EM TERESÓPOLIS PELA VIGILÂNCIA



O maior supermercado de Teresópolis, na região serrana do Rio foi fechado pela vigilância sanitária por não acatar adequações em suas condições de acondicionamento e venda de alimentos perecíveis em seu estabelecimento, feita em atuação anterior determinada pelo mesmo órgão. O Extra em Teresópolis foi visitado pelos fiscais na última sexta-feira (20/12), e autuado na mesma ocasião, entretanto, insistiu na desobediência e manteve-se em funcionamento durante todo o final de semana.

 No início da tarde desta terça-feira (23), os clientes que se encontravam na loja foram surpreendidos com o fato, de mesmo estando interditado o Extra ainda estar em pleno funcionamento. No momento da interdição os fiscais fecharam as portas do supermercado, com muitos consumidores ainda dentro da loja em plenas compras.


Fonte: O Diário de Teresópolis

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FILHOS BRIGÕES DE EMPRESÁRIO PRESOS EM CAMPOS SÃO LIBERADOS

(Foto: Ralph Braz)

Três dos quatro filhos de classe média alta, filhos de um empresário, dono de uma companhia de refrigeração de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, presos no início da manhã desta segunda-feira (23) pela Polícia Civil, foram liberados durante a tarde, após receberem o benefício de habeas corpus.

(Fotos: Folha da Manhã)
  
Tiago, Leandro e Vinícius Pereira, que têm entre 29 e 34 anos, são apontados por promoverem brigas em casas noturnas e bares de Campos e Farol de São Tomé.O quarto irmão, André Pereira, de 29 anos, não foi localizado durante a manhã na operação "Quatro P", sendo considerado fugitivo da justiça durante todo o dia. A polícia já havia recebido quatro denúncias contra o quarteto.


De acordo com a polícia, todos vão responder por lesão corporal - por terem agredido um delegado e um inspetor da polícia - ameaça e desacatado a autoridade. Os irmãos são investigados desde 2011. Segundo a polícia, eles coagiram testemunhas ao longo das investigações para não testemunharem contra eles.


A operação foi conduzida pela 134ª DP do Centro. Os presos, no entanto, foram encaminhados para a 146ª DP, onde ficaram presos e durante a tarde, liberados.

Fonte: G1

PREFEITURA BURLA A LEI PARA PROTEGER SHOPPING BOULEVARD

(Foto: Ralph Braz)
No último sábado, fui ao Shopping Boulevard (em Campos dos Goytacazes), na Avenida Dr. Silvio Bastos Tavares, no Parque dos Rodoviários em Campos. Na hora de vir embora me deparo com um funcionário do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), antiga EMUT proibindo taxistas de pegarem passageiro em frente a entrada do estabelecimento comercial. Fui procurar saber o motivo e o funcionário respondeu: - estou aqui para garantir o direito de concessão da empresa que opera dentro do shopping!


Não só por mim, todos a volta do homem o questionaram o que fazer, uma vez que não tinha taxi no ponto? Ficar mofando a espera de um táxi da empresa credenciada?

Eu, espirito de porco confesso, o perturbei (o que lhe causou visível desconforto) perguntando: - Mas me diga uma coisa, o que você, um servidor municipal, faz dentro do estacionamento de uma empresa privada (shopping) garantindo os "direitos" de uma outra empresa privada (empresa de taxi)? Você tinha que estar lá fora garantindo que os idosos possam ter a gratuidade no transporte público! ...

Então eu pergunto: é isso mesmo? O dinheiro público (que é de todos nós, ou pelo menos deveria ser) está servindo para atender aos interesses de empresas privadas? A custa de quê?
O funcionário disse concordar comigo, mas tinha que seguir as ordens de seu superior...

Lamentável!


Fonte: Blog do Fernando Leite

CHUVA NO ESPÍRITO SANTO: SEIS MORTOS E 46 MIL PESSOAS PRECISAM DEIXAR SUAS CASAS

(Foto: Bernado Coutinho)
Seis pessoas morreram e 49 ficaram feridas em consequência das chuvas, que atingem o estado já há sete dias. O número de cidades afetadas também subiu. Dos 78 municípios do Espírito Santo, 47 foram afetados, segundo novo boletim da Defesa Civil.

A rodovia estadual mais crítica na Grande Vitória é a ES-010, entre Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra. Um trecho da rodovia desmoronou por causa da força da água. O trânsito foi interrompido e a alternativa é a BR-101. O local está sinalizado e o DER estuda a reestruturação da via.


(Pontal das Garças - Vila Velha-ES)

Subiu para 46.189 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, nesta segunda-feira (23). Quarenta e sete municípios foram afetados. Uma mulher morreu soterrada nesta manhã, em Itaguaçu; foi a sexta morte em decorrência das chuvas. A presidente Dilma Rousseff deve chegar ao Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (24), para fazer um sobrevoo em áreas de risco.

Há registros de quedas de barreiras e pontos de alagamentos em todas as rodovias estaduais. O DER alerta para o risco iminente de novos deslizamentos, em função do solo que já se encontra bastante encharcado. Na ES-341, entre Pancas e o distrito de Ângelo Frechiani, a pista foi rompida pela força das águas. Além disso, toda a região está sofrendo influência das cheias dos rios Doce e Pancas.



Fonte: G1

DISTRITO DE GOITACAZES TEM RUAS ALAGADAS PELA CHUVA INTENSA

(Foto: Gisele Melo)
O primeiro dia da estação mais quente do ano, o verão, começou com chuvas em Campos e região. Como de costume, vários pontos da cidade ficaram alagados, como alguns trechos da avenida 28 de Março, a RJ-216 (Campos – Farol) e o distrito de Goitacazes, onde em algumas ruas os moradores ficaram ilhados em suas casas, por conta do acúmulo de água. Porém, o nível dos rios da região não apresentou alterações. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias.

(Fotos: Azeredo presentes)

A tarde chuvosa de ontem, foi de transtorno para a população, que aproveitou o sábado para fazer as compras natalinas. No Centro, várias pessoas, que estavam sem guarda-chuva, tiveram que arranjar um local coberto para se proteger. A avenida 28 de Março ficou praticamente alagada, formando crateras em vários pontos. Na RJ-216, vários pontos próximos aos parques Imperial, Tropical, Donana e Goitacazes ficaram tomados pela água. A rua Silvino Canela, em Goitacazes ficou completamente alagada e os moradores ilhados em suas casas, ocorrendo o mesmo problema em outras ruas.



De acordo com o subsecretário de Defesa Civil major Édison Pessanha, uma equipe que estava de plantão no final de semana, seria remanejada ao local para solucionar o problema. “A equipe vai analisar a situação, pois em alguns lugares as bombas para drenagem não são viáveis”, disse.

Cota – O Paraíba do Sul está com a cota baixa, e até ontem à noite com 6,48m, longe da cota de transbordo que é de 10,30m.


Fonte: Folha da Manhã/ Facebook

CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

(Foto: Thiago Vargas)

A Prefeitura de Cachoeiro declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas por enxurradas. O decreto, divulgado sexta-feira no Diário Oficial, foi homologado ontem junto à Defesa Civil Estadual. Segundo o prefeito Carlos Casteglione, a estimativa de prejuízo com estradas danificadas, buracos nas vias e mais de 300 desalojados, desde o dia 11 de dezembro, é de R$ 8 milhões. A medida permite que famílias sejam retiradas de áreas de risco e o poder público oferte aluguel social, por exemplo. O montante, complementa o prefeito, também leva em conta a recuperação de sistemas de drenagem e estradas do interior. "O decreto nos ampara e previne o município para futuras ações, visto que há mais previsões de chuva no Estado", conclui Casteglione.


Fonte: Jornal Fato

COLISÃO COM VÍTIMA FATAL NA BR-116 EM TERESÓPOLIS


(Foto: Paulo Vicente/ A Serra)

Um homem morreu após uma colisão frontal entre um carro e um caminhão no km 77 da BR-116, no município de Teresópolis. De acordo com informações de populares, o motorista perdeu o controle após subir o viaduto e colidiu contra a carreta que seguia no sentido contrário. 

Segundo informações, Silvio Laércio Sampaio da Silva participava de uma confraternização de fim de ano e haviam saído para buscar um DVD, o motorista do veículo teve ferimentos graves e foi socorrido pela CRT e levado para o Hospital das Clínicas de Teresópolis, mas o carona não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Silvio morava no bairro Ermitage, em Teresópolis.


Fonte: A Serra

HOMEM MORTO A TIROS EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)

Um homem foi morto a tiros na localidade de Enjeitado, próximo ao Açu, no 5º de São João da Barra. O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira(23), por volta das 14h, e a vítima foi identificada como ‘Mateuzinho’.

A polícia ainda não divulgou a motivação do crime. A ocorrência foi registrada na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.


Fonte: Campos24horas