14 bis |
Com foco na acessibilidade, o Centro Cultural 14 Bis foi inaugurado na tarde de ontem, em uma solenidade realizada pela Prefeitura de Petrópolis. Anexo do Museu Casa de Santos Dumont, o 14 Bis apresenta um projeto pioneiro e inédito em todo o estado, ao proporcionar Cultura a portadores de necessidades especiais.
Casa Santos Dumont |
O Centro Cultural já está aberto ao público e, de acordo com o prefeito, vem atender a uma necessidade antiga do município, a acessibilidade.
"A cultura da cidade vai passar por uma transformação muito especial, com o acesso dos portadores de necessidades especiais ao Museu Casa de Santos Dumont e ao Centro Cultural 14 Bis”, declarou o prefeito.
Santos Dumont |
Além de retratar a história e obra do Pai da Aviação, o 14 Bis tem a preocupação de inserir e promover a interação entre os portadores de necessidades especiais. O espaço conta com uma rampa e uma plataforma eletrônica que possibilitará a cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais visitar todo o museu.
O Centro Cultural 14 Bis ainda tem uma maquete tátil interna e externa, DVD em Libras, catálogo em Braile e réplicas de dependências do museu, como o banheiro de Santos Dumont. Com um público de 9 mil pessoas por mês, o Museu Casa de Santos Dumont deve ter o número de visitas ainda maior com a acessibilidade.
O funcionamento do Museu Casa de Santos Dumont é de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h. A entrada custa R$ 5 para adultos, R$ 2,50 para estudantes, crianças e pessoas com idade entre 60 e 64 anos. Estão isentos do pagamento idosos acima de 65 anos e crianças com até 6 anos. Os moradores de Petrópolis também podem visitar A Encantada gratuitamente às quartas-feiras e no último domingo do mês, mas é preciso levar comprovante de residência.
fonte: Tribuna de Petrópolis