domingo, 30 de novembro de 2014

BANDIDOS INVADEM CASA E ASSALTAM MORADORES EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Um homem foi detido e outros dois estão foragidos após assaltarem uma residência na tarde deste domingo (30/11) na Rua Manoel Ribeiro no parque IPS, em Campos. De acordo com o proprietário da casa, ele e a família, incluindo dois meninos de 7 anos, estavam na residência quando dois homens armados invadiram a casa anunciando o assalto. 

Os bandidos roubaram uma aliança e um colar de ouro além de um celular. O proprietário, que terá o nome reservado, contou que o portão estava trancado com cadeado e mesmo assim os criminosos invadiram a casa pulando o muro.

"Eu estava na sala na poltrona quando um homem chegou apontando a arma para mim dizendo que eu perdi", contou uma das vítimas afirmando que o tempo todo os assaltantes ameaçavam a família de morte.

Policiais Militares que estavam no local contaram que os assaltantes iriam assaltar uma outra residência, no mesmo bairro, mas desistiram.

Os assaltantes chegaram ao local em um Fiat Uno e durante a fuga abandonaram o veículo em na Avenida Nossa Senhora do Carmo, próximo ao local do crime.

Ainda de acordo com os pms, durante o assalto, os criminosos estavam sendo acobertados por um outro suspeito em uma moto. Um dos criminosos foi capturado nas proximidades do bairro. Já os outros dois permanecem foragidos. 

O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal, para investigação.



Fonte: Ururau

MACAÉ, 'CAPITAL DO PETRÓLEO' VIVE ONDA DE DEMISSÕES

(Fotos: Lucas Figueiredo | Folhapress)
No cartório da segunda vara da Justiça do Trabalho em Macaé, norte do Estado do Rio, é difícil perceber o tempo passar. A pilha de processos na capital nacional do petróleo cobre o relógio pendurado na parede da repartição.

Macaé vive uma onda de demissões nas empresas que prestam serviços à Petrobras. Ela se reflete no salto do número de ações trabalhistas abertas na cidade, que triplicou neste ano. São cerca de 14 mil novos processos, ante 4.800 em 2013.

Cerca de 63% dos empregos formais em Macaé são ligados à indústria do petróleo. As dispensas decorrentes da crise na estatal atingem de operários a executivos. A política de revisão de contratos da Petrobras, iniciada em 2013 e ampliada em março após a Operação Lava Jato, acentuou o desaquecimento do setor.

A empresa de engenharia Iesa, investigada na operação, fechou e dispensou quase todos os 2.000 funcionários. O mesmo ocorreu com a MPE, empresa de montagem de equipamentos, que demitiu 2.600 empregados.

Um deles foi o montador de andaimes em plataformas Rodrigo Tolentino, 28, demitido em outubro. Natural de Linhares (ES), voltou a morar com a mãe porque a MPE, diz, atrasou pagamento, não depositou fundo de garantia e não deu baixa na carteira de trabalho, o que o impede de receber seguro-desemprego.

Procurada, a MPE confirmou dificuldades financeiras, sem se posicionar sobre as acusações trabalhistas.


A Dolphin Drilling do Brasil, do grupo norueguês Fred Olsen Energy, fechará em janeiro seu escritório em Macaé após a Petrobras ter adiado por cinco vezes a assinatura de contrato obtido em licitação de 2013.

A empresa tinha duas sondas de perfuração na bacia de Campos, que, depois de ficarem sem serviço, foram deslocadas para o exterior.

"Eu não podia mais esperar, e a empresa decidiu garantir um negócio fora do país", afirma o diretor-geral da Dolphin no país, Francisco Siestrup, 55, que será dispensado em janeiro.

A empresa, que tinha 300 funcionários, sendo 40 estrangeiros, demitiu quase todos. Quatro pessoas trabalham no encerramento da companhia na cidade.

O vice-presidente de Marketing da IADC (Associação Internacional de Empresas de Perfuração, em inglês), o inglês Barrie Lloyd-Jones, diz que o humor das empresas com o país foi abalado.

"Existe uma sombra muito grande de mensalão', Lava Jato, petrolão'. As empresas estrangeiras estão considerando se este é o melhor momento para investir no setor do país. O mundo não é só Brasil e há outros locais com potencial, como México, Moçambique, Tanzânia", diz.

A cada sonda que deixa o país, afirma Lloyd-Jones, pelo menos 340 empregos são perdidos. Ele conta, por exemplo, que a TransOcean tinha dez sondas de perfuração no país há dois anos e hoje está com cinco. A Brasdrill, que tinha 17, está com nove. A Noble, que chegou a ter nove sondas, opera apenas uma na bacia de Campos.

A redução da atividade da Petrobras se estendeu por toda a cadeia e atinge até gigantes mundiais do setor, como Schlumberger, Baker and Hughes e Halliburton, empresas prestadoras de serviços especializados para plataformas.

Esse setor dispensou cerca de 10 mil pessoas em 12 meses, segundo estimativas do secretário-executivo da Abespetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo), Gilson Coelho.

O coordenador da Firjan no Norte Fluminense, Marcelo Reid, diz que, historicamente, entre 60% e 70% dos demitidos se reinserem na indústria. O percentual, afirma, pode ter diminuído nos últimos meses.


PILOTO

A reinserção ainda está difícil para o comandante de helicóptero Antônio Azeredo, 62, com 38 anos de experiência na aviação civil. Ele perdeu o emprego quando a Sênior Taxi Aéreo faliu, em 2013, após dez anos de atividade.

Azeredo tenta emprego em outras empresas e vai a cada 15 dias ao aeroporto em busca de novidade.

De acordo com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), 46 pessoas foram demitidas de agosto a outubro nas cinco principais empresas de táxi aéreo que atendem a região, transportando equipes para as plataformas.


Fonte: Folha

CARRO CAPOTA E CAI EM VALÃO NA BR-356 EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
Um acidente foi registrado por volta das 8h da manhã deste domingo,(30/11), em Barcelos, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da equipe do Resgate, um carro de São João da Barra capotou e caiu num valão as margens da BR-356, em Barcelos.

(Foto: Eduardo | Parahybano)
De acordo com informações, ninguém se feriu no acidente.



Fonte: Parahybano

RIO PARAÍBA VOLTA A SUBIR DEPOIS DE CHUVAS EM MINAS

(Foto: Ralph Braz | Arquivo)
Depois de chegar a cota de 6,67 metros na tarde de ontem, o Paraíba voltou a subir neste domingo(30). De acordo com a medição da Defesa Civil Municipal, o rio chegou a 7,10 metros no final desta manhã. Desta forma, subiu 1,65 metros nos últimos dias.

As chuvas dos últimos dias em cidades mineiras foram suficientes para aumentar o nível do rio em Campos. Segundo a Defesa Civil Municipal, a cota deste fim de semana é a maior dos últimos 12 meses.

O secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, informou que há previsão de chuvas para as próximas 24 horas no Norte e Noroeste fluminenses e em Minas Gerais.

“Chove com intensidade em Minas e o Rio Carangola está influenciando o nível do Rio Paraíba. E, felizmente, a previsão é de mais chuvas”, disse Henrique Oliveira.

Em virtude das mesmas chuvas, outros rios subiram na região, levando o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a emitir alertas em Porciúncula e Natividade, municípios cortados pelo Rio Carangola, e em Bom Jesus do Itabapoana, em razão do nível do rio Itabapoana. O mesmo alerta foi emitido para os municípios de Itaperuna, Cardoso Moreira e Italva, banhados pelo Rio Muriaé.




Fonte: Campos24horas

TROCA DE TIROS ENTRE POLÍCIA E OCUPANTES DE VEÍCULO EM GUARUS

(Foto: Ralph Braz)
Após uma troca de tiros com policiais militares, um homem de 33 anos foi preso e seu comparsa conseguiu fugir. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (30), em Guarus, Campos.

Segundo a polícia, um Honda Civic(foto) estava circulando no Parque Santa Rosa, quando foi interceptado por uma guarnição, mas não parou, fugindo em direção a BR-101.
Policiais do DPO de Travessão montaram um cerco no km 10, em Nova Canaã. Quando o veículo se aproximou e viu a guarnição, os ocupantes atiraram contra os policiais, que revidaram para se defender.

Em seguida, o motorista do Civic retornou. Ele foi alcançado próximo ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro. No momento da abordagem, o motorista conseguiu fugir entrando num matagal.

Já o carona foi preso em flagrante. Ele sofreu ferimentos na perna.

O acusado foi levado para 134ª DP/Centro. A polícia ainda não divulgou se o carro é roubado nem se o homem preso tem pendências com a Justiça.

Em outra ação da PM, homem foi preso com arma e drogas no Sapo I

Durante abordagem de rotina, policiais militares detiveram um homem com uma arma, munições e drogas na comunidade do Sapo I, em Guarus, Campos. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (30).

Segundo a polícia, o acusado estava com um revólver calibre 38, seis munições intactas, quatro papelotes de maconha e uma quantia em dinheiro.

A guarnição seguiu com o homem e o material para 134ª DP/Centro, onde o caso foi registrado.



Fonte: Campos24horas

sábado, 29 de novembro de 2014

IDOSO DE 70 ANOS ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA

(Foto: Ralph Braz)
Um senhor ainda não identificado, de aproximadamente 70 anos foi encontrado morto no interior de sua casa. O caso aconteceu na tarde deste sábado (29), na Rua 02, no bairro da Penha, em Campos. Segundo os vizinhos, o homem sofria de problemas no coração.

A polícia foi acionada por populares que estavam sentindo um mal cheiro forte. Além disso, os moradores estranharam o desaparecimento do senhor. O homem morava sozinho. De acordo com policiais militares, o corpo está em estado avançado de decomposição.

Na casa não há indícios de arrombamento, o que reforça a hipótese de que a vítima sofreu um infarto. O corpo será removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros e levado para o Instituto Médico Legal (IML), para depois ser liberado para o enterro.




Fonte: Campos24horas

DOIS ASSALTOS NO CENTRO DE SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)
Duas mulheres foram assaltadas na área central de São João da Barra na noite desta quinta-feira(28/11).

Segundo informações da Polícia Militar, os assaltos ocorrem próximo a Santa Casa de Misericórdia, dois elementos armados em uma moto levaram a bolsa de uma vítima e o celular de outra vítima em assaltos distintos.

A PM está fazendo patrulhamento em busca dos assaltantes. As vítimas estão fazendo a ocorrência na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.



Fonte: SJB online

JOVEM DE 18 ANOS BALEADO NA PERNA EM GUARUS

(Foto: Ralph Braz)
Um jovem de 18 anos, identificado como R.R.P., sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (28). O fato aconteceu na Rua Estilac Leal, no Parque Santa Helena, em Guarus, Campos.

Segundo informações da polícia, a vítima foi alvejada com dois tiros na perna, diante de sua casa, por dois homens que passaram em uma mota Honda Titan.

R.R.P. foi socorrido por populares e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

O caso está sendo investigado pela 134ªDP/Centro, responsável pelo plantão no final de semana.



Fonte: Campos24horas

TROCA DE COMANDO NO 8º BPM DE CAMPOS

(Foto: Robson Maia | O Diário)
A Polícia Militar realiza troca de comando em 24 batalhões e quatro unidades. As exonerações foram feitas pelo comandante da Polícia Militar, coronel Íbis Silva, e publicadas no boletim da corporação deste sábado(29).O comandante do 8º BPM/Campos, coronel Ramiro Campos, surpreendentemente está entre os exonerados.

Desde que assumiu o comando do batalhão em julho deste ano, Ramiro Campos desenvolveu uma série de ações, sobretudo nas áreas de atuação de traficantes de drogas, colocando atrás das grades diversos criminosos. Ele conseguiu mobilizar diversas entidades como OAB, CDL e MP para um trabalho de conscientização da comunidade no tocante a importância do fornecimento de informações para que a polícia pudesse elucidar os crimes ocorridos no município. Além disso, aproximou a PM dos órgãos de imprensa, dinamizando a forma de comunicação com a sociedade campista.

Além de mobilizar entidades locais, o trabalho de Ramiro Campos agradava pessoas das camadas mais carentes do município. Prova disso, foi numa das ações da PM do Parque Santa Helena, em Guarus, durante a qual uma moradora se ajoelhou e disse “Graças a Deus o senhor está aqui”. Na ocasião, a PM retirava barricadas e anunciava que haveria tolerância zero em relação a ação de traficantes, garantindo o direito de ir e vir dos moradores.

Não é descartada uma mobilização, a fim de que a exoneração seja tornada sem efeito. O novo comandante do 8º BPM, nomeado como interino, é o tenente coronel Marcelo Freiman de Souza Ramos, que estava a frente do 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna.

Outras mudanças
Na capital, onze oficiais perderam o comando de batalhões. Entre eles estão os tenentes-coroneis Edison Duarte dos Santos Junior, que deixou o 4º BPM (São Cristóvão), Luiz Henrique Marinho Pires, que foi exonerado do 5º BPM (Praça da Harmonia), Luiz Octávio Lopes da Rocha Lima, que perdeu comando do 9º BPM (e Luiz Carlos Leal Gomes, Rocha Miranda) que saiu do 41º BPM (Irajá). Eles foram substituídos, respectivamente, por Rogério Quemento Lobasso (4º BPM), Ricardo Baker de Souza Faria (5º BPM), Luiz Garcia Batista (9º BPM) e Antônio Marcos Netto dos Santos (41ºBPM).

Onze oficiais exonerados foram transferidos para a Diretoria Geral de Pessoal da PM (DGP), mais conhecida no meio policial como geladeira.




Fonte: Campos24horas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MORRE ROBERTO BOLAÑOS, O CHAVES AOS 85 ANOS


A semana termina mais triste para os fãs de Chaves. Conhecido em quase toda a América Latina como Chespirito, o Chaves, Roberto Gomez Bolaños morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos. Ele, que já não podia mais sair de casa em Cancún, devido ao estado de saúde delicado, havia recentemente tranquilizado seus admiradores, ao negar sofrer de uma doença degenerativa.

"O estado dele é grave, mas estável, assim dizem seus médicos, que também já afirmaram que não existe esperança de recuperação. Eles temem o pior e estão até se preparando para isso", havia dito um amigo em maio. De acordo com o jornal mexicano Basta!, a complicações no estado de saúde de Bolaños envolviam dificuldades para se mover e para respirar, devido ao uso de cigarro durante os anos.


Roberto nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho de Francisco Gomez Linares e Elsa Bolaños Cacho, foi o segundo de três irmãos. Sua mãe, uma secretária, teve que criar sozinha os três filhos, já que o marido morreu quando Roberto ainda era muito pequeno. Mesmo ausente, o pai, um pintor, foi importante para que o garoto se acostumasse com a arte.

Antes de virar ator, Bolaños cursou faculdade de engenharia na UNAM (Universidade Nacional Autônoma e México), mas nunca exerceu a profissão. Tentou também a vida como lutador de boxe.

Começou a trabalhar com criação publicitária, já que tinha bastante criatividade e facilidade para escrever. Por volta dos 20 anos de idade, seu talento o levou a escrever diversos roteiros de programas de TV. Ele também foi autor de canções e roteiros para programas de rádio. Entre 1960 e 1965, era o roteirista de dois shows considerados tops na televisão mexicana: 'Comicos y Cancione' e 'El Estudio de Pedro Vargas'. Nesta época, ganhou o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado. Trata-se de uma versão castelhana do nome Shakespeare para "Shakespearito", já que Bolaños tinha grande aptidão para criar boas histórias.


Em 1968, Chespirito assinou um contrato com a recém-formada rede TIM (Televisión Independiente de México), no qual tinha 30 minutos na programação, com total autonomia. Neste espaço, estreou como escritor e ator em 'Los Supergenios de la Mesa Cuadrada', onde conheceu o grupo que viria a acompanhá-lo durante os anos seguintes e que seria um marco da televisão mexicana: Ramon Valdez, Ruben Aguirre, Florinda Mesa, Carlos Villagran, Angelines Fernandez, Edgar Vivar e Maria Antonieta de las Nieves. Com o sucesso, em 1970, a emissora concedeu espaço de uma hora nas noites de segunda-feira.

Assim, em seu show simplesmente chamado 'Chespirito', ele fez a estreia de seus dois personagens mais queridos e conhecidos ao redor do mundo, Chaves (do original em espanhol El Chavo del 8) e Chapolin Colorado (do original El Chapulín Colorado).

Esses dois personagens se tornaram tão populares que a rede promoveu, para cada um, uma série semanal de 30 minutos. Com Chaves, o público acompanha as aventuras de um menino órfão de oito anos (interpretado pelo então quarentão Chespirito), que vive em um barril, em uma vila suburbana. O personagem principal se mete em confusões com seus amigos (como Quico, Chiquinha e Nhonho) e vive se desentendendo com os moradores da área (Sr. Madruga, Dona Florinda e a Bruxa do 71). Além disso, na escola, Chaves geralmente irrita o professor Girafales. As aventuras de Chaves foram exibidas originalmente de 1971 a 1992.

Já o Chapolin Colorado, trata-se de um super-herói atrapalhado que acaba com os bandidos por conta de sua sorte e de sua honestidade. Suas frases mais típicas são "Não contavam com a minha astúcia" e "Sigam-me os bons". A série foi originalmente exibida entre 1970 e 1979.

O sucesso na televisão levou-o ao cinema, onde ele também teve grande êxito com filmes como 'El Chanfle', 'Don Ratón y Don Ratero' o 'El Charrito'. Em 1995, Chespirito decidiu deixar as câmeras para dedicar-se ao teatro e ao seu trabalho como músico e escritor.

Bolaños ainda escreveu várias telenovelas, roteiros de cinema e um livro de poesia. Tornou-se mais ativo politicamente, fazendo campanha para determinados candidatos mexicanos e foi militante contra uma iniciativa para legalizar o aborto no México.

A dedicação aos seriados Chaves e Chapolin Colorado também rendeu um casamento para Bolaños. Após 27 anos trabalhando juntos, ele se casou, em 2004, com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Ele tem seis filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda



Fonte: UOL

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM TRADICIONAL LANCHONETE DO CALÇADÃO DE CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)
Um princípio de incêndio foi registrado na chaminé da churrasqueira da lanchonete Sagres, tarde desta sexta-feira (28), no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, em Campos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o excesso de gordura em contato com a alta temperatura pode ter causado o incêndio. Populares que passavam pelo local ficaram assustados.

As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros em poucos minutos.



Fonte: Campos24horas

MAURÍCIO DE SOUZA LANÇA LIVRO DA TURMA DA MÔNICA SOBRE ESPIRITISMO


A Turma da Mônica agora vai difundir os ensinamentos do espiritismo, doutrina codificada no século XIX pelo francês Allan Kardec. Mauricio de Sousa está lançando "Meu pequeno evangelho" (Editora Boa Nova), livro em que Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho, Penadinho e companhia aprendem os ensinamentos de Jesus contido no "Evangelho segundo o espiritismo", principal obra do kardecismo.

Nas 64 páginas da história ilustrada por Mauricio e idealizada pelo designer peruano Luis Hu Rivas e pelo administrador baiano Alã Mitchell, ambos espíritas, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo de Seu Antenor, pai do Cascão, que é seguidor da religião.

Em meio à curiosidade das crianças, André apresenta conceitos do evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. São mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida com os personagens.

Ensinamentos sobre felicidade, humildade, pureza, paz, misericórdia, amor, perdão etc. são passados um a um, sempre baseados em situações vividas pelos personagens e que são contadas a André.

O lançamento oficial, com a presença de Mauricio de Sousa, será 13 de dezembro, na livraria Cultura, em São Paulo.




Fonte: O Globo

RUAS FICAM NOVAMENTE ALAGADAS EM CAMPOS DEVIDO A CHUVA

(Fotos: Fátima Raposo | Avenida Pelinca)
Vários pontos da cidade ficaram alagados devido a chuva que atingiu o município na noite desta quinta-feira(28/11). O trânsito ficou caótico em diversas ruas, Na área central, alguns semáforos ficaram funcionando no pisca alerta.

A chuva deixou e vários pontos alagados no município, principalmente na área central da cidade, como na Avenida Pelinca, área nobre de Campos (como podem ver nas fotos), onde moradores ficaram ilhados em suas residências, atrapalhando também a passagem de pedestres e o fluxo de veículos. 

Em algumas ruas os moradores ficaram ilhados em suas casas, por conta do acúmulo de água. Na RJ-216, vários pontos próximos aos parques Imperial, Tropical, Donana e Goitacazes ficaram tomados pela água.
(Fotos: Cláudia Moura Gouvêa | Goitacazes)



Fonte: Blog Pense diferente

CARRO CAI EM BURACO DE OBRAS DA RJ-216 NA CAMPOS-FAROL

(Foto: Silésio Corrêa | Folha da Manhã)
Um acidente foi registrado na noite de quinta-feira (27) na RJ-216, que liga Campos a Farol de São Thomé, próximo ao Hospital São José, em Campos. Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Federal (BPRv), uma mulher conduzia um corsa de cor branca, quando teria perdido o controle do veículo e caído em um buraco no local que está em obras. A motorista não teve ferimentos.


Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

BANDIDO PRESO APÓS ASSALTAR DUAS MULHERES NO CALÇADÃO

(Foto: Ralph Braz)
Guardas municipais prendem acusados de três assaltos, nesta quinta-feira (27/11).

Já no calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, centro de Campos, L.C.M.de 35 anos foi detido por Guardas Municipais depois de assaltar duas mulheres e roubar o celular de um homem.

O suspeito saiu correndo do calçadão, sendo alcançado pelos guardas na Avenida Princesa Isabel, no Parque Rosário.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal-Centro.



Fonte: Campos24horas

JOVEM PRESO APÓS FURTAR LOJA DO BOULEVARD SHOPPING

(Foto: Ralph Braz)
Um jovem de 20 anos foi detido após furtar uma loja no Shopping Boulevard, na tarde desta quinta-feira (27), em Campos. Policiais Militares prenderam V.H.A.S. no estacionamento do shopping com o material roubado.

O acusado saiu do sistema penitenciário no último dia 18, em Uberlândia. Segundo informações da polícia, ele entrou em uma loja, pegou uma camisa e vestiu. Além disso, ainda pegou várias caixas de brinquedos.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal - Centro.


Fonte: Campos24horas

TRIBUNAL DE JUSTIÇA LIBERA MOTÉIS


Após decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) Rosa Helena, foi suspensa a decisão da 3ª Vara Criminal de Campos,que havia interditado quatro motéis da cidade, que supostamente teriam ligação com o caso “Meninas de Guarus”.

A desembargadora acolheu o mandado de segurança dos advogados Leonardo Villarinho e João Paulo Granja. Os motéis estavam fechados desde o último dia 17 de outubro, após decisão do juiz Leonardo Cajueiro.

Ibiza (Hotelaria Ibiza Ltda), Capri (Casalar Motel Ltda) e King’s (Verdes Mares Turismo Ltda), estão liberados para o funcionamento normal. Já o motel Stop ( Stop Motel Ltda), foi liberado, mas há uma outra ação que impede o seu funcionamento.




Fonte: Campos24horas

DUAS MENORES FICAM FERIDAS EM 'ACIDENTE' EM ESCOLA DA PREFEITURA DE CAMPOS

(Foto: Silvana Rust | Terceira Via)
Duas alunas, de 10 e 11 anos, da escola municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no Parque Aurora, ficaram feridas após uma grade da janela cair em cima delas. Testemunhas disseram que o socorro demorou para chegar porque a direção ficou com medo do acidente repercutir.

Os pais das crianças ficaram revoltados, pois ninguém da instituição comunicou aos familiares o que havia acontecido. O aviso chegou aos pais por meio de uma ligação de outra aluna da escola. 

A mãe de uma das meninas acionou o Corpo de Bombeiros e as crianças foram levadas para o Hospital Ferreira Machado, onde passaram por exames e em seguida foram liberadas. 

A equipe de reportagem do Jornal esteve na instituição, mas a diretora, que não teve o nome divulgado, não quis comentar como foi o acidente e pediu para que os jornalistas entrassem em contato com a Secretaria de Educação.

A diretora também não quis informar o nome, idade e série das meninas.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a assessoria de imprensa da prefeitura de Campos, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão da prefeitura para este fato.



Fonte: Terceira Via

PROJETO DE LEI QUER ACABAR COM ' TAXA DO PRÍNCIPE ' EM PETRÓPOLIS

(Foto: Otto Hees)
Um projeto de lei quer acabar com uma taxa até hoje paga por quem vende um imóvel no centro da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a herdeiros da antiga família real.

Petrópolis, também conhecida como cidade imperial, era o refúgio dos membros da monarquia brasileira durante o verão.

O pagamento do chamado laudêmio (2,5% sobre o preço de mercado do imóvel) tem de ser feito à vista à Companhia Imobiliária de Petrópolis, entidade administrada pelos descendentes de Dom Pedro 2º. Caso contrário, o comprador – quem, na prática, acaba desembolsando o valor - não recebe a escritura.

Opositores da taxa afirmam que o laudêmio eleva o preço dos imóveis e afasta investimentos da cidade. Ironicamente, a taxa é conhecida na cidade como "imposto do príncipe".

No ano passado, segundo um representante dos herdeiros, as receitas provenientes do laudêmio totalizaram R$ 4 milhões, divididos entre cerca de dez integrantes da antiga família real.

O vereador Anderson Juliano, do PT, quer acabar com o benefício centenário. Antes dele, outros já tentaram suprimir a taxa, mas não obtiveram sucesso.

Agora, o projeto de lei que propõe o fim do laudêmio real aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça, em Brasília.
Legitimidade

O laudêmio é um benefício previsto em lei que deve ser pago aos descendentes de antigos proprietários de terra, denominados foreiros, no caso da venda do imóvel.

Segundo um representante dos herdeiros da antiga família real (que não quis gravar entrevista), o direito é "legítimo".

A família alega que os imóveis do chamado 1º distrito de Petrópolis – a região central da cidade – estão localizados na área correspondente à Fazenda do Córrego Seco, pertencente a Dom Pedro 2º.

No século 19, o então imperador brasileiro teria divido o terreno e o cedido à exploração de terceiros que, em contrapartida, pagariam uma taxa à família real toda vez que a propriedade trocasse de mãos.

O laudêmio não é exclusividade da família real. Atualmente, sob o mesmo princípio, moradores de diversas localidades do Brasil têm de pagar a taxa à União.



Fonte: BBC Brasil

CHUVA CASTIGA PETRÓPOLIS, RIO QUITANDINHA TRANSBORDA E SIRENES SÃO ACIONADAS


(Foto:Débora B. Lopes.)
O Rio Quitandinha, que corta a Rua Coronel Veiga, uma das principais vias de acesso a Petrópolis, na Região Serrana do Rio, transbordou por volta das 15h desta quinta-feira (27). A chuva começou nesta quarta-feira (26) e se estende até esta tarde, alternando entre períodos de pancadas e chuva fraca. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decretou estado de alerta máximo para o Rio Quitandinha. O índice pluviométrico da última hora no trecho da Coronel Veiga, segundo o sistema de alerta de cheias do órgão, está em 23.8 milímetros (mm).

(Foto: Leonardo Macachero)
Os veículos que passavam pelo local no momento do transbordamento tiveram que buscar Alternativas, como o posto de gasolina que fica a um nível mais alto que o do rio. Não há informações sobre outros pontos com alagamento.

Segundo a Defesa Civil de Petrópolis, sete sirenes foram acionadas às 15h44 por conta das fortes chuvas desta quinta-feira: Independência, Taquara, Siméria, Duques, Rio de Janeiro, Ceará e Espírito Santo. Os moradores de áreas de risco dessas regiões devem sair de casa imediatamente e procurar um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco ou pontos de apoio.



Fonte: G1 | Blog do Eduardo Ferreira

SP, RJ e MG FECHAM ACORDO PARA TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA

(Fotos: Ralph Braz)
Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); e de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), fecharam um acordo nesta quinta-feira (27) no Supremo Tribunal Federal (STF) para dar início a obras de infraestrutura a fim de reduzir os efeitos da crise hídrica que atinge atualmente a Região Sudeste.

Pelo acordo, mediado pelo ministro do STF Luiz Fux, os três estados devem apresentar até 28 de fevereiro propostas para o enfrentamento da crise de falta d'água. Uma dessas propostas é a transposição do rio Paraíba do Sul, cuja bacia abrange áreas dos três estados.



A transposição é um projeto do governo paulista que pretende desviar água do rio para abastecer o Sistema Cantareira, que enfrenta uma crise hídrica por conta da estiagem no Sudeste. O Rio de Janeiro era inicialmente contrario à obra porque a bacia do Paraíba do Sul abastece diversos municípios do estado, incluindo a região metropolitana da capital fluminense.

Os governadores e representantes dos órgãos responsáveis pelos estudos técnicos ambientais se comprometeram, no acordo assinado após a audiência, a não realizar obras sem o consentimento de todas as partes envolvidas.

Eles também se comprometeram a respeitar, nas obras, estudos de impacto ambiental e realizar ações de compensação ambiental.


"Nós estamos muito confiantes [...] Temos até fevereiro para arrematar essas garantias para o momento e para o futuro. Reunião muito proveitosa, decisão muito importante. Todos juntos podemos avançar muito mais num conjunto de obras que serão muito positivas", afirmou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao final da audiência de mediação.


O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também celebrou o acordo e afirmou que "ninguém quer prejudicar" nenhum ente federativo. "Os três estados chegaram a um consenso e esse prazo é suficiente. É importante a gente ter a solidariedade dos três entes federativos [...] Ninguém quer prejudicar nenhum estado. É ter as garantias para o futuro, e nós temos certeza que desse limão saiu uma grande limonada", brincou Pezão.





Fonte: G1

TJ RECUA E MANDA PREFEITURA DE CAMPOS INFORMAR PARTE DE LISTA DE SERVIDORES

(Foto: Ralph Braz)
Depois de determinar que a Prefeitura de Campos apresentasse em 30 dias a lista completa com nomes, cargos e salários dos servidores concursados ou não e prestadores de serviços ao município, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, recuou da decisão. Agora a prefeitura não será obrigada a informar sobre terceirizados e aqueles a quem foram delegados quaisquer tipos de poder. A prefeitura, no entanto, terá de informar os nomes e cargos dos agentes públicos, servidores concursados ou não.

Na noite da última terça-feira (25 de novembro) o Tribunal divulgou a decisão da 15ª Câmara Cível negando o pedido de recurso feito pela prefeitura que visava cassar a decisão liminar da 2ª Vara Cível, que havia deferido a ação proposta pelo vereador Rafael Diniz (PPS) que exigia a revelação de todos os nomes.

Na tarde de quinta-feira (27) o TJRJ divulgou uma nova decisão isentando a prefeitura de apresentar a listagem completa de pessoal. Diniz não consegue entender o porquê da alteração na decisão. “Não consigo compreender essa rápida mudança de decisão, quando numa noite temos uma informação e, logo no dia seguinte, recebemos a notícia de que a decisão foi alterada. Lamento muito pelo ocorrido. Mas, de qualquer forma, temos que continuar comemorando a vitória da transparência. Essa administração será obrigada a prestar as informações que tanto esconde. Continuarei cumprindo com o meu papel de vereador e defensor de uma cidade melhor e mais transparente”, informou.

Relatora do processo, a desembargadora Maria Regina Nova alegou que “o pedido do autor se refere apenas a “servidores concursados ou não”, dentre os quais não se enquadram os terceirizados, que não têm qualquer vínculo direto com a Administração Pública, e os delegatários que, igualmente, não se confundem com servidores. Cumpre aduzir que a administração pública também não está obrigada a fornecer a remuneração individual de cada servidor, informação que deve ser mantida em sigilo, em nome da privacidade de cada indivíduo”

No site da prefeitura, consta a visita do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Vieira, nesta quarta-feira (26) à prefeitura de Campos. Acompanhado do Promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, Marcelo Lessa, Marfam Vieira, que já esteve na cidade em outras ocasiões, foi recebido pela Prefeita Rosinha.

A visita de cortesia durou pouco mais de uma hora e as autoridades conversaram sobre vários assuntos referentes ao município. A Prefeita Rosinha Garotinho estava acompanhada pelo Procurador Geral do Município, Matheus José, e pelo Secretário Municipal de Relações Institucionais, Francisco de Assis Pessanha.




Fonte: Terceira Via

BENEFICIADOS DENUNCIAM FALTA DE LEITE NA SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Alguns tipos de leite estão em falta no departamento de nutrição da Secretaria de Saúde Campos. Pelo menos três modelos com fórmulas especiais, como o Isomil, Neocate e Ensure – este último usado para necessidades dos idosos – não estão sendo distribuídos há pelo menos dois meses.

Com o problema, vários beneficiados estão tendo que comprar os leites que são caros nas farmácias e supermercados. Uma lata de 400 gramas de Isomil, por exemplo, custa, em média, R$30,00.

Jaqueline Moraes esteve ontem (26 de novembro) na Secretaria de Saúde para tentar buscar o leite para o filho de apenas dois anos. Ao ser informada de que o produto não havia chegado e que não tinha previsão de chegada, a dona de casa decidiu procurar a imprensa.

“Isso é um absurdo. Uma cidade rica como Campos não ter o leite que o meu filho precisa. Ele consome aproximadamente quatro latas por mês. Agora eu te pergunto: como é que vou arrumar R$ 120,00 para comprar as latas?”, questiona Jaqueline, lembrando que está desempregada.

No mesmo dia, Marivalda de Oliveira também esteve no departamento de nutrição de Campos para tentar adquirir o Ensure e saiu tão frustrada quanto Jaqueline. “Em Campos é assim: o morador não pode depender de nada que é dado pela prefeitura porque aqui não tem nada. Há poucos instantes estava ali fora conversando com uma senhora que estava reclamando que na farmácia não tem remédios básicos como o Losartan”, afirmou.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal entrou em contato, por e-mail, com a assessoria de comunicação do vice-prefeito e secretário de saúde de Campos, Dr. Chicão, mas sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão dele para este fato.


Fonte: Terceira Via

TRÊS HOMENS DETIDOS POR AGREDIR UMA ADOLESCENTE DE 16 ANOS

(Foto: Ralph Braz)
Três homens foram detidos na manhã desta quinta-feira (27/11) em uma ação da Polícia Civil e Militar na comunidade da Tira Gosto, na Lapa, em Campos. Eles são suspeitos de agredirem uma adolescente de 16 anos na semana passada.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) que comanda a operação, Ana Paula Carvalho, disse que a menor foi agredida por cinco homens. As agressões teriam ligação com o tráfico de drogas da comunidade.

Ainda segundo a delegada, a polícia chegou até essa informação através de um encaminhamento de um órgão municipal, que não foi revelado. De acordo com uma agente social, a vítima reside em Itaperuna e está abrigada em uma casa de acolhimento em Campos. 

A vítima acompanhou toda a operação disfarçada de policial civil, dentro de uma viatura para não ser identificada.

A polícia continua tentando de localizar os outros dois suspeitos da agressão. A delegada não deu maiores informações sobre o caso.


Fonte: Ururau

ADOLESCENTE E UM HOMEM DE 54 ANOS BALEADOS EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Um menor sofreu uma tentativa de homicídio no início da noite desta quarta-feira(26), na comunidade da Baleeira. De acordo com a polícia, a vítima C. de 17 anos recebeu um tiro no punho desferido por dois homens que estavam em um carro de cor preta.

Segundo ainda a polícia, o menor mora próximo ao local do crime e disse que o alvo era outra pessoa e que nunca teve passagem pela polícia.

Após atendimento no Hospital Ferreira Machado, ele foi liberado. O caso foi registrado na 134ª DP/Centro.

Baleado no Novo Eldorado
Um homem identificado como Getúlio Azevedo Cruz, de 54 anos, foi baleado na tarde desta quarta-feira(26), por volta das 16h30, na Rua 1 do Conjunto de Casas Populares do Parque Novo Eldorado, conhecida como ‘Sapo I’, em Guarus, Campos.

Segundo informações da polícia, uma van particular passou na Rua 1, com quatro homens fazendo vários disparos. A vítima que estava sentada da frente de sua casa, acabou sendo atingida por um tiro no peito que saiu na costela.

O senhor foi socorrido pela guarnição do Setor Índia, Sgt. C.Rodrigues, Sd. Jarbas e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A Polícia Militar fez um cerco em busca dos autores, mas até o momento ninguém foi preso. A van foi encontrada em uma obra abandonada no Parque Santa Rosa.

O caso está sendo investigado pela 146ª DP/Guarus.



Fonte: Campos24horas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS NA BR-101, DEIXA SEIS FERIDOS

(Foto: Ralph Braz)
Um acidente envolvendo dois veículos de passeio deixou seis pessoas feridas, na tarde desta quarta-feira (26/11), no km 90 da BR-101, altura da localidade de Caxeta, em Campos.

A colisão frontal aconteceu por volta das 16h30 e envolveu um Peugeot de cor prata que seguia para Campos e uma caminhonete Ranger vermelha, que trafegava sentido Rio.

Segundo a assessoria da Autopista Fluminene – que administra a rodovia – dos cinco ocupantes do carro prata, um casal, identificado pelas iniciais L.B.D, 35 anos e M.N.C.C., 61, foi socorrido e levado em estado moderado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e as outras três pessoas foram atendidas no local e liberadas. Já o motorista da caminhonete teve alguns arranhões e também recebeu atendimento no local.

Ainda de acordo com a assessoria da concessionária, o trânsito seguiu lento com apenas a terceira faixa, nos dois sentidos, interditada.




Fonte: Ururau

DUAS PESSOAS FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-356

(Foto: Ralph Braz)
Dois homens ficaram gravemente feridos em um acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta por volta de 1h30 da madrugada de hoje, 26, na BR-356, próximo ao Matadouro, em São João da Barra.

De acordo com informações da equipe do Resgate, as vítimas ainda não identificadas foram socorridas para o Centro de Emergência e, em seguida, para o Hospital Ferreira Machado(HFM), em Campos com fraturas no corpo.




Fonte: Parahybano

JOVENS DETIDOS APÓS FURAR BLITZ DA POLÍCIA COM CARRO ROUBADO

(Foto: Ralph Braz)
Dois jovens foram presos com um carro roubado ao após furar uma blitz da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira(26), por volta das 10h30, na área central de Campos. Um deles, de 23 anos, seria estudante de engenharia.

Os policiais contaram que faziam uma blitz na Rua do Gás quando viram o Cruze branco, com placa de Vitória(ES), e pediram que parasse o veículo, mas o motorista acelerou. Durante a perseguição, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em um poste na Rua Ipiranga, próximo ao Edifício Salete.

Segundo a polícia, o jovem que dirigia mora no bairro Pelinca, e o carona , no Parque Rosário. Eles tentaram fugir, mas foram capturados

A dupla foi encaminhada a 134ª DP/Centro.




Fonte: Campos24horas

TJ MANDA PREFEITURA DE CAMPOS APRESENTAR LISTA DE PESSOAL EM 30 DIAS

(Foto: Ralph Braz)
A Prefeitura de Campos tem 30 dias para apresentar a listagem dos agentes públicos, servidores, concursados ou não, terceirizados e aqueles a quem foram delegados quaisquer tipos de poder. Nesta terça-feira (26) a 15ª Câmara Cível do Tribunal Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negou o pedido de recurso feito pela prefeitura que visava cassar a decisão liminar da 2ª Vara Cível, que deferiu a ação proposta pelo vereador Rafael Diniz (PPS) que exigia a revelação de todos os nomes.

De acordo com a decisão, a prefeitura “deve entregar a listagem nominal dos servidores que exercem vínculos de emprego, sejam eles concursados ou não, bem como dos “terceirizados”, além da listagem dos servidores que ocupam cargo comissionado ou função de confiança”. Em todos os casos deve ser esclarecida a lotação, o vínculo, a função exercida e a remuneração paga nos últimos três meses. A prefeitura pode ser multada caso não apresente a listagem nesses termos.

Em agosto do ano passado, Diniz protocolou na secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, o requerimento pedindo a listagem. Sem resposta do Executivo e baseando-se na Lei de Aceso à Informação - depois de dez meses - o vereador entrou com ação no TJRJ.

“Estou muito satisfeito com a decisão do Tribunal. A Justiça está cumprindo o seu papel. Garantindo o que o governo municipal não quer cumprir, que é ser transparente. Não é o vereador que ganha com isso, é a população que tem o direito de saber o que está acontecendo”, observou Diniz.




Fonte: Terceira Via

HOMEM DETIDO APÓS TENTATIVA DE ASSALTO EM ÔNIBUS DA CAMPOSTUR

(Foto: Ralph Braz)
Policiais militares detiveram um homem suspeito de realizar uma tentativa de assalto em um ônibus que fazia o itinerário de Campos para o Açu, em São João da Barra, no final da manhã desta quarta-feira (26/11), no Turf, em Campos.

M., de 18 anos, informou que estava na Rodoviária Roberto Silveira onde pegaria um ônibus para seguir até Barra do Açu, e que o homem identificado como V.N.T., de 30 anos, também teria entrado no veículo e sentado ao seu lado.

(Foto: Filipe Lemos | Campos24horas)
O detido, identificado como V.N.T., se aproximou do um jovem, que estava em pé no ônibus, simulou estar armado e pediu os pertences da vítima, e disse que precisava ir para o Rio de Janeiro porque teria cometido um assassinato e não tinha dinheiro suficiente.

O jovem percebeu que o homem não portava nenhuma arma e os dois começaram a se agredir. Os outros passageiros do ônibus acionaram a Polícia Militar que detive o homem.

V.N.T., que já tem passagem pela polícia, foi encaminhado à 134ª Delegacia Legal de Campos, onde caso será registrado.



Fonte: Ururau | Campos24horas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PESCADOR EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS EM SFI

(Foto: Ralph Braz)
Um homem foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (25), na localidade de Barra do Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana. O crime aconteceu em um manguezal, próximo à Foz do Rio Itabapoana. O local é conhecido como “Rua da Fumega”.

A vítima que era pescador foi identificada como, Lenilson Fernandes Carvalho, de aproximadamente 33 anos. O Resgate Municipal de Barra chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local o pescador já estava morto.

Segundo informações da polícia, a vítima foi executada com mais de dez tiros, na região da cabeça, braços e rosto. De acordo com Policiais Militares, populares contaram que dois homens de estatura baixa teriam chegado em um carro branco. Um dos dois teria descido do veículo e disparado contra a vítima.

A polícia está abordando veículos para tentar prender os autores do crime. O caso está sendo investigado pela 147ª Delegacia de São Francisco de Itabapoana.




Fonte: Campos24horas

HOMEM BALEADO COM SETE TIROS EM GUARUS, MORRE NO HFM

(Foto: Ralph Braz)
Um homem, identificado como Josias Quirino da Costa Bento, de 39 anos, morreu minutos depois de dar entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM) na tarde desta terça-feira (25/11). Ele foi baleado na Rua Campestre, no Parque Santa Rosa, em Campos.

A vítima, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar, estava próxima de casa quando levou sete tiros que atingiram a cabeça e tórax. O crime aconteceu na rua onde ele morava com uma irmã e, também onde já teria sofrido uma tentativa de homicídio cerca de cinco dias atrás.

No local prevaleceu a lei do silêncio e nenhuma informação sobre a autoria do crime foi dita à polícia. O homicídio aconteceu por volta das 15h.

Segundo informações repassadas à Polícia Militar por um irmão da vítima, nome preservado, a motivação do crime estaria ligada ao tráfico de drogas, uma vez que há no bairro uma disputa de facções rivais.

O corpo de Josias foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia e liberação para sepultamento. 

A ocorrência foi registrada na 146ª Delegacia Legal de Guarus para investigação.



Fonte: Ururau

VEREADOR VAI À PF DENUNCIAR ROMBO DE R$ 109 MILHÕES DA PREFEITURA DE CAMPOS

(Foto: Silvana Rust | Terceira Via)
O vereador Marcão (PT) esteve na sede da Polícia Federal (PF) – na manhã desta terça-feira (25 de novembro) - para protocolar uma denúncia de que a prefeitura de Campos teria dado um rombo de mais de R$ 109 milhões entre os anos de 2009 a 2012.

O vereador está com um relatório de auditoria, com a devida assinatura de todos os membros, que comprova a compra de títulos públicos federais sem a licitação – exigida por lei – e a participação de empresas que, segundo ele, podem ter sido beneficiadas pela prefeitura. Algumas, inclusive, tendo participação direta no caso do Mensalão.

De acordo com Marcão, mais este possível rombo mostra a irresponsabilidade do atual governo e, de repente, explique o porquê a cidade estar desta forma. “A cidade está praticamente parada. Se eu não tivesse recebido estes documentos, ninguém iria saber disso. O meu papel estou fazendo, agora cabe às autoridades fiscalizadoras tomarem as devidas providências”, explicou o legislador, ressaltando que não irá dizer como estes documentos comprobatórios chegaram em suas mãos.

Marcão destacou ainda que a sessão plenária que aconteceria hoje na Câmara foi esvaziada porque alguns vereadores da base aliada ao governo não gostariam que esta denúncia fosse feita na Casa. “Simplesmente provocaram a falta de quórum para que eu não explanasse isso na Câmara. Mas não tem problema, outras sessões virão”, acrescentou.

Após protocolar a denúncia na PF e descrever ao delegado todas as irregularidades, o petista disse que irá no Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), formalizar a mesma denúncia.

Antes mesmo de a sociedade campista passar a questionar como pode uma prefeitura com orçamento anual de R$ 2,5 bilhões ser obrigada a empenhar até 2016 sua principal receita - os royalties do petróleo - vários profissionais já vinham sofrendo com salários atrasados, outros demitidos e empresas se queixando de que a prefeitura tem dado calotes ainda mais frequentes.





Fonte: Terceira Via

IPTU: ENQUANTO CAMPOS AMEAÇA NEGATIVAR, SFI DÁ DESCONTO DE 80%

(Foto: ANI)
Enquanto a Prefeitura de Campos avisa que vai negativar contribuintes em débito com tributos municipais, a de São Francisco de Itabapoana dá desconto de 80% para quem quitar IPTU e alvará. 

A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está concedendo o desconto de 80% nos juros e multas, em caso de pagamento à vista, aos contribuintes em débito com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e alvará, vencidos nos anos 2011, 2012 e 2013. O prazo final para retirada das guias é até sexta - feira (28/11 ), na prefeitura, situada na entrada da cidade - Praça Três Poderes.

O secretário de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu, explicou que desde que foi criada a estrutura administrativa da prefeitura, em 1997, existe uma dívida ativa que chega em torno de 50 milhões.

“Essa é uma grande oportunidade para o contribuinte regularizar o seu saldo devedor. Se caso ele opte em não pagar o débito à vista, também poderá ser parcelado em até 36 vezes, mas não receberá desconto, já que há uma lei municipal que autoriza o desconto mês a mês quando o pagamento é efetuado somente à vista”, destacou.

Segundo Marcelo, o município de São Francisco de Itabapoana é o mais carente em arrecadação. Isso impossibilita e dificulta mais investimentos na região, como o aumento salarial do servidor.

O prefeito Pedrinho Cherene disse que é de extrema importância o pagamento em dia do IPTU e alvará para o aperfeiçoamento das políticas públicas do município. “ É importante sempre lembrar que o município de São Francisco não recebe royalties. Por isso, os valores financeiros arrecadados oriundos desses impostos são imprescindíveis para o progresso sanfranciscano”, ressaltou.



Fonte: Secom | Blog Na Curva do Rio

IDOSA MORRE EM COLISÃO EM MIRACEMA

(Foto: São Fidélis News | ANI)
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente registrado na manhã desta terça-feira (25), na RJ-116, no município de Miracema.

De acordo com informações de populares, dois veículos de passeio teriam colidido de frente. Com o impacto da colisão, o condutor de um dos veículos teria perdido o controle da direção e acabou colidindo no muro de uma residência que fica às margens da pista.

Uma idosa, identificada como Nilce Freire, de 77 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um homem, identificado como Felipe Mota de Paula, de idade não revelada, foi socorrido e encaminhado com ferimentos leves para o Posto de Urgência do município.

O corpo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Pádua e a ocorrência foi registrada na 137ª Delegacia Legal (Miracema).




Fonte: O Diário 

MORRE NO HFM ADOLESCENTE BALEADO EM ATAFONA, SJB

(Foto: Ralph Braz)
Morreu no Hospital Ferreira Machado o adolescente que foi atingido por um tiro no peito durante uma tentativa de assalto em Atafona, na noite de segunda-feira (24 de novembro).

De acordo com a Polícia Militar, Davi Ribeiro de Moraes, de 17 anos, estava em um local conhecido como “Quadra do Repolinho”, na localidade de Carrapicho, quando dois homens pararam de moto próximo ao jovem, anunciaram o assalto e, logo depois, efetuaram os disparos.

Davi foi socorrido para o hospital com estado de saúde estável, mas morreu na manhã desta terça-feira (25). O caso foi registrado na 145ª Delegacia de São João da Barra.




Fonte: Terceira Via