sábado, 31 de maio de 2014

MORRE O APRESENTADOR E NARRADOR MAURÍCIO TORRES


O narrador e apresentador esportivo Maurício Torres, 43 anos, morreu neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1° de maio, quando se sentiu maldurante um voo do Rio de Janeiro a São Paulo, onde faria gravações de "offs" para o "Esporte Fantástico", da Record, daquele fim de semana.

Após o desembarque, ele foi direto para o hospital Sírio-Libanês. Na época, foi constatado uma arritmia cardíaca – e não infarto.

Submetido a exames mais rigorosos, constatou-se a existência de uma infecção, que mesmo combatida à base de antibióticos, não regrediu agravando o seu estado.

Maurício deixa mulher e uma filha de oito anos. O sepultamento será no Rio de Janeiro.

Carreira
O jornalista trabalhou no Sistema Globo de Rádio e na década de 1990 narrava jogos para os canais Globosat.

Em 1996, entrou para a Rede Globo onde passou a fazer transmissões esportivas e apresentava o bloco esportivo do "Bom Dia Brasil", eventualmente o Globo Esporte - além do "Espaço Aberto Esporte, da Globo News.

Chegou à Record em 2005, para ser o seu primeiro nome na locução esportiva.

Em 2012, se juntou a Mylena Ciribelli e Cláudia Reis na apresentação do "Esporte Fantástico". 

Ao receber o convite da Record, Torres não pensou duas vezes antes de mudar de emissora. Estava muito empolgado com os investimentos do canal. Além do caminho aberto para ser o narrador principal, pesou também a proposta financeira, muito superior a da Globo.

Por pouco o carioca Mauricio Torres não seguiu o jornalismo esportivo. Após entrar no meio, achou que escreveria sobre política ou cultura. Por acaso, foi convidado para trabalhar na Rádio Globo, emissora que despertou seu interesse pela área de esporte.

Tinha como ídolos Galvão Bueno e Luciano do Valle, e revelou que se não fosse jornalista, seria advogado.

Ele trabalhou na cobertura de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.


Fonte: UOL esportes

JOVEM DE 19 ANOS MORTO A TIROS EM GUARUS, CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)
Um jovem de 19 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (30/05) na Rua Ary Ribeiro Vaz, no Parque Nova Campos, em Guarus, subdistrito de Campos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, a vítima, Maicon Gomes Viana, morreu no local.


O corpo do jovem foi removido pelo rabecão dos bombeiros, por volta das 0h, deste sábado (31/05) e levado para o Instituto Médico Legal (IML).

A ocorrência do homicídio foi registrada na 146ª Delegacia Legal de Guarus.





Fonte: Ururau

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MPE VAI CONVOCAR PATRÍCIA CORDEIRO, AVELINO, SULEDIL E JOÃO VICENTE


O Ministério Público Estadual vai convocar a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o ex-presidente da Fundação, Alvanir Ferreira, e o secretário de Governo, Suledil Bernardino na investigação sobre denúncias envolvendo a Cultura em Campos. As oitivas estão marcadas para os dias 27, 28 de junho e 02 de julho. Antes deles, será ouvido dia 26 de junho, o ex-presidente da Fundação Municipal Trianon, João Vicente Alvarenga. Segundo denúncias de João Vicente Gomes Alvarenga, há suspeita de possível desvio de recursos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima para montagem de um estúdio de gravação na cidade.



Fonte: Blog Na Curva do Rio (Suzy Monterio)

PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO JUNINO DE SÃO JOÃO DA BARRA 2014

(Foto: Ralph Braz)
A Prefeitura de São João da Barra anunciou oficialmente neste sábado (24/05) a programação das atrações nacionais, que estarão presentes no Circuito Junino 2014. A festa acontece durante o mês de junho, quando o município recebe um número expressivo de visitantes e turistas de toda parte do Brasil.

O Circuito Junino tem uma programação com ricas atrações, não se restringindo aos shows de artistas do certame nacional. Os eventos contam com diversas tradições da casa, passando por eventos religiosos ao comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro. Tem ainda as atividades culturais como o Desfile Fluvial, o Concurso de quadrilhas e o tradicional Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), que todos os anos valorizam talentos de toda região. Esse ano, por conta da Copa do mundo, a Prefeitura da cidade ainda vai promover alguns eventos nos dias de jogo da Seleção brasileira.

(Foto: Ralph Braz)
Confira os Shows nacionais do Circuito Junino 2014

12/06 – Apollo e Banda (Dia dos Namorados)
14/06 – Oba oba Samba House (Santo Antônio)
17/06 - Léo Magalhães (Dia da cidade)

21/06 – Banda Delloreon (Fescan)
23/06 - Zé Ricardo e Thiago (São João)
24/06 - Rosa de Saron (São João)
28/06 - João Lucas e Marcelo (São Pedro)
29/06 – Adriana Arydes (São Pedro)

- Festa de São Pedro – Capela de São Pedro

28/06 - Rick e Renner
29/06 - Padre Juarez de Castro


Fonte: Secom

MATERNIDADE DA SANTA CASA VAI FECHAR AS PORTAS NESTE SÁBADO

(Foto: Ralph Braz)
Após mais de cinquenta anos de funcionamento, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Campos vai fechar as portas neste sábado (01/06). As atividades do setor de obstetrícia serão encerradas e todos os obstetras que prestam serviço ao hospital foram comunicados na última semana que estavam dispensados a partir desta data.

A Santa Casa contava com cinco obstetras, se revezando em plantões. Segundo um funcionário que não quis se identificar, nos últimos tempos o número de partos, que já chegou a ser de 300 por mês, hoje é de 50 em média.

A maternidade atendia mulheres de Campos e de toda a região, principalmente, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. As parturientes que chegam ao local são orientadas e encaminhadas para a Beneficência Portuguesa e ao Hospital dos Plantadores de Cana. 

Em outubro de 2013, a direção do hospital já havia manifestado a intenção de fechar a maternidade, mas posteriormente anunciou que iria continuar realizando o serviço de obstetrícia.

Nossa equipe esteve na Santa Casa, mas foi informada que o provedor, Benedito Marques, está viajando e só retorna na segunda-feira. Nossa reportagem não encontrou outra pessoa que pudesse falar sobre o fechamento do setor.

A Santa Casa é um dos hospitais conveniados a Prefeitura de Campos.



Fonte: Ururau

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ATÉ JUNHO NO MUSEU CASA QUISSAMÃ

(Foto: Adilson dos Santos/ Ascom)
 O Museu Casa Quissamã, no Norte do Estado, está abrigando, desde o dia 13 de maio, a exposição iconográfica “Brasil pitoresco pelas lentes de Victor Frond” com o tema: “Museus, as coleções criam conexões”. A visitação segue até o dia 8 de junho.

A exposição reúne parte de uma coleção iconográfica que exibe um conjunto de paisagens do Estado do Rio de Janeiro e trabalhos agrícolas, segundo fotografias do século XIX. Com base em orientação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a exposição conta com 20 pranchas que retratam o trabalho rural e busca conexão entre o autor, a história da Fazenda Quissamã e a escravidão no Brasil. As obras foram doadas ao município pela Biblioteca Nacional e agora integram o acervo do Museu Casa Quissamã.

A coordenadora de Cultura e Turismo de Quissamã, Marta Medeiros, falou sobre a importância da mostra. “É importante que os quissamaenses visitem essa coleção que nos permite conhecer um pouco da vivência no Brasil imperial e retrata o trabalho realizado por pessoas comuns, que se tornaram personagens históricos dessas fotografias e foram fundamentais para a construção do país”, destacou.

A visitação é guiada e fica aberta ao público de quarta a domingo, das 10h às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário fazer o agendamento pelo telefone: (22) 2768-1332 ou (22) 2768-9300 ou ainda pelo e-mail: fcultura.quissama@gmail.com



Fonte: Ascom

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE REPASSE DE RECURSOS PARA SÃO FIDÉLIS

(Fotos: Vinnicius Cremonez/ SF notícias)
O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de transferência de recursos financeiros para 22 municípios do Brasil que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Entre os municípios, está São Fidélis. Segundo a portaria do Ministério da Saúde publicada no dia (16/05) no Diário Oficial da União, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para os 22 municípios que não regularizaram o monitoramento realizado em abril desse ano.

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. Com a finalidade de captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde.

O Secretário Municipal de Saúde de São Fidélis, Francisco Edson, afirmou que realmente o incentivo para vigilância sanitária foi suspenso, algo que aconteceu devido ao sistema do Ministério da Saúde não ter sido atualizado com as informações dessa secretaria em nível nacional, mas que já está sendo feito o trabalho para retificação das informações.

“A questão do erro foi apenas em nível operacional, mas é certo que as informações devidas foram encaminhadas; estamos juntando as documentações necessárias para serem passadas novamente e a constatação das causas do erro, após esse processo a verba voltará retroativa.” Relatou Francisco Edson.

A verba suspensa, segundo o secretário, tem o valor em torno de R$ 1.000,00 (mil reais).

Em relação às denúncias de que estaria faltando remédios, curativos e outros materiais no SUS, o secretário de saúde respondeu ser realmente frequente a falta de alguns recursos, por muitas vezes novos itens serem cortados e ter que ser feito novas solicitações, mas que isto faz parte do modo como o sistema de entrega destes recursos funciona.

“Os materiais de curativos que há na sede são para atender os pacientes crônicos e a parte da medicação já está sendo entregue, mas estamos em processo de licitação para haver a chegada de outras coberturas especiais, sendo que dependemos de uma burocracia do sistema para poder adquirir tais recursos.” Explicou o secretário.

O SIM foi Informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização teve a coleta de dados repassada à atribuição dos Estados e Municípios, através das suas respectivas Secretarias de Saúde. Veja o texto da portaria do Ministério da Saúde abaixo.

PORTARIA Nº 954, DE 15 DE MAIO DE 2014
Suspende a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde dos Municípios irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 1.378/GM/MS, de 9 de julho de 2013, que regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, relativos ao Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; Considerando a Portaria nº 201/SVS/MS, de 3 de novembro de 2010, que define os parâmetros para monitoramento da regularidade na alimentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM); e Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos do Bloco de Vigilância em Saúde transferidos para Estados, Distrito Federal e Municípios, resolve: Art. 1º Fica suspensa a transferência dos recursos financeiros do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde, a partir da competência financeira maio de 2014, dos Municípios irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) de acordo com monitoramento realizado no mês de abril de 2014, relacionados no anexo a esta Portaria. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



Fonte: SF Notícias

SEMINÁRIO SOBRE PRESERVAÇÃO DO LOCAL DO CRIME EM MACAÉ

(Foto: Ralph Braz)
O Seminário Itinerante sobre Preservação do Local de Crime, parceria entre Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional e as Polícias Civil e Militar, estará nos dias 02 e 03 de junho na cidade de Macaé. Direcionado a policiais militares, civis, rodoviários, bombeiros e guardas municipais o evento tem como objetivo integrar e coordenar as ações de preservação do local de crime e da investigação criminal a fim de garantir o sucesso e a precisão dos exames periciais.

Serão oferecidas 280 vagas para os agentes de segurança distribuídos em quatro turmas. O Seminário irá abordar temas como rotina de atendimento aos Locais de Crime; conceitos sobre vestígios, indícios e evidências; isolamento de locais de crime e morte; ocorrências de tráfego e trânsito. O evento contará também com simulação de preservação de local de crime (laboratório).

O Seminário Itinerante sobre Preservação do Local de Crime procura mostrar a importância da integração entre todas as forças de segurança envolvidas quando ocorre um crime, essa será a quarta edição do seminário que já passou pelas cidades de Miracema (6ª RISP) , São Pedro da Aldeia (4ª RISP) e Duque de Caxias (3ª RISP). 

SERVIÇO

Seminário de Preservação de Local de Crime

Público Alvo: Profissionais de Segurança Pública (CBMERJ, PMERJ, PC, PRF e Guardas Municipais)

Data: 02 e 03 de junho de 2014

Horário: 8h30

Local: Edifício do Centro – EDICEN, da Petrobras

Endereço: Av. Roberto Silveira, 108, Centro, Macaé


Fonte: Ascom Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro

ENCONTRADO O CARRO DA FAMÍLIA DO MÉDICO FEITA DE REFÉM EM CAMPOS

(Foto: Saulo Garcez/ Campos24horas)
Foi localizado nesta manhã (30) o carro roubado na durante um assalto na tarde de ontem (29), na casa de um médico no Parque Tamandaré. Policiais do Setor Golf, cabo Rodrigues e soldado Maycon, receberam a informação de que um homem havia deixado um carro em um terreno baldio, na Rua Francisco Lobo da Costa, no Parque Novo Mundo, em Guarus. Em seguida, o suspeito teria fugido em uma moto com um outro homem.

O veículo Agile verde KYD 6412, foi encontrado com os vidros e portas trancados e sem a chave.
O secretário dos Direitos dos Idosos, Gilson Gomes, que trabalha com a esposa do médico, que é funcionária pública, esteve no local.

Um médico e cinco familiares foram feitos reféns durante um assalto no início da tarde desta quinta-feira(29), no Parque Tamandaré, zona nobre de Campos. A esposa do médico chegava em sua casa por volta das 12h30, quando foi rendida por dois bandidos armados.

Os bandidos invadiram a casa e trancaram seis pessoas da família, entre elas duas crianças, em um quarto. Após ameaças, os bandidos fugiram levando um automóvel da família, um Ágile verde, jóias e vários pertences da família.



Fonte: Campos24horas

UM HOMEM MORTO E OUTRO BALEADO EM ATAFONA, SJB

(Foto: Ralph Braz)

Um homem morreu e outro ficou ferido após serem baleados na madrugada desta quinta-feira (29) em Atafona, em frente a uma boate, em São João da Barra.

De acordo com a polícia, as vítimas conversavam, quando um homem, em um Chevette bege, com película insulfilm, passou efetuando vários disparo. Josias Vigneron de Souza foi atingido na nádega. Ele foi socorrido para o Centro de Emergência do município, e em seguida encaminhado para o Hospital Ferreira Machado(HFM). Já Roni Carlos da Silva, de 38 anos, que foi atingido em várias partes do corpo, também foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O caso foi registrado na 145ª DP/SJB para investigação.




Fonte: Campos24horas

ADOLESCENTE DESAPARECIDA VOLTA PARA CASA


A família da adolescente Gyovana Fernandes, que havia desaparecido na tarde de ontem, informou que, no início da noite desta quinta-feira, que a adolescente apareceu e está bem.

A adolescente Gyovana Fernandes, de 14 anos, tinha desaparecido na tarde desta quarta-feira (28). Ela foi vista pela última vez por volta das 14h quando entrava um ônibus do Parque Imperial, em Campos, bairro onde mora.



Fonte: Facebook/ Campos24horas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

FISCALIZAÇÃO APREENDE EM PETRÓPOLIS, MEIA TONELADA DE CARNE VENCIDA EM SUPERMERCADO

(Foto: Portal Acontece em Petrópolis/ ANI)
Nesta última quarta-feira (28), agentes da Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda apreenderam meia tonelada de carnes vencidas e conservadas de forma inadequada, durante uma operação de rotina no Centro Histórico. A mercadoria estava exposta ao consumidor no supermercado Rede Economia, que teve a seção do açougue interditada e recebeu multa no valor de R$ 1,2 mil. Os produtos foram inutilizados e o estabelecimento terá que se adequar às normas para refrigeração desse tipo de alimento, além de efetuar reformas pontuais na loja para que a comercialização seja liberada.

Entre as mercadorias apreendidas estavam 76 peças de carne bovina e 84 quilos de cortes de frango, além de derivados suínos. A gerência do supermercado também recebeu orientações para que os funcionários dos laticínios utilizem uniformes. “A autuação foi necessária, pois o estabelecimento descumpria regras de acondicionamento desses alimentos, que necessitam de cuidados especiais devido à natureza perecível”, explica o diretor e coordenador da fiscalização da Secretaria de Fazenda, Ernani Dias. Segundo o encarregado do açougue do mercado, Felipe Motta, as adequações serão feitas imediatamente.

No Extra da Rua Paulo Barbosa também foram identificados problemas: 8 quilos de carne estavam expostos de forma inadequada (não embalados), mas ainda próprios para o consumo. Após a notificação, os produtos foram imediatamente descartados. O gerente geral Élcio Alves explica que a rede mantém um serviço de controle dos produtos oferecidos para venda. “Em toda a rede existe uma premiação em dinheiro, que é repartida igualmente entre todos os funcionários da loja que registrar o menor volume de perdas. No último mês conseguimos essa meta e fomos premiados”, conta.

Cerca de 80 outros locais no Centro Histórico também foram fiscalizados pela Coordenadoria nos últimos dias, contabilizando 26 notificações para regularização diversas, três apreensões e inutilização de mercadoria por estarem impróprias para o consumo; além da interdição no Supermercado Rede Economia. “O compromisso da prefeitura é orientar os comerciantes para um melhor funcionamento do estabelecimento e garantia de serviço de qualidade e bem-estar para o consumidor”, conclui Ernani Dias.


Fonte: Portal Acontece em Petrópolis

TOMÓGRAFO MÓVEL DO ESTADO QUE ENVIOU PARA CAMPOS TAMBÉM DÁ DEFEITO


O serviço de Tomógrafo Móvel que foi disponibilizado ao município de Campos pelo Governo do Estado, na última terça-feira, apresentou defeito um dia depois, e a realização dos exames deixou de acontecer novamente. 

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, um técnico seria enviado à unidade para avaliar o dano, na manhã desta quinta, mas até o fechamento dessa edição, a situação permanecia a mesma.

Sobre a denúncia publicada no sábado, a assessoria do HFM informou que a firma responsável pela manutenção do tomógrafo identificou o problema em duas placas do equipamento, no dia 7 de maio e encomendou as mesmas no mercado internacional, já que não estão disponíveis no Brasil. Após a instalação, novos problemas surgiram e outras peças tiveram que ser importadas.

Considerado como uma unidade de extrema importância para a região, por ser o responsável pelo primeiro atendimento de urgência e emergência de vários municípios, não só de Campos, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, anunciou que, no próximo dia 03 de junho, o município vai abrir licitação para aquisição de dois tomógrafos de última geração para o HFM.

Os dois novos equipamentos serão adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como parte do processo de renovação de equipamentos e mobiliários hospitalares dentro do processo de modernização e ampliação do HFM. Neste processo, estão incluídas as obras de melhorias da unidade, que deram ao hospital uma nova UTI com 32 leitos, sendo 24 deles divididos em sistema de box e oito leitos de Unidade Intermediária (UI), ocupando uma área de 1.200 m², além de uma nova UTI Pediátrica.

Ainda sem data para voltar a atender à demanda de Campos, o serviço de Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde segue para o município de Barra do Piraí. Os pacientes que estavam agendados para atendimento serão contactados e terão as datas remarcadas.



Fonte: Folha da Manhã

RADIALISTA MORRE APÓS SOFRER INFARTO

(Foto: Juliane Martins de Oliveira)
O radialista José Augusto, de 63 anos, morreu enquanto abastecia seu carro na tarde desta quinta-feira(29), em um posto de combustível, localizado no cruzamento da Rua Saldanha Marinho e Avenida Gilberto Cardoso, no Parque Califórnia, em Campos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, José Augusto chegou ao posto ao volante de seu carro, um Volkswagem Parati. Ao descer após o abastecimento, passou mal e morreu antes que pudesse ser socorrido.

José Augusto morava no Parque Califórnia e era apresentador de um programa diário na Rádio Absoluta AM.



Fonte: Campos24horas

BUROCRACIA DA PREFEITURA DE CAMPOS FAZ PACIENTE AGONIZAR EM HOSPITAL

(Fotos: Ralph Braz)
Internado há mais de dois meses, Jesaias Braga dos Santos, de 51 anos, depende de uma posição da Prefeitura de Campos para fazer uma cirurgia de angioplastia. Aflita, a família do paciente clama por menos burocracia e mais ação da Secretaria de Saúde. 


Jesaias, que é diabético, sofreu infarto no dia 22 de março deste ano e foi internado no Hospital Santa Casa no dia seguinte. Na unidade, foi constatado que é necessário fazer uma angioplastia para colocação de um stent, aparelho revestido de medicamentos que serve para desentupir as artérias.

De acordo com a esposa de Jesaias, Marilza Gonçalves dos Santos, são necessários dois aparelhos stents farmacológicos que custam R$ 20.700. Como esse procedimento não é coberto pelo Sistema Único de Saúde, a família abriu um processo junto à Secretaria de Saúde de Campos no dia 15 de abril e até esta quinta-feira (29 de maio) não obteve resposta.

“Eu soube que já está na prefeitura para ser assinado pela prefeita, mas até agora ninguém deu resposta nenhuma. Eu já entrei na justiça para tentar adiantar o processo, fui na Defensoria Pública, mas até agora também não saiu nada, nenhuma resposta do juiz. E a gente vai esperando, infelizmente. O coração do meu marido é uma bomba-relógio, ele está entre a vida e a morte”, relata Marilza, acrescentando que se ele vir a ter outro infarto, pode não resistir.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail e pelo telefone com a assessoria de imprensa da prefeitura de Campos, mas, até o momento, não obteve resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão da assessoria para este fato.



Fonte: Terceira Via

PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM DISCUSSÃO EM CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)
História e beleza reunidas em um único local. Quem vai ao Centro de Campos tem que dar uma passada no Mercado Municipal para fazer algumas compras. Afinal, campista que se preze vai ao Mercado, nem que seja uma única vez por semana. A beleza do prédio em estilo inglês, de 1921, porém, ficava escondida em meio aos toldos da Feira Livre e atrás da grande estrutura do Shopping Popular Michel Haddad. Com as obras de revitalização do Centro, o Shopping Popular foi demolido, e os 390 camelôs que trabalhavam no local, transferidos, no dia 10 de março, para o Parque Alberto Sampaio.


Segundo a Prefeitura, o prédio histórico do Mercado Municipal sofrerá intervenção, mas ainda não há data para o início da obra. Enquanto os comerciantes da Feira Livre e do próprio Mercado aguardam informações sobre uma provável transferência para um local provisório, ainda a ser definido, a reforma desperta questionamentos a respeito da participação da população na definição do que será feito com a construção, patrimônio arquitetônico de Campos.


Em uma rede social, o jornalista Vitor Menezes abriu um debate sobre a possibilidade de se fazer uma audiência pública para saber o que a população pensa sobre as obras de revitalização do Centro Histórico e do Mercado Municipal. Uma das propostas seria uma mudança definitiva da Feira Livre e do Shopping Popular para um lugar próximo. Assim, o contorno seria liberado e o prédio do Mercado conseguiria “respirar” na paisagem.

(Fotos: Reprodução/ Blog Campos Fotos)
Antes de tudo, o que postei na rede social é uma opinião de cidadão preocupado com minha cidade. Já faz algum tempo que ando preocupado com a situação do prédio do Mercado Municipal. O local fica sufocado na paisagem, totalmente desvalorizado. A questão levantada seria a realização de um plebiscito para saber o que a população pensa sobre as obras de revitalização do local. Não é para tirar os comerciantes do prédio. Eles, que já trabalham lá, devem ficar. O que deve ser feito é uma maior valorização do prédio histórico do Mercado. Deve-se pensar em uma solução em que ninguém se sinta prejudicado — enfatiza Vitor, que também é professor da Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e presidente da Associação Campista de Jornalismo (ACI).

(Vitor Menezes/ Foto: Wellington Cordeiro)
Para a historiadora Sylvia Paes, uma audiência pública deve acontecer. Segundo ela, o prédio está escondido em meio a outros e sua beleza não é valorizada.

(Foto: Reprodução/ Facebook)
— Concordo com Vitor. Acho necessária uma audiência pública sobre as obras. Muitos mercados já foram revitalizados em ganharam uma nova roupagem. Um grande exemplo é o prédio do mercado de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Foi deixada no local apenas a parte de alimentação, artesanato e lazer. Carnes e peixe, verduras e legumes foram transferidos para um local próximo. Sei que a prática de ir ao mercado é um costume muito antigo em Campos. Muitas pessoas poderiam não gostar de mudanças como esta. O que não pode acontecer é transferir a Feira Livre para um local muito longe. Mas, o fato é que tornou-se necessário ter um lugar mais humanizado para se fazer compras e até mesmo para trabalhar — destaca a historiadora.

(Fotos: Reprodução/ Blog Campos Fotos)
Quem também falou sobre o assunto foi o professor de História Aristides Soffiati. Segundo ele, a audiência pública é um bom caminho, mais muitas pessoas poderiam ser contra as mudanças do Mercado. Ainda assim, diz, deve-se pensar em soluções para destacar o prédio, que anda tão escondido.

— Muitas pessoas podem ser contrárias a mudanças. A população e a própria Prefeitura não têm uma educação patrimonial sobre o assunto. A visão de muitos é que “coisa antiga” é “coisa velha”. Deve haver uma audiência pública sim. É preciso ter uma solução para o uso do prédio. O Mercado não pode continuar da maneira como está — comenta Soffiati.

(Leonardo Vasconcelos)
Para o pesquisador Leonardo Vasconcelos, é necessário que se mantenha o projeto original do Mercado. Mas, o espaço não deve abrigar a Feira Livre e o Shopping Popular.

— Não sei até onde vai a opinião das pessoas e se uma audiência pública seria a melhor solução. A população pode ser contra. O local é muito bom, próximo à rodoviária, mas, ao mesmo tempo, é muito dentro do Centro, o que faz com que os alimentos vendidos se misturam com a poluição da cidade. Deve-se pensar em uma solução para que se preserve a história e, ao mesmo tempo, aumente o progresso — diz o pesquisador.

O Mercado Municipal já passou por grandes reformas, sendo a última e maior delas na década de 1970. De lá pra cá, toda a estrutura vem se degradando com o tempo. A reforma é promessa de vários governos anteriores e a espera já dura mais de 20 anos.



Fonte: Folha da Manhã

FAMÍLIA DE MÉDICO É FEITA REFÉM EM ASSALTO A RESIDÊNCIA EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz) 

Um médico e cinco familiares foram feitos reféns durante um assalto no início da tarde desta quinta-feira(29), no Parque Tamandaré, zona nobre de Campos. A esposa do médico chegava em sua casa por volta das 12h30, quando foi rendida por dois bandidos armados.Os bandidos invadiram a casa e trancaram seis pessoas da mesma família, entre elas duas crianças, em um quarto. Após ameaças, os bandidos fugiram levando um automóvel da família, um Ágile verde, jóias e vários pertences da família.

(Foto: Saulo Garcez/ Campos24horas)
Como aconteceu o assalto

No horário do almoço, o médico, sua esposa, dois filhos e dois netos estavam na casa localizada na Rua Marquês Herval, próximo à Avenida 28 de Março. A esposa do médico saiu para um compromisso e foi rendida por dois bandidos armados quando abria um portão.

Já no interior da casa, os bandidos trancaram o médico, sua esposa, dois filhos e dois netos e um quarto. Eles não usaram de violência, mas fizeram ameaças de morte caso alguém tentasse dar algum tipo de alarme.
Após 30 minutos revirando toda a casa, os bandidos roubaram um dos carros da família, um Chevrolet Ágile, cor verde, jóias, dois televisores, um vídeo game e outros pertences.

Inicialmente, os bandidos tentaram roubar um Corolla do médico. Como o carro tem câmbio automático, não conseguiram retirá-lo da casa.

Na saída, os bandidos determinaram que a família saísse do quatro somente após 60 minutos.

Segundo a polícia, os autores do assalto foram dois homens de cor negra, que chegaram ao local em uma motocicleta. Há suspeita de que podem ser os mesmos bandidos que assaltaram, na semana passada, a casa de um oficial da Polícia militar, no bairro IPS, em Campos.



Fonte: Campos24horas

SEM ACORDO, VIGILANTES MANTÊM GREVE

(Foto: Ralph Braz)
A audiência de conciliação entre o sindicato dos vigilantes e o sindicato das empresas de segurança, realizada nesta quarta-feira (28) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), visando acabar com a greve que se estende por 31 dias, terminou sem entendimento. Os empresários continuam irredutíveis com suas propostas, que não atendem à pauta de reivindicações dos vigilantes. Enquanto isso, os bancos permanecem fechados.

A vice-presidente do TRT, desembargadora Maria das Graças Paranhos, orientou o sindicato patronal a não descontar e não punir os vigilantes que estão em greve. Como não houve conciliação, a desembargadora abriu prazo de 48 horas para os sindicatos réus apresentarem defesa no dissídio coletivo de greve. Em seguida, o sindicato patronal terá 24 horas para se manifestar em relação à contestação e, após isso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) terá outras 24 horas para emitir parecer. Depois, será sorteado um desembargador relator para o processo, cujo voto será apreciado durante julgamento em data a ser definida.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores, enquanto a questão não é julgada, a categoria permanece em greve, mas respeitando a liminar da desembargadora Ângela Florêncio, que determina a manutenção de, no mínimo, um vigilante por agência bancária e 40% da categoria trabalhando. A categoria reivindica reajuste de 10%, além de tíquete-refeição de R$ 20 e mais adicionais de risco de vida e de periculosidade.

Bancos fechados — Nesta quarta foi mais um dia de transtornos para quem procurou atendimento nas agências bancárias. O atendimento está sendo feito próximo aos caixas eletrônicos para as pessoas que querem desbloquear cartão, saque nos caixas, mas a movimentação de numerários está suspensa.

Muitas foram as reclamações. “Estou cansada de vir ao banco e volto sem conseguir resolver os meus problemas. Preciso de atendimento no setor de penhor. Até quando vamos ficar nessa situação?”, questionou a cliente Maria do Rosário.



Fonte: Folha da Manhã

ADOLESCENTE DESAPARECIDA EM CAMPOS

(Foto: Reprodução Arquivo pessoal)
Essa menina se chama Gyovana Fernandes, ela tem 14 anos. Ela desapareceu ontem, às 14 horas. Ela pegou o ônibus do Imperial para o Centro e ninguém teve mais notícias dela. Aparentemente ela é uma menina calma e sem problemas. A família já foi aos hospitais, delegacia civil e federal, guarda municipal e não tiveram nenhuma notícia dela ainda. A família está desesperada e procurando ajuda. Eles não tem nenhuma pista dela ainda. Então qualquer notícia dela, por favor entrar em contato com a família.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro da adolescente pode entrar em contato pelo telefone 99943-7724


Fonte: Facebook

APÓS TIROTEIO, BALEADOS SE REFUGIAM EM CASA DE POLICIAL

(Foto: Ralph Braz)
Após serem baleados na noite desta quarta-feira(28), no Parque Alvorada, em Guarus, um jovem e um adolescente se refugiaram na casa do pai de um policial militar. Segundo a polícia, houve um tiroteio na Avenida José Carlos Pereira Pinto e as vítimas C., de 18 anos, e A., de 17 anos, foram atingidas, sendo o jovem na perna e o adolescente, no abdômen.

Perseguidos pelos atiradores, as vítimas invadiram a casa do pai de um policial militar. Após perceberem que os atiradores não estavam próximo ao prédio, as vítimas saíram da casa do policial, cujo pai é cadeirante e estava diante da casa quando houve o tiroteio.

A polícia ainda não sabe a motivação do tiroteio. As vítimas foram levadas pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado (HFM).



Fonte: Campos24horas

HÁ 337 ANOS ERA FUNDADA A VILA DE SÃO SALVADOR DOS CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)
Nesta quinta-feira (29/05), Campos está completando 337 anos da fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, portanto no dia 29 de maio de 1677, vamos lembrar:

A história de Campos dos Goytacazes pode ser contada desde meados do século XVI, quando Dom João III doou a Pero Góis da Silveira a capitania de São Thomé, cujo nome, posteriormente, passou a Paraíba do Sul. Com a chegada dos portugueses à região, começou a luta com grupos indígenas da etnia goitacá, porém, não se desenvolveu um processo ocupacional. Em 1627, por ordem da Coroa Portuguesa, a Capitania de São Tomé foi dividida em glebas, doadas a sete capitães portugueses, alguns deles donos de engenho na região da Guanabara, efetivando a ocupação.

Em 1650, foi implantado o primeiro engenho em solo campista. Visconde d'Asseca funda a Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em consequência da construção de uma capela em louvor ao SS. Salvador, em 29 de maio de 1677.

Em 1652, ocorreu a instalação do primeiro engenho de açúcar na região, marcando o início dessa importante atividade econômica. Em 29 de maio de 1677, foi fundada a vila de São Salvador dos Campos. 

Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.

Portanto além de 177 anos de elevação a cidade no dia 28 de março, de 334 anos de elevação a Vila no dia 29 de maio, Campos começou a ser colonizada 50 anos antes, em 1627.


Em Campos, a natureza da geografia deu uma voltinha na tradição. Porque o primeiro espaço que poderia ser a praça principal foi ao lado da Igreja de São Francisco, onde, inclusive, está o marco da cidade. Mas ali logo atrás, corria um valão que desaguava num brejo, onde hoje está a praça da República. E o povoado foi dando passos para terras mais altas, onde construiu a Cadeia, fez uma casa para o Conselho Municipal, foi montado um atracadouro para embarcar e desembarcar mercadorias e uns importantes construíram casa de morar em volta do que seria a Praça São Salvador, com esse nome em homenagem à elevação da Vila à cidade de São Salvador de Campos dos Goytacazes.

(Igreja São Francisco de Assis/ Foto: Blog CamposFotos)

Resumindo:
28 de março (179 anos de elevação a cidade)
29 de maio (337 anos de fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes)
Campos já tem 387 anos desde o início da ocupação dos portugueses.



Fonte: Blog Pense diferente/ Blog Campos fotos/ Ururau

POLÍCIA APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE COCAÍNA EM COMUNIDADE DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Um uma ilha próxima a Comunidade da Tira Gosto em Campos,dois homens foram detidos e grande quantidade de cocaína foi apreendida na noite desta quarta-feira (28).

Policiais militares do Grupamento de Ações Táticas (GAT I) foram acionados para verificar uma denúncia que quatro homens estariam embalando drogas. Com os detidos os agentes apreenderam 115 gramas de cocaína pura, 231 sacolés da mesma droga, duas balanças de precisão, duas lanternas, um martelo, um relógio, dois aparelhos celulares, R$ 37 em espécie, além de farto material para endolação.

No local, os suspeitos D.S.G., de 30 anos, e G.G.S.A., de 29 anos, foram capturados e os outros dois comparsas conseguiram fugir. 

Os suspeitos e todo material apreendido foram encaminhados para a 134ª Delegacia Legal (Centro), onde a ocorrência foi registrada.




Fonte: Ascom 8º BPM- PMRJ

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PREFEITA ANUNCIA QUE O TEATRO TRIANON IRÁ TER CINEMA

(Foto: Ralph Braz)
A prefeita Rosinha Garotinho anunciou a ideia da viabilização de ser instalado no prédio do Trianon, o  CINE TEATRO TRIANON, o anuncio foi feito pela Prefeita Rosinha no programa entrevista coletiva na rádio e TV O Diário. O detalhe importante desse cinema é que o estacionamento não dependerá de pagamento com valores extorsivos como é o caso dos cinemas em Campos. 

Agora quem está com a cabeça quente é o pessoal que vem investindo ao longo dos meses em salas de cinema, quando a população vai ter o cinema com a mais alta tecnologia e baixo custo.



Fonte: Blog do Fabrício Freitas

AGRESSOR DE IDOSA EM CAMPOS É CONDENADO A OITO ANOS DE PRISÃO

(Foto: O Diário)



Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (28), no Fórum Maria Tereza Gusmão, no Centro de Campos, Carlos Magno dos Santos Manhães, de 34 anos, foi considerado culpado pela tentativa de homicídio sofrida por Dona Cremilda Fernandes dos Santos Porto, de 73 anos. A idosa foi espancada no início de janeiro deste ano, no bairro da Penha. Ele foi condenado a 12 anos de prisão, dos quais passará oito em regime fechado e hoje mesmo retorna para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro.

A audiência teve início às 13h45 e o caso foi julgado pelo juiz Glaucemir da Silva Oliveira. Nove testemunhas de defesa e quatro de acusação foram ouvidas pelo juiz.

Segundo a filha da vítima, o acusado foi por roubo qualificado com lesão corporal grave e crime tentado e o Mistério Público (MP) ainda irá indiciar o réu por ter roubado R$ 20 de dona Cremilda dias antes da agressão. 

"Graças a Deus a justiça foi feita e ele foi condenado. Estamos muito aliviados com a decisão do juiz. Agora estaremos mais tranquilos para tentar superar, pois esquecer jamais esqueceremos", contou uma das filhas de dona Cremilda.

O caso foi acompanhado também pela assessora jurídica da Secretaria Municipal do Idoso Alciene Azeredo. Ela comentou que a secretaria está acompanhando o caso desde o início e, além de auxiliar e orientar na apresentação de provas, tem acompanhado vítima com atendimento psicológico.

Desde o crime, a idosa deixou o bairro da Penha, onde morava, e hoje vive com uma das filhas. Ainda abalada, a família conta que dona Cremilda não esquece das agressões. 

Relembre o caso

Uma idosa de 73 anos foi espancada no início da manhã desta segunda-feira, em sua residência, na Rua Henrique Vieira de Oliveira, no bairro da Penha, em Campos. Um homem, filho de uma amiga da vítima, morador numa rua vizinha, é o principal suspeito do crime. Outro suspeito, que estaria praticando furtos a residências no bairro, também foi conduzido a 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) para prestar esclarecimentos.

A casa, em sinais de arrombamento, foi toda revirada. No quarto da vítima havia uma mancha de sangue na cama. Nas paredes e móveis também havia sangue. A idosa teria dado por falta de uma quantia de dinheiro não revelada. Ao falar sobre a desconfiança em relação ao vizinho, Lara contou que há dois meses o suspeito encontrou Cremilda na rua e lhe deu uma "gravata", obrigando a idosa a entregar R$ 20.

Ferimentos na boca, orelha e nariz

No Hospital Ferreira Machado (HFM), a idosa teria informado que ouviu um barulho na varanda e, quando foi verificar o que ocorria, viu o suspeito, que em seguida invadiu a casa pela báscula do banheiro. Cremilda tentou se esconder no quarto, mas foi alcançada pelo agressor. 

A idosa teve o "céu da boca" ferido quando o criminoso lhe deu um soco na boca. Parte de uma orelha foi arrancada e o nariz foi quebrado. Apesar da brutalidade, o estado de saúde da idosa é considerado estável.

Sob escolta da Polícia Militar, o suspeito foi encaminhado para a 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) para prestar esclarecimentos. Seus familiares não acreditam que ele possa ter cometido o crime, já que na noite anterior teria ingerido um medicamento para dormir. A partir de uma denúncia os policiais retornaram ao bairro a fim de localizar um segundo suspeito, que estaria cometendo roubos a residências na área.



Fonte: O Diário

GRANDE TUMULTO NO CAMELÓDROMO EM CAMPOS


(Foto: Valmir Oliveira/ Folha da Manhã)
Ambulantes que ainda não foram beneficiados tentaram ocupar bancas desocupadas do Shopping Popular Michel Haddad, no Parque Alberto Sampaio, na tarde desta terça-feira (28), em Campos.

Segundo o presidente da associação do Shopping Popular, Frederico dos Santos, os vendedores fizeram a inscrição na Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), mas muitos ainda não foram atendidos. As 37 bancas desocupadas seriam tombadas.

Frederico e os comerciantes sugerem um sorteio aberto para a definição dos comerciantes cadastrados na Codemca que ocupariam as 37 bancas que estão vazias.

Foi marcada uma reunião com a Associação dos Vendedores Autônomos do Shopping Popular (Avasp), os representantes do movimento, o secretário Wayner Teixeira, representantes da Codemca e um representante da Postura, para decidir a questão do sorteio para definir quais os comerciantes cadastrados ocupariam as bancas que não estão sendo utilizadas.

Acessibilidade – a comerciante Maria da Conceição Felizardo Quindez, de 66 anos, reclama da questão da dificuldade de acesso ao local. “Antes de fazer esse projeto deveriam ter consultado um deficiente físico. Para um cadeirante ir ao banheiro, tem que passar por trás de todos os corredores. A minha cadeira de rodas não entra dentro da minha banca, seriam necessárias duas bancas para eu trabalhar. Quero trabalhar e não consigo”, reclamou o trabalhador.


Fonte: Folha da Manhã

ASSALTO A MÃO ARMADA EM TRÊS COMÉRCIOS EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Três assaltos a estabelecimentos comerciais foram registrados nesta terça-feira (27) em Campos.

O primeiro aconteceu por volta das 17h50, na Avenida Alberto torres,no Parque Leopoldina. A vítima, A.B.S., de 50 anos, informou a polícia que dois homens entraram em seu estabelecimentos e pediram duas cervejas. Ao virar-se de costas, um deles anunciou o assalto. Em seguida, fugiram cerca de R$ 1.500.

O caso foi registrado na 134ª DP/Centro.

Também no Parque Santos Dumont, em Guarus, uma mulher informou a PM que estava em seu bar quando três homens entraram e anunciaram o assalto, levando sua bolsa com pertences pessoais, um celular e R$ 500. De acordo com a vítima, L.C.C., 41 anos, os criminosos fugiram em um Celta vermelho.

Em seguida, a polícia foi informada sobre outro assalto no mesmo bairro, desta vez, em uma padaria, onde A.C.C., 58 anos, informou que homens com as mesmas características, usando também um Celta vermelho, assaltaram seu estabelecimento, levando um tablet e um celular.

Menor apreendido
Um menor foi apreendido por volta das 19h na Avenida Wilson Batista , no Parque Cidade Luz. Segundo a PM, durante patrulhamento, observou quando o adolescente se desfez de algo. Ao ser abordado, nada foi encontrado, porém ao realizar buscas, foi encontrado um copo plástico contendo 9 gramas de maconha, que foi arremessado pelo menor, ao perceber a aproximação da viatura.
O adolescente foi conduzido para a 146ª DP, juntamente com sua mãe, e o material apreendido.



Fonte: Campos24horas

VEREADORA SONINHA REQUER CONVÊNIO PARA ATENDER PACIENTES RENAIS DE SJB


A vereadora Sônia Pereira solicitou à Prefeitura para realizar um convênio com hospitais e clínicas particulares para a realização de consultas e internações de pacientes que necessitam de hemodiálise.

(Foto: Paulo Pinheiro)
Fiz esse pedido porque, há duas semanas, convivi com uma senhora daqui, que estava no Hospital Geral de Guarus (HGG) precisando fazer hemodiálise. Então, peço ao prefeito que tente fazer um convênio com unidades particulares porque não dá para esperar pelo SUS, já que sempre há fila de espera. Oferecendo esse convênio aos nossos munícipes, o tratamento será muito mais rápido – explicou Soninha.



Fonte: Ascom

VEREADORES DE CAMPOS COBRAM ESCLARECIMENTOS A AMPLA

(Foto: Ralph Braz)
Durante a sessão de ontem da Câmara foi aprovado por unanimidade um requerimento assinado pelos vereadores Miguelito (PP), Paulo Hirano (PR) e Marcão (PR)., que cobra esclarecimentos da Ampla sobre taxas de religação que são cobradas, a falta de uma Central de Atendimentos na região Norte Fluminense e a carência de veículos nos atendimentos de emergência em Campos e região.

Ciente de que se trata de um discussão que envolve diversos municípios, o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista (PTB), informou que o tema será debatido na próxima reunião do Parlamento Regional. “Vamos entrar em contato com vereadores de diversos municípios e propor um debate regional. Além disso, é importante que os deputados estaduais entrem no debate”, disse Edson.



Fonte: Blog do Bastos

CARRO CAI DENTRO DO RIO NA RUA DA IMPERATRIZ EM PETRÓPOLIS

(Foto Alexandre Carius/ Tribuna de Petrópolis)
Um veículo de passeio caiu dentro do rio na Rua da Imperatriz, próximo à Câmara dos Vereadores, por volta de 13h30 desta quarta-feira. O motorista, um jovem de 22 anos, conseguiu sair sozinho do carro sem ferimentos graves. Ele foi levado ao Pronto Socorro pelo Corpo de Bombeiros e passa bem.

Segundo testemunhas, o jovem dirigia devagar, já que havia grande fluxo de carros na hora do acidente. O rapaz conseguiu sair do veículo, modelo Fiat Uno, pelo porta-malas. No momento em que a ambulância dos bombeiros chegou, a vítima já estava na calçada. 

A mãe do rapaz foi ao local e ficou abalada com a notícia. Segundo a tia da vítima, Simone Pereira da Silva, o jovem já havia sofrido outro acidente recentemente. “Ele machucou o pé e, embora o acidente não tenha sido de carro da outra vez, a mãe acaba ficando nervosa com a situação. Mas ele está bem”, informou.

Um reboque ficou responsável por tirar o veículo de dentro do rio.



Fonte: Tribuna de Petropolis

MOTORISTA PERDE CONTROLE E CARRO INVADE GARAGEM EM PETRÓPOLIS

(Foto: Alex Almeida)
Na noite de segunda-feira, a chuva que caía sobre a cidade pode ter contribuído para um acidente que assustou moradores na altura do número 400 da avenida Barão do Rio Branco. Um motorista, que seguia pela pista sentido Itaipava, perdeu o controle da direção e invadiu uma garagem. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta das 22h. No carro, um Volkswagen Gol, estava um casal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que o motorista perdeu o controle da direção do veículo na pista escorregadia. No entanto, ninguém que estava no veículos chegou a ficar gravemente ferido. As vítimas foram atendidas pela equipe médica e liberadas ainda no local do acidente.



Fonte: Tribuna de Petrópolis

EDIR MACEDO PEDE BOICOTE DE FIÉIS À COPA DO MUNDO


O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record, organiza, via YouTube, um boicote de fiéis à Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12. Em vídeo postado no site, ele convoca seus seguidores a realizarem um "jejum de informação" durante a competição da Fifa.

"Quero dizer que a partir do dia 10 de junho vamos começar um jejum. Não o jejum de Daniel de 21 dias, mas o jejum que Jesus fez no deserto, de 40 dias e 40 noites. Só que ele ficou em jejum de comida. Nós vamos fazer um jejum espiritual, um jejum de informações. Um jejum de rádio, televisão, de tudo o que o mundo oferece. Um jejum de jogos, distrações, diversões", diz.

Segundo Macedo, a experiência de "jejum" deixará os fiéis mais próximos de Deus. No entanto, bispo também diz que o boicote não se aplica a filmes bíblicos e conteúdo televisivo de tom religioso.

"Sem futebol, sem diversão, sem cinema, sem televisão. Apenas você vai ter o direito de assistir à série sobre Jesus, 'Milagres de Jesus'. Vamos assistir a 'Milagres de Jesus', filmes bíblicos, que transmitam um espírito", afirma.



Fonte: MSN notícias

AUDIÊNCIA COM ÁGUAS DO PARAÍBA NA CÂMARA TEM DATA MARCADA

(Foto: Ralph Braz)
Está marcada para o dia 10 de junho, às 16h, a audiência pública com a Águas do Paraíba na Câmara Municipal. O objetivo é apurar possíveis irregularidades cometidas pela concessionária prestadora de serviço de água e esgoto no município de Campos.

A iniciativa acontece por meio de um requerimento, que pede a presença da concessionária na Casa de Lei. Uma comissão formada pelos vereadores Marcão, o líder do governo, Paulo Hirano, e o autor do documento, Magal, foi responsável por fazer o contato.

“Acionamos de imediato a Vigilância Sanitária e secretaria Municipal de Meio Ambiente para que elas possam tomar as devidas providências em relação a essa empresa, que vem contaminando o leito do Rio Paraíba do Sul com esgoto sem tratamento e altamente contaminado. Com esse documento provatório, temos sim, argumentos suficientes para impedir que essa concessionária continue causando danos a população”, disse o vereador Paulo Hirano.

O vereador Magal citou que as lagoas da região também vêm sendo alvo de agressões ambientais causadas pela concessionária.

Foram encontrados indícios de irregularidades, tais como: o mau uso dos caminhões de fossa da EMHAB cedidos à concessionária; indício de coleta de esgoto em outro município que é trazido para estações de tratamento em Campos, além de vários crimes ambientais.

MP, CIVIL, PM FAZEM OPERAÇÃO EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
As polícias Militar e Civil e o Ministério Público (MP) fazem uma operação desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira(28).

Para a operação foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão em oito pontos da Tapera e Ururaí, que estariam ocupados pelo tráfico de drogas.

Já foram apreendidas três armas, buchas de maconha e R$ 438,00 em dinheiro. Uma das armas apreendidas é artesanal e a polícia chama de “bazuca de mão”.
Os agentes também encontraram gás de cozinha e cabeças de boi em uma mercearia.



Fonte: P/5 do 8º BPM / Seção de Comunicação Social

SELEÇÃO ALEMÃ AMEAÇA NÃO JOGAR NA ARENA PERNAMBUCO


Com jogo marcado para o dia 26/06 contra os Estados Unidos pela Copa do Mundo, a Seleção Alemã ameaça não jogar na Arena Pernambuco. Extremamente politizados, os jogadores alemães estão completamente inteirados da situação da ocupação do Cais José Estelita e fizeram questão de se solidarizar com uma parcela da sociedade civil que deseja a reavaliação de planos urbanísticos gentrificadores. Acampados há dias no território em questão, utilizando eletronicamente as hashtags #OcupeEstelita e #ResisteEstelita, integrantes do grupo Direitos Urbanos conseguiram impedir a derrubada de antigos Galpões que aconteceria de modo furtivo na calada da noite. Um dos ativistas, inclusive, sofreu agressões e ameaças de morte por parte dos seguranças da construtora que ali ostentava máquinas de demolição.


A demolição dos armazéns do Cais José Estelita é uma das etapas de construção do projeto do bairro Novo Recife. O projeto, que prevê a construção de doze torres além de centro empresarial e hotel, é controverso. A iniciativa é protagonizada pelo Consórcio Novo Recife, formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão e GL Empreendimentos. O que chama a atenção é que o projeto acumula atualmente cinco ações judiciais na Justiça Estadual e Federal. “Aqueles que estão ocupando a área se importam com a requalificação da cidade enquanto moradia e não apenas como espaço de circulação. O pleito dos manifestantes é que seja cumprida a lei, anulando-se os atos administrativos ilegais e realizando-se as audiências públicas necessárias, para discussão do plano urbanístico da área com a sociedade civil. Caso isso não ocorra, nos recusamos a jogar em Pernambuco”, afirmou Mesut Özil, meio campo da Seleção Alemã.



Fonte: Diário de Pernambuco