segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CARLA MACHADO E O PREFEITO NECO DE SJB, ROMPEM DEFINITIVAMENTE

(Foto: Ralph Braz)

No encontro que está acontecendo neste momento, na quadra do bloco Chinês, no centro de São João da Barra, a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado, está se filiando ao PT com a presença do senador, Lindberg Farias.

Nos discursos que antecederam o ato, a vereadora Soninha desqualificou o prefeito Neco, chegando a dizer que: “Antigamente o município tinha um homem e não um moleque que fica postando bobagens no face”, falou Soninha se referindo ao prefeito Neco.

O vice-prefeito, Alexandre Rosa, também não poupou o ex amigo de chapa, dizendo que: “O maior traidor tá dentro do grupo” se referindo a Neco.

Carla Machado, fez um discurso todo voltado em críticas ao deputado federal, Garotinho e em seguida voltou sua metralhadora para o prefeito Neco.

MUDANÇAS NO SECRETARIADO DE NECO

Segundo informações, muitos secretários do governo Neco estiveram presentes ao ato.

Fontes ligadas ao prefeito Neco, garantem que na quarta-feira, o prefeito vai fazer uma reformulação em todo seu secretariado. Leia-se a saída daqueles que preferiram comparecer à filiação Carla Machado.


Fonte: Blog do Carlos Cunha

APPLE PASSA A COCA-COLA E É A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO



A Apple conquistou pela primeira vez o topo do ranking anual Best Global Brands, da consultoria Interbrand.

A Coca-Cola, marca que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos, ocupa a terceira posição na edição de 2013. O Google ocupa o segundo lugar.



Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a conquista da Apple não surpreende. “De vez em quando, uma marca muda a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência”, afirmou em nota Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.



Para avaliar as concorrentes, três aspectos são considerados: desempenho financeiro, influência na escolha do consumidor e poder de comandar preços premium ou gerar lealdade.

Este ano, o valor total de das cem marcas globais mais valiosas é de 1,5 trilhão de dólares. Nenhuma marca brasileira foi classificada entre a primeira centena.


Fonte: Exame

MINISTRO DA FAZENDA DIZ QUE CRISE DE EIKE BATISTA AFETOU A IMAGEM DO PAÍS



A crise nas empresas de Eike Batista afetou a imagem da economia do país. A opinião é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participa de evento em São Paulo nesta segunda-feira (30).

O ministro afirmou que a queda das ações da petroleira OGX "já causou problemas para a imagem do país". Ele disse esperar que a situação da empresa melhore o mais rápido possível.

As empresas do bilionário enfrentam uma séria crise de confiança no mercado e grandes perdas na Bolsa de Valores. Somente neste ano, a OGX perdeu R$ 13,3 bilhões em valor de mercado, segundo levantamento da consultoria Economatica.

Na semana passada, Mantega tinha dito que a solução para a OGX não é problema do governo. "É um grupo privado. Não tem uma ligação com o governo e, portanto, a solução da OGX é de mercado. É o mercado quem tem de dizer quando o grupo vai ser saneado e quando vai deixar de causar problemas para o mercado de capitais."


Fonte: UOL 

CAMINHÃO CARREGADO DE CANA TOMBA EM CAMPOS

(foto: Carlos Grevi)

Um caminhão carregado de cana que seguia do distrito de Travessão em direção à Coagro, em Goitacazes, tombou no final da manhã desta segunda-feira (30/09), por volta das 12h, na Estrada do Carvão, em Campos.

O irmão do motorista do caminhão contou que o condutor do veículo revelou acreditar que a grade tenha aberto, fazendo com que parte da carga caísse e levasse junto o caminhão que acabou tombando no acostamento da pista, com sentido à Donana.

O motorista, que tem 31 anos, foi socorrido pela ambulância do Corpo de Bombeiros Militar e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) sem ferimentos graves.


Fonte: Ururau

JORNAL ALEMÃO: OGX DO EX-MAGNATA BRASILEIRO EIKE BATISTA DEVE 3,6 BILHÕES DE DÓLARES



O ex-homem mais rico do Brasil está em apuros: Eike Batista perdeu apenas 15 meses, a maioria de seus ativos, a carga da dívida de 3,6 bilhões dólares expressa sua empresa de petróleo OGX. Agora, o ex-empresário estrela aparentemente pode não pagar seu interesse.

OGX Petróleo e Gás Participações, o carro-chefe da rede da empresa por Eike Batista, prevê um pagamento de juros devidos na terça-feira por seus títulos, no montante de 44,5 milhões de dólares para omitir. Que disse uma pessoa familiarizada com a situação.

OGX tem títulos em circulação, com um valor total de mais de 3,6 bilhões de dólares. A inadimplência da empresa, que faz parte do império de negócios colapso do empresário Batista seria o maior de uma empresa latino-americana de sempre. Detém o recorde até agora, o argentino instituições financeiras Banco de Galicia y Buenos Aires, em 2002 a dívida no valor de 1,9 bilhões dólar não poderia pagar de volta, pois os dados mostram a agência de classificação Moody s Investors Service.

OGX contratou assessores financeiros tentando organizar um reescalonamento de sua dívida. Estes são compostos de títulos no valor de 1060 milhões dólares que vencem em 2022, e as ligações mais de 2,6 bilhões de dólares para ser executado até 2018. O pagamento na terça-feira sobre os 2022er-obrigações, as taxas de juros estão novamente em dezembro, quando o papel de curto prazo devido.

O principal credor da OGX já estavam supondo que a empresa não vai pagar nesta terça-feira uma fonte. Eles tinham anunciado a disponibilidade para continuar a negociar com alternativas financeiras OGX. Um porta-voz da OGX responderam a um pedido de chamada não é o primeiro.



Fonte: Andrey Savio/ Jornal SPIEGEL online (Alemão)

domingo, 29 de setembro de 2013

PACIENTES NA FILA DE TRANSPLANTE EM CAMPOS SOFREM COM O ABANDONO E O DESCASO

(Fotos: Ralph Braz)

Nesta sexta-feira (27), foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Mas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, não há motivo para se orgulhar da data. O único hospital que fazia o acompanhamento dos pacientes antes e depois das cirurgias O Hospital Dr. Beda, suspendeu o serviço por "falta de médico$". 

O Hospital Dr. Beda, em Campos que realizava transplante foi descredenciado pelo Sistema Único de Saúde(SUS), por não apresentar o pedido de recadastramento junto ao Programa Estadual de Transplantes, descredenciando-se automaticamente a prestar esse tipo de serviço a pacientes renais na cidade de Campos dos Goytacazes, onde era o único credenciado. Diante das dificuldades para a manutenção de uma equipe em plantão permanente, a receptação e conservação do órgão, além de inúmeros empecilhos de ordem logística, a instituição não renovou sua inscrição no programa. 

Na cidade, mais de 191 pessoas aguardam na fila por um transplante de rim, que é o procedimento mais frequente. Mas apenas dez órgãos são doados por ano. Em todo o estado, foram 351 transplantes até julho deste ano. Nas Regiões Norte e Noroeste, apenas o hospital São José do Avaí realiza o procedimento.

Em julho, depois de sofrer um acidente na estrada que liga Laje do Muriaé a Itaperuna, Noroeste Fluminense, Iuri Marinho Cruz, de 21 anos, morreu no hospital São José do Avaí. A família passou por um segundo sofrimento: dois dias para enterrar o corpo. Foi o tempo de espera para que os órgãos do rapaz fossem captados pela central de transplante, mas o procedimento não chegou a ser feito.



Alguns pacientes de Campos, agora, não conseguem passar pelas consultas pré e pós transplante, que eram feitas no hospital Alvaro Alvim. Segundo o coordenador de transplantes na região, Eduardo Castro, falta um trabalho de conscientização das pessoas em relação a doação de órgãos.


Quem quiser ser um doador deve manifestar o desejo e deixar a família informada.


COCA-COLA LANÇA VÍDEO "CONHEÇA A VERDADE..." SOBRE RATO EM GARRAFA



A internet é terreno fértil e ideal para a criação de lendas urbanas. Produtos de megacorporações, aliás, são alvos preferidos das mentes “criativas” do apocalipse.

Depois da polêmica do rato encontrado na garrafa, e que, como todo hoax, se espalhou feito fogo, a Coca-Cola respondeu com um sugestivo vídeo intitulado “Conheça a verdade…”.

É um vídeo corporativo coxinha, que não faz menção ao suposto rato, é claro, mas que gera interesse pela tentativa de controle de danos da empresa.




Fonte: Revista Exame

MAIS TRÊS NOVOS SHOPPINGS PARA CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)

A obra do novo Centro de Treinamento do Americano (CT) em Guarus deverá ser iniciada em poucos dias. A negociação do estádio do time no Tamandaré libera a grande e nobre área para a construção de um mega shopping com dois andares, em parceria com um grupo paulista.

Novos shoppings

Mas as novidades não param aí. Mais dois shoppings estão sendo planejados. Um na antiga Usina Santo Antônio e outro na encruzilhada da Estrada dos Ceramistas, em Donana.


Fonte: Blog do Esdras (Folha da Manhã)

CAPOTAMENTO NA BR-356, MATA DOIS JOVENS CARBONIZADOS

(Foto: Mauro de Souza/ URURAU)

Dois jovens morreram e um teria ficado ferido em um acidente na madrugada deste domingo (29/09), por volta das 2h, no km 73 da BR-356, no município de Italva.

Um amigo da família de um dos jovens contou que os três, identificados apenas como Jonatan, ainda sem idade confirmada, Bruno, de 15 anos e outro jovem de 16 anos, a princípio conhecido como Nei, estariam retornando de uma festa em Boaventura, distrito de Itaperuna, quando o motorista teria perdido o controle da direção do veículo, rompido uma cerca de mourões à margem da pista e caído de uma altura de cerca de cinco metros.

Jonatan estaria dirigindo e teria sido ejetado do veículo e socorrido ainda com vida para o Hospital São José do Avaí, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna. Já os demais jovens teriam morrido carbonizados, dentro do veículo, um Gol modelo antigo com placa de Petrópolis, que acabou pegando fogo.



Fonte: Ururau

EIKE PÕE À VENDA SEUS ÚLTIMOS BRINQUEDOS AÉREOS



Eike Batista pôs à venda os dois últimos brinquedos aéreos que restam de sua ex-frota: um Gulfstream G 550, que vale 40 milhões de dólares, e um helicóptero Agusta Grand. Desde o ano passado, Eike já vendeu os jatos Phenom 300, Citation 7 e Legacy 600; e mais um helicóptero.


Fonte: Veja

TRÊS PESSOAS MORREM EM ACIDENTE NA BR-101 EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Três homens ainda não identificados morreram na madrugada deste domingo (29/09), por volta das 3h, em um acidente no km 57 da BR- 101, próximo ao aeroporto, em Campos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, os três homens seguiam em direção ao Centro de Campos, em um Ford Fiesta de cor prata, quando o carro teria rodado na pista e batido em uma árvore no acostamento, no sentido sul da rodovia.

Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), em Campos.


Fonte:  Ururau

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CADASTRO PARA ESTACIONAMENTO: IDOSOS E DEFICIENTES

(Foto: Ralph Braz)

Idosos e deficientes físicos têm direito à vaga de estacionamento preferencial nas vias públicas, segundo as leis federais 10741/2003, artigo 7º, e 10098/2000, artigo 41. Com o objetivo de garantir o cumprimento das leis, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) vem realizando o cadastramento destes beneficiários.

O cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do IMTT, e as quintas-feiras, no Clube da Terceira Idade, a partir das 14h. Até agora já foram realizados 804 cadastramento de idosos e 198 de deficientes.

Para se cadastrar, os idosos ou deficientes devem levar uma foto 3×4, cópia do comprovante de residência, carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação e documento do veículo. O IMTT está localizado na Rua Barão da Lagoa Dourada, 197, Centro. Já o Clube da Terceira Idade está situado na Rua Rodrigues Peixoto, 91, Parque Tamandaré.

De acordo com o chefe do Setor de Passe do IMTT, Ricardo Araújo, após o cadastramento, os idosos ou deficientes físicos devem aguardar 10 dias para a confecção das carteirinhas. Ricardo disse ainda, que a carteirinha pode ser utilizada quando o beneficiário não está dirigindo, mas está dentro do veículo.

— Em muitos casos, um familiar está conduzindo o veículo, enquanto o idoso ou o deficiente está no banco do carona. Nestas situações, a carteirinha tem validade incontestável. No entanto, se a carteirinha for apresentada por outra pessoa sem que o proprietário dela esteja presente, o motorista está sujeito à multa e apreensão do veículo — informa Ricardo.


Fonte: Secom

CRIANÇA DE QUATRO ANOS PROVOCA INCÊNDIO DENTRO DE CASA EM CAMPOS

(Foto: Carlos Grevi/ Ururau)

Uma criança de quatro anos provocou um incêndio na manhã desta sexta-feira (27/09) em uma das casas do conjunto habitacional, na Rua Nove do Novo Jóquei. Bombeiros foram até o local e conseguiram evitar que o fogo se alastrasse.

A dona de casa Rosilda Bastos Alexandre, 28 anos, contou que ela e os quatro filhos estavam em casa na hora do incêndio, entre eles um bebê de sete meses. O fogo começou quando o filho de quatro anos dela riscou um fósforo e tentou queimar um papel dentro de um dos quartos.

“Ele estava dentro do quarto brincando com um fósforo sem eu saber e botou fogo em um papel foi quando começou a pegar fogo em tudo”, contou.

Rosilda disse ainda que não viu o filho com o objeto porque estava lavando roupa na hora. “Eu estava dentro do outro quarto pegando roupas para lavar e minha filha de 10 anos sentiu o cheiro da fumaça, nós fomos até o outro quatro que meu filho estava e a porta estava trancada”, revelou.

A outra filha da dona de casa de oito anos foi quem conseguiu abrir a porta e tirar o menino lá de dentro. “Foi muito difícil abrir a porta porque a maçaneta quebrou. Eu ainda tentei apagar o fogo com a água da máquina que começou embaixo da cama, mas não consegui aí gritei os vizinhos que chamaram os bombeiros”, falou.

Muito abalada Rosilda disse ainda que o incêndio ocasionou a perda dos móveis que ela tinha acabado de comprar, além de talões de um título de capitalização que ela vendia e dinheiro do mesmo. “Não sei o que vou fazer, meus móveis que eu nem paguei ainda foram destruído, o dinheiro que eu tinha que prestar conta também queimou”, lamenta.


Fonte: Ururau

IBGE: TAXA DE ANALFABETISMO VOLTA A CRESCER NO PAÍS, DEPOIS DE 15 ANOS



Esta é a primeira vez que a taxa de analfabetismo aumenta em 15 anos. A última vez que o índice subiu em relação ao ano anterior foi em 1997. A partir de então, o índice vinha apresentando queda constante.
saiba mais

Em relação aos dados regionais, em 2012, as regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de analfabetismo de 4,4% e 4,8%, respectivamente, tendo a região Sudeste mantido a mesma taxa que no ano anterior. Na região Centro-Oeste, a taxa foi de 6,7%. Na região Norte, o índice é de 10,0%.

A região Nordeste registrou taxa de analfabetismo de 17,4% entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade em 2012, 0,5 ponto percentual acima da taxa de 2011 (16,9%). O Nordeste concentra mais da metade (54%) do total de analfabetos de 15 anos ou mais de idade do Brasil, um contingente que somava 7,1 milhões de pessoas. Mas analisando a evolução em 8 anos, a maior queda da taxa de analfabetismo foi verificada na região Nordeste, de 5,1 pontos percentuais (22,5%, em 2004, para 17,4%, em 2012).

No Centro-Oeste a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade passou de 6,3% em 2011 para 6,7% em 2012, o que também não foi estatisticamente significativo. No Brasil, a taxa foi estimada em 8,7%, frente a 8,6% em 2011 e 11,5% em 2004. Em 2012, havia no país 13,2 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais de idade.

A taxa de analfabetismo no país tem se mostrado maior nos grupos de idades mais elevadas em todas as regiões. Entre aqueles que tinham de 15 a 19 anos de idade, a taxa foi de 1,2%, contra 1,6% entre os de 20 a 24 anos, 2,8% no grupo de 25 a 29 anos, 5,1% de 30 a 39 anos, alcançou 9,8% para as pessoas de 40 a 59 anos e foi de 24,4% entre os com 60 anos ou mais de idade.


Fonte: G1

HOSPITAL FERREIRA MACHADO NEGA CASO DE PACIENTE COM BACTÉRIA KPC



O Hospital Ferreira Machado (HFM) de Campos negou qualquer informação de que tenha um paciente internado na unidade hospitalar, contaminado pela bactéria KPC. Informações passadas por redes sociais deram a entender de que um paciente estava internado no hospital, após ter contraído a bactéria, e que seu estado de saúde seria de extremo cuidado.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da unidade informou que não existe nenhum paciente na unidade com a bactéria. O jovem que por boatos estaria com a bactéria KPC, na verdade foi internado após um acidente de moto no último dia 18/09, e que seu estado é grave, já que sofreu uma contusão pulmonar e depois adquiriu um quadro de Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (Sara).

O paciente de 22 anos, morador do Parque Santa Rosa, está sendo monitorado pela equipe de Terapia Intensiva. Ainda de acordo com a nota divulgada, o jovem está recebendo um tratamento que refina o gás carbônico no sangue.


Fonte: Ururau

SJB: HOMEM ENCONTRADO ENFORCADO EM GRUSSAÍ


(Fotos: Ralph Braz)

Um homem foi encontrado enforcado na varanda de uma residência na manhã desta sexta-feira (27), em São João da Barra.

Segundo informações da Polícia Militar, o homem foi identificado como Amaro da Silva Magalhães, 69 anos.

Ele estava amarrado em um pé de laranja, com um sacola plástica na cabeça, no quintal de sua casa no local conhecido como estrada do Sesc Mineiro, em Grussaí.



Policiais Militares foram acionados pela família do idoso, por volta de 6h, e quando chegaram ao local encontraram a vítima vestida com uma capa de chuva que foi usada para amarra-lo na árvore. Segundo familiares Amaro era aposentado e vendia ovos e doces na região.
O rabecão já foi acionado para remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Campos. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.


Fonte: Portal OZK/ Ururau

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ROMÁRIO VOLTA PARA O PSB E VAI COMANDAR PARTIDO NO RIO

(Foto: Priscilla Mendes/G1)

O deputado federal Romário assinou nesta quinta-feira (26) sua refiliação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), menos de dois meses após deixar a legenda. Até então sem partido, ele anunciou sua volta lado do presidente nacional da sigla e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O acordo foi fechado nesta tarde e dará ao ex-jogador o comando do partido no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada após idas e vindas ao longo do dia. No início da tarde, o partido chegou a anunciar que a refiliação ocorreria às 17h, mas logo depois voltou atrás alegando problemas com a agenda de Campos.
A política é hoje uma coisa que me envolveu, me apaixonei e terei muito prazer, farei com muita honra que o PSB do Rio de Janeiro tenha uma nova roupagem"
Romário

“A partir de hoje terei um pouco mais de trabalho do que antes, mas a política é hoje uma coisa que me envolveu, me apaixonei e terei muito prazer, farei com muita honra que o PSB do Rio de Janeiro tenha uma nova roupagem, uma nova cara e dê espaço para aqueles que queiram fazer uma política decente”, disse o deputado.

Nas últimas semanas, Romário foi disputado por pelo menos duas legendas, além do PSB: o PR e o PROS, oficializado há menos de uma semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ao longo desta terça, a assessoria do deputado alegou que a conversa do deputado com o PSB ainda não passava de um “convite”.

Romário deixou o PSB em 9 agosto. Na época, sua assessoria alegou divergências com a direção da sigla.

Romário disse ter recebido a garantia do partido de que poderá disputar a prefeitura da capital fluminense em 2016 caso seja bem colocado nas pesquisas de opinião na época. Essa era uma de suas reivindicações quando deixou a legenda.


Fonte: G1

MULHER MORRE APÓS CARRO CAPOTAR NA BR-101 EM CAMPOS

(Foto: Folha da Manhã)


A rodovia da morte faz mais uma vítima, no final da tarde desta quinta-feira (26). Vera Lúcia Santana, de 49 anos, perdeu a vida após capotar com o veículo no km 35 da BR 101, próximo a Conselheiro Josino, em Campos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, que residia em Santo Eduardo, teria perdido o controle do veículo numa curva, subido em um barranco e, em seguida, capotado.

Segundo a perícia que esteve no local, com o impacto, o corpo foi arremessado até cair numa ribanceira cerca de 200 metros de distância do carro.

O carro, um Fox de cor chumbo com placa de Campos dos Goytacazes, seguia sentido Campos x Vitória. O corpo vai ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).


Fonte: Folha da Manhã

MERCADO MUNICIPAL DE CAMPOS E SUA HISTÓRIA


(Fotos: Blog Campos Fotos)

Dia 15 de setembro de 2013, o Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes comemorou os seus 92 anos de existências, data importante para todos os campistas. No dia 15 de setembro de 1921, às 16 horas, era inaugurado o novo Mercado Municipal (que na época ficou conhecido como Mercado Novo) pelo Dr. César Tinoco, prefeito do Município (de acordo com publicação do Jornal Monitor Campista do dia 16 de setembro de 1921), que pronunciou ligeiro discurso, e deu o Mercado por inaugurado, franqueando o seu uso ao povo. Estiveram presentes muitas autoridades, como: Juízes de Direito, Promotor Público, Presidente da Câmara, Vereadores, Jornalistas, Médicos, Advogados, Industriais e uma enorme massa popular.


A Estrutura Arquitetônica do prédio, conforme publicação no Jornal Monitor Campista do dia 14 de setembro de 1921, dizia o seguinte: “Toda a estrutura do Mercado é metálica, assentando-se sobre colunas de cimento armado e a cobertura é de telhas francesas, sendo todo o edifício largamente iluminado por claraboias, dispostas em posição oportuna. Divide-se a Praça do Mercado em dois amplos compartimentos, separados por um pavilhão central onde há o grande depósito de água para o serviço interno, no qual existe um relógio com dois mostradores. Essa parte era no primitivo projeto destinado à instalação frigorífica, onde seriam conservados os peixes, o leite, legumes e gêneros de fácil deterioração. Posteriormente, porém, foi a planta da praça modificada nessa parte. 


Os açougues têm o seu interior voltado para a parte central do edifício, fazendo a venda das carnes para o lado exterior, onde existe um balcão de mármore para poder haver toda a higiene no fornecimento dessa mercadoria. No salão central, do lado da Rua Formosa (hoje Tenente Coronel Cardoso), está instalada a seção destinada à venda do peixe, que será exposto em dispositivos capazes de observar todas as prescrições da higiene. A seção dos quitandeiros, propriamente ditos, onde se faz o mercado de legumes e hortaliças, fica situada internamente, em compartimento divididos por tapagens artísticas. Todo o estabelecimento é cimentado, e findo o movimento do Mercado, será feita a lavagem geral, para o que dispõe o edifício de mangueiras colocadas em pontos convenientes. 



Um perfeito sistema de esgotos permitirá que dentro de alguns minutos, fique o interior do Mercado entregue a um estado de absoluta limpeza. Somente a parte meridional será inaugurada, ficando a parte oposta para ser oportunamente utilizada, e por enquanto ainda está em obras. Todo o trecho da Rua Barão do Amazonas foi calçado a paralelepípedos, havendo duas ruas separadas por um refúgio onde a comissão de Obras Públicas do Estado plantou uma série de mudas de acácia. À frente da praça, pelo lado da Rua Formosa, foi também calçada, e a Prefeitura vai mandar concluir o serviço pelo lado do Canal. Com a inauguração da nova Praça de Mercado a nossa cidade ficará dotada de um excelente estabelecimento, que nos honrará aos olhos dos que nos visitarem. 


Geralmente os forasteiros costumam, quando aportam a uma terra qualquer, visitar a Praça do Mercado, para examinar, ver, observar as condições em que é servido o estômago da população. Nesse particular, até agora, infelizmente, nada tínhamos que mostrar aos nossos hóspedes e visitantes, porque a velha Praça do Mercado deixava muito a desejar. Felizmente, agora, uma vez entregue ao público o Mercado Novo, haverá alguma coisa para se mostrar ao forasteiro, quando mais não seja, um certo culto pela higiene, sem o qual não se compreende um estabelecimento onde são expostos e vendidos os gêneros alimentícios de primeira necessidade”.






Fonte: Blog Instituto Historiar

ONDAS PODEM CHEGAR A 3 METROS NAS PRAIAS DO NORTE FLUMINENSE

(Foto: Ralph Braz)

Pescadores das praias de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, receberam um alerta de ressaca e orientação para não entrarem no mar nos próximos dias. O alerta é da Capitania dos Portos de São João da Barra que prevê ressaca com ondas de até três metros de altura nesta quarta-feira (26). Os ventos podem chegar até 27km/hora.

O alerta se estende para esta sexta-feira (27) e sábado (28). A previsão é que a intensidade dos ventos diminua nos próximos dias, mas o alerta continua. “ A Defesa Civil neste momento, assim com a Capitania dos Portos, orienta os pescadores a não navegar durante estes dias de alerta”, informou o major Edison Pessanha, da Defesa Civil de Campos.


Fonte: G1

SUPER BACTÉRIA KPC: EM PACIENTE DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO



Os médicos do Hospital Ferreira Machado estão envolvidos no tratamento do paciente, vítima da bactéria KPC, a que, aparentemente, desenvolveu, por mutação, imunidade aos antibióticos.

A fonte garante que o estado dele inspira muitos cuidados, uma vez que, ao que se saiba, não há ainda um protocolo internacional a ser seguido nesses casos. A origem da bactéria é em Nova Délhi, na India.

É claro que a prioridade, neste momento, é salvar o rapaz do risco de morrer, mas ao setor de Saúde Pública, cabe, no tempo mais curto possível, uma ampla campanha de esclarecimento, com destaque para os riscos do contágio, sintomas e procedimentos.

A KPC é a abreviatura de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase. A KPC ganhou este nome porque a Klebsiella, uma bactéria antes comum, passou a produzir uma enzima (carbapenemase) capaz de anular medicamentos como penicilina, cefalosporinas e as carbapenemas. 

Isso acontece porque toda bactéria possui uma estrutura genética móvel, chamada plasmídeo, que é capaz de se transferir de uma bactéria para outra. Depois de receber este código genético, a antes inofensiva bactéria Klebsiella passou a resistir aos remédios, por mais poderosos que fossem. É como se o mesmo vírus de computador pudesse infectar Macs e Pcs.

Ambas as bactérias, é bom frisar, são do tipo oportunistas, que atacam geralmente pessoas com um quadro de saúde complicado, agravado por alguma doença. As vítimas preferidas são pessoas gravemente feridas, ou que estão internadas em UTIs, submetidas a vários procedimentos de caráter invasivo. As pessoas que morreram no Brasil enquadram-se neste perfil. Quem está saudável não corre riscos significativos e pode até acompanhar e visitar pacientes infectados.

Os hospitais serão obrigados a colocar álcool em gel em salas onde há pacientes e em cada quarto.

Não dá para esperar mais.


Fonte: Blog do Fernando Leite/ Veja

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO ACABA EM PERSEGUIÇÃO E DETENÇÃO EM CAMPOS

(Arquivo/ Foto: Ralph Braz)

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta quinta-feira (26/09) terminou em perseguição e detenção de um motorista que após a colisão com uma motocicleta na Avenida Alberto Lamego, em frente a Uenf tentou fugir e sem prestar socorro ao motociclista, acabou cercado por policiais que passavam do outro lado da pista, e chegaram a ver toda a cena do acidente.

Segundo os policiais militares do Patamo II, com a colisão o motorista do Gol branco não parou e seguiu com destino ao trevo das praias, no final da Avenida Alberto Lamego, e desta forma, os policiais retornaram até que no trevo conseguiram intercepta-lo e detiveram Reginaldo Rangel, 49 anos, pescador e morador do Farol de São Thomé, que a reportagem confirmou que a atitude teria sido pelo nervosismo. “Nunca passei por isso e na hora fiquei desorientado. O que aconteceu foi que ele bateu na minha traseira”.


Fonte: Ururau

CASO DE MENINGITE REGISTRADO EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)

Os moradores de Rua Nova, em São João da Barra, estão assustados com um caso de meningite que surgiu na localidade.

De acordo com ligações recebidas pelo Portalozk.com na segunda-feira (23), um motorista de uma empresa que presta serviços para o Complexo Portuário do Açu, que está sendo construindo 5º Distrito do município sanjoanense, foi diagnosticado com a doença. Os médicos e funcionários do Posto de Saúde de Barcelos, que fizeram o atendimento, foram vacinados contra a doença, porém, ainda de acordo com esses moradores, ninguém na localidade recebeu a vacina.

O caso se agrava, pois os moradores de Rua Nova, com medo de se infectarem com a doença, estão se hospedando em casas de parentes, em outros pontos do município.

O  Ouvidor Geral de São João da Barra, Vito Diniz, que prometeu apresentar solução imediatamente.


Fonte: Portal OZK

EMPRESÁRIO CAMPISTA É MORTO AO SAIR DE ACADEMIA

(Foto: Ralph Braz)

O empresário Marcos Pereira Faria, de 47 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira(25/09), por volta das 21h30, diante de sua academia, no interior de seu carro, um Hyundai Tucson IX de cor preta, na Rua Francisco Manhães da Silva, no Parque Tarcísio Miranda, em Campos.

De acordo com a polícia, Marcos foi assassinado homens que estavam em um Audi de cor prata. Ele levou dois tiros, sendo na cabeça e outro na boca. 

(Foto: Reprodução Facebook)

No carona do carro do empresário estava sua sobrinha Aline Faria, de 28 anos, que foi baleada no braço. Já o marido dela, Diogo Araújo, de 30 anos, que também estava no carro, saiu ileso.


Marcos residia em Macaé e tinha três negócios em Campos: o Colégio Triunfo, a academia Fitness Center e um comércio de importados.

A polícia descarta, inicialmente, a hipótese de latrocínio, já que nada foi roubado da vítima.

Uma testemunha que deu as primeiras informações à polícia teria revelado que a vítima pode ter conhecido um dos assassinos, já que ao avistar o Audi tentou fazer uma manobra de forma desesperada. Ao dar ré, Marcos acabou batendo com seu carro em uma árvore na calçada na academia e no muro de uma casa.

O crime foi registrado na 134ª DP/Centro para investigação.


Fonte: Campos24horas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2013

(Igreja São Benedito/ Foto: Ralph Braz)

A Paróquia de São Benedito em Campos, divulgou a programação da tradicional festa de São Benedito, que acontece do dia 26 de Setembro a 03 de Outubro de 2013. A Igreja de São Benedito, fica localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha, 90- Centro.


RESUMO HISTÓRICO DA IGREJA DE SÃO BENEDITO


1678 -1675: Origem da devoção a São Benedito em Campos

1857: Foi elaborado o primeiro compromisso da Irmandade de São Benedito, imediatamente após a beatificação de São Benedito pelo Papa Bento XIV.

1858: Foi elaborado o segundo compromisso da Irmandade e, sucessivamente, aprovado por Sua Majestade o Imperador D. Pedro II em 20 de janeiro de 1858.

1895: Foi elaborado o terceiro compromisso da Irmandade (impressão tipogáfrica).

1865: A Câmara Municipal apreciou o requerimento da Irmandade de São Benedito, que propunha a compra do terreno situado em frente à Praça Municipal que compreendia a Rua do Príncipe (Marechal Deodoro e Ouvidor (Marechal Floriano) fazendo face com a atual Conselheiro Otaviano e fundos com o terreno dos herdeiros de José Francisco de Oliveira (Rua Dr. Alcindor Bessa).

1865 - 1875: CONSTRUÇÃO DA IGREJA

1875: O próprio Imperador D. Pedro II visitou o canteiro de obras da igreja. Em 24 de dezembro a Imagem de São Benedito foi transladada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a sua nova Igreja.
1928: A Igreja de São Benedito é elevada à categoria de Matriz, sendo o primeiro pároco o Revmo. Sr. Pe. Oscar de Oliveira.

1940-1947: a Igreja foi fechada a todas as celebrações litúrgicas, sendo que, em 1938 o Vice-Prior da Irmandade se empenhou pela restauração da igreja.

1947: A Igreja de São Benedito é reaberta para as atividades paroquiais.




Fonte: Cadê Campos/ Blog da Paróquia de São Benedito

BATMAN É PRESO EM MANIFESTAÇÃO NO RIO

(Foto: Bruno Poppe/Frame/Folhapress)

O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado po novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Até 19h35, segundo informações iniciais, pelo menos 11 pessoas haviam sido detidas por esconder o rosto. Entre elas, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman, foi detido, levado à delegacia e liberado após se recusar a tirar o disfarce. Às 20h30, ele voltou à manifestação, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem a máscara, mas voltou a colocá-la.

"Eu sabia que poderia ser detido. Fiz isso conscientemente. Expliquei na delegacia que é um protesto contra essa lei abusiva que proíbe o uso das máscaras. Ela tem que ser derrubada", declarou Eron ao G1.

Segundo ele, os policiais o levaram a delegacia, sem violência. Ele fez um registro de ocorrência e se comprometeu a voltar para prestar esclarecimentos. Antes, ao ser levado para o camurão da PM, ele havia dito não ser contra a instituição Polícia Militar, mas sim contra "um ditador chamado Sérgio Cabral".



Fonte: G1

ATENDIMENTO NO HOSPITAL ÁLVARO ALVIM SERÁ REGULARIZADO NESTA QUINTA-FEIRA

(Fotos: Ralph Braz)

Por meio de nota enviada à imprensa na noite desta quarta-feira (25/09), a Fundação Benedito Pereira Nunes informou que o atendimento ao público no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) será restabelecido a partir desta quinta-feira (26/09), porém o presidente Márcio Sidney Pessanha de Souza não esclareceu qual foi o entendimento com o corpo médico da instituição. 

Na última segunda-feira (23/09), parte do corpo médico e pessoal de apoio o HEAA cruzou os braços devido à falta de pagamento dos encargos salariais desde janeiro deste ano.

A unidade hospitalar amanheceu com avisos, assinados pela Comissão de Profissionais e Médicos do HEAA, fixados notificando quanto à suspensão do atendimento eletivo aos do Sistema Único de Saúde (SUS) por tempo indeterminado.



Com a paralisação ficam comprometidas as cirurgias cardiovasculares, neurocirurgias, cirurgias oncológicas, hemodinâmica, os atendimentos do Centro de Infertilidade, Serviços de Ultrassonografia e mamografia, cirurgia urológica, cirurgia bucomaxilo facial e serviços de tomografia. Médicos e equipes destes setores cruzaram os braços.

Um dia após a paralisação, o diretor geral do Álvaro Alvim, Jair Araújo Junior, teve sua solicitação de desligamento de suas funções à frente da instituição aceita pela presidência da Fundação Benedito Pereira Nunes. O pedido de afastamento havia sido feito em 16 de setembro. 

Jair Araujo responde pela unidade até o dia 1º de outubro, quando a Fundação deve estar anunciando o nome de seu sucessor, procedimento este que é feita através de indicação que envolve representantes as três instituições (HEAA, Fundação e Faculdade de Medicina de Campos).


Fonte: Ascom / Ururau

PETRÓPOLIS EM ESTADO DE ATENÇÃO DEVIDO AS CHUVAS QUE ATINGEM A CIDADE

(Rio Quitandinha- Arquivo/ Foto: Alan Pacheco)

O município de Petrópolis, na região serrana do Rio, permanece em estado de atenção hoje (25) devido às chuvas que atingiram o município ontem. O Rio Quitandinha, que corta a cidade, desencadeou o alerta, por causa do risco de cheia, mas nenhuma ocorrência foi registrada. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que a chuva continue com menor intensidade.

No próximo fim de semana, a Prefeitura de Petrópolis vai capacitar 30 agentes comunitários para atuar em um Núcleo Comunitário de Defesa Civil. Os participantes aprenderão a agir na prevenção de desastres causados pelas chuvas. O governo municipal criará novos núcleos neste ano e capacitar 1,5 mil pessoas. A medida é para preparar a cidade para as chuvas de verão. O município de Teresópolis, também na região serrana, participa do projeto e conta, atualmente, com 22 núcleos.


Fonte: Jornal do Brasil

CHUVA FORTE, ALGA VÁRIAS RUAS EM CAMPOS

(Arquivo/ Foto: Ralph Braz)

A forte chuva, de aproximadamente 40 minutos, que caiu sobre Campos na tarde e noite desse dia 24, deixou vários pontos da cidade alagados. Locais como, a área nobre da Pelinca, cruzamento da rua Saldanha Marinho com Rua dos Goytacazes, rua Marechal Floriano, rua Oliveira Botelho, rua Comendador José Sanguedo, antiga Aquidabam, rua Espírito Santo e grande parte da área central, além da avenida 28 de Março, próximo ao Estádio do Americano, rua Projetada A, na Penha, dentre outros ficaram prejudicados e foram alvo de várias reclamações por internautas nas redes sociais. Há previsão de ressaca em todo litoral da região.


 — Como uma cidade tão rica em royalties pode ficar nesta situação? Ficamos presos em vários pontos e perdemos compromissos por conta deste transtorno. Se chovesse mais tempo entraria água em automóveis e estabelecimentos. Sempre os mesmos pontos ficam alagados, em todas as chuvas, e a prefeitura não faz nada. Lamentável essa situação — disse o comerciante Marcelo Fernandes, de 34 anos.


Em nota, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, informou que Campos é uma planície, o que dificulta o escoamento imediato da chuva, que alcançou cerca de35 milímetrosem um curto espaço de tempo. “Antigamente, com uma chuva como esta, algumas localidades já teriam moradores precisando ser removidos. Hoje em dia, a chuva causa transtorno temporário, mas as águas não chegam a desabrigar famílias. Além disso, o município tem feito grande investimento em obras de drenagem”, disse o secretário.

De acordo com a Climatempo, um ciclone extratropical se formou entre São Paulo e Santa Catarina. No decorrer desta semana, até o dia 29, o movimento fenômeno meteorológico deve provocar ventos fortes sobre o oceano, deixando o mar bastante agitado. Os pescadores devem ficar atentos aos avisos da Marinha e aos alertas da Climatempo. Poderá haver ressaca nas praias, mas, a maior preocupação é com a navegação em alto-mar, onde as ondas poderão alcançar de4 a5 metros. 


Segundo previsão meteorológica da Climatempo para essa quarta-feira (25), em Campos, deve haver chuva durante todo o dia. A temperatura máxima é de 24º C e mínima, de 18º C. Já na quinta-feira, a máxima é de 25º C e mínima, de 15º C, com sol e muitas nuvens durante o dia, além de períodos nublados, com chuva a qualquer hora. A chuva deve continuar até o dia 27.


Fonte: Folha da Manhã

ACIDENTE DE ÔNIBUS EM PETRÓPOLIS ASSUSTA PASSAGEIROS

(Foto: Marco Oddone)
Um acidente com ônibus coletivo na tarde desta terça-feira deixou os moradores do Ponte Samambaia sem condução por mais de duas horas. No momento chovia forte e o veículo estava cheio de passageiros, mas segundo moradores, ninguém ficou ferido. 

O incidente aconteceu por volta das 17 horas, quando o ônibus subia a Rua João Batista Muralha, e por conta da via ser estreita, precisou dar marcha ré porque havia outro veículo descendo. Segundo moradores, na hora que o motorista começou a subir a ladeira mais forte se deparou com uma van descendo. O veículo não esperou o ônibus passar, que foi obrigado à retornar.

“O motorista foi obrigado a deixar o ônibus descer só que ele jogou demais para a direita e a roda subiu na calçada. Nesse momento o veículo quase encostou no muro de uma residência eu gritei para ele parar, senão ele ia encostar. Ele ainda tentou arrancar de novo, mas não conseguiu e ficou um cheiro forte de embreagem no ônibus, eu desci com medo de algo pior”, disse Vinicius Ferreira, que estava dentro do ônibus no momento.

Os passageiros foram deixando o veículo aos poucos e com a ajuda de moradores o motorista colocou um calço (pedaço de madeira) na roda esquerda traseira, porque a parte de trás do veículo já estava encostada no chão.

“Ele tentou sair de novo algumas vezes, mas a roda da direita estava sobre a calçada, que está cheia de lodo. Com a parte de trás presa no chão, provavelmente ele não conseguiu tração”, disse.

Só depois de algumas tentativas, o motorista decidiu acionar o reboque da empresa para que o veículo fosse retirado da via. Os carros de passeio continuaram passando pelo local, mas apenas em meia pista.

“O motorista disse que quando começou a descer, pisou no freio e o ônibus não parava e estava derrapando na pista escorregadia, ele preferiu jogar para o lado do muro, com medo de não parar e passar reto, caindo na Estrada Mineira, uma altura de aproximadamente 15 metros”, contou.

Segundo os moradores o local sempre deixa os passageiros dos coletivos apreensivos, já que o ônibus precisa parar bem na curva, devido a existência de um ponto no local. “Toda vez que ele arranca, as pessoas ficam com medo dele "morrer" e descer desgovernado”, explicou.


Fonte:Tribuna de Petrópolis

PROFESSORES MUNICIPAIS PROTESTAM NA CÂMARA DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Dezenas de professores da rede municipal estão acompanhando de perto a sessão da Câmara de Campos. Cientes da colocação em pauta de um projeto que prevê uma gratificação de 10%, os professores reivindicam um reajuste maior e apresentam uma extensa pauta de reivindicações.

Com cartazes, roupas pretas e nariz de palhaço, as professoras querem mostrar que o gigante continua acordado.

Um dos cartazes faz uma pergunta a vereadora Auxiliadora Freitas (PHS): “Auxiliadora: você defende o povo ou o governo?”

Olhando na direção das manifestantes, Auxiliadora respondeu: “Estou ao lado dos dois”. Sem perder tempo, a professora rebateu: “Neste debate a senhora precisa escolher um lado”.

Outros cartazes dizem: “Troco 10% de regência por 10% do teto dos vereadores”.

“10% nós deixamos para os garçons”.

“Cansei de migalhas, quero 100% de aumento no meu piso”.

“Rosinha, me chama de Cepop e investe em mim”.

Visivelmente irritadas, muitas professoras avisam: “não vamos aceitar migalhas”.

Atualização às 18h16 (24/09) – Neste momento a sessão foi interrompida para que as comissões analisem os projetos. Vendo que os professores protestavam contra a interrupção, o presidente da Câmara, Edson Batista, disparou: “Se não conhecem o regimento, paciência”.

Atualização às 18h50 (24/09) – Neste momento vereadores debatem sobre a gratificação dos professores. Para o vereador Rafael Diniz (PPS), a Câmara deveria ter ouvido os professores. “Como podemos mudar a dura realidade da Educação sem ouvir os professores?”, indagou Diniz.

O vereador Marcão (PT), filho de professora da rede municipal, fez um desafio. “A maior parte dos salários dos professores é paga com recursos federais. O aumento de 100% é possível e desafio os gestores a debater comigo cada centavo do Fundeb”, disparou Marcão.

A vereadora Auxiliadora Freitas tentou usar a tribuna para defender o governo e os professores. Ela afirmou que sempre lutou pela classe. Porém, os educadores vaiaram a vereadora e deixaram o plenário gritando. “É ou não é piada de salão, tem dinheiro pro Cepop e não tem para a Educação”.

Dando prosseguimento aos debates, a vereadora Auxiliadora criticou Marcão. “Ele fala em 100% de aumento. Isso não tem cabimento. Ele poderia ter dado sugestões nos debates da comissão de educação. Mas ele não aparecia nas reuniões”, disse Auxiliadora.

Segundo Marcão, Auxiliadora jogou para a galera e estava desesperada. “Ela sabe que sou funcionário público federal e as reuniões foram marcadas no momento do meu trabalho”, justificou Marcão.

Aprovado — Com os votos contrários da bancada de oposição, foi aprovada a criação da gratificação por regência de classe para os professores da rede pública municipal. De acordo com os oposicionistas, faltou diálogo do governo municipal com os professores.


Fonte: Blog do Bastos

7ª PRIMAVERA DOS MUSEUS: PALESTRAS, EXPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES CULTURAIS

(Fotos: Ralph Braz)

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está promovendo a 7ª Primavera dos Museus e os municípios de Campos e São João da Barra fazem parte do projeto realizando durante esta semana uma série de atividades. Os destaques em Campos são a exposição do fotógrafo Antonio Cruz sobre as comunidades quilombolas do município e a palestra ministrada pela historiadora Lana Lage sobre o mesmo tema.


O Museu Histórico de Campos participa do projeto com uma programação especial dentro da temática proposta “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa hoje e termina na quinta-feira.

(Foto: Antonio Cruz)

Na quarta-feira(24/09), a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, com imagens do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.


Amanhã, às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região. Já na quinta-feira, a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista Wilson Batista, considerado por Paulinho da Viola o maior sambista de todos os tempos. De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus.

— É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé — explicou.


Fonte: Secom